Pesquisar no blog

quinta-feira, 17 de maio de 2018

SONO DA BELEZA

Dormir pra quê? Se a gente pode ficar acordado a madrugada inteira, criando paranoias em torno de algo que nunca vai acontecer. Pais de adolescente só dormem depois de eles chegarem (a gente até cochila, mas dormir de fato...). Pais de pequenos acordam cedo, mesmo em feriados e fins de semana, porque, depois que eles acordam, alguém consegue continuar dormindo? Pois bem, na natureza não é assim.....



Alguns animais, obviamente, dormem mais que outro. No geral, herbívoros dormem menos que carnívoros porque precisam passar mais tempo mastigando para tirar energia de sua comida. Na verdade, poderia nem sequer estar dormindo e sim em um estado conhecido como extremo torpor – um tipo de hibernação. O torpor difere do sono de forma fundamental. É um tipo de dormência: o metabolismo e a temperatura corporal baixam substancialmente, bem como a atividade cerebral. Tudo para conservar energia.


Coala 
O mamífero australiano é um dos mais dorminhocos do mundo. Enquanto não está comendo, é bastante comum que o resto do tempo seja ocupado apenas pelas enormes sonecas, que chegam a durar 22 horas. Ele vive abraçado aos pés de eucalipto e é um dos símbolos da Austrália. Mesmo com tanta beleza, a espécie está ameaçada de extinção. 

Bicho-Preguiça 
O nome já diz praticamente tudo. Este animal, da ordem Pilosa, é bastante comum nas áreas de Mata Atlântica. Ele passa quase toda a vida nas copas das árvores e seus movimentos são extremamente lentos. As folhas de árvores como embaúba, ingazeira, figueira e taranga são seus alimentos preferidos. Além disso, um dos hobbies das preguiças é dormir, já que elas passam em torno de 15 horas do dia cochilando agarradas a um galho. 

Panda Gigante 
O panda gigante é o animal mais famoso da China e um dos mais queridos do mundo. Ainda assim, a espécie corre riscos de extinção. Quanto à preguiça dos pandas, após comer de nove a 14 quilos de bambu por dia, a vontade de gastar o resto do tempo apenas dormindo é totalmente compreensível. A estimativa é de que este animal gaste metade do dia para comer e a outra metade para dormir. 

Tatu

Aparecem nas listas de animais “dorminhocos” como capazes de dormir 18 horas por dia em suas tocas subterrâneas. Mas não há evidência de que eles passem esse tempo todo em sono profundo. “Na verdade, desconfia-se que  se alimentem enquanto dormem, já que geralmente suas tocas ficam próximas a cupinzeiros.

Macaco-Coruja ou Macaco-da-Noite
Este é o único macaco do mundo de hábitos noturnos. Assim sendo, passam a maior parte do dia dormindo, para saírem durante a noite. As sonecas duram até 17 horas por dia. Eles são comuns na Floresta amazônica e chegam a viver 20 anos. Outra curiosidade sobre esses primatas é a monogamia. Alguns casais de macaco-coruja têm apenas um parceiro durante toda a vida, caracterizando-os por um alto nível de fidelidade. 

Gato
Você já calculou o tempo que o seu gatinho de estimação gasta dormindo? Esta é a principal forma desses felinos guardarem energia. Assim sendo, é comum que durmam de 12 a 16 horas por dia, principalmente para estarem acordados o suficiente para os passeios noturnos. Conforme eles vão envelhecendo, as horas de sono também aumentam, chegando a ocupar 20 das 24 horas do dia. 
Leão
Pois é, o rei da floresta deixa o trabalho duro para as fêmeas. Enquanto elas saem à caça, os machos passam de 14 a 16 horas do dia dormindo, apenas esperando que elas cheguem com o alimento fresquinho. Este é o verdadeiro come e dorme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...