Pesquisar no blog

quinta-feira, 3 de maio de 2018

O SAPO

Não é todo mundo que é fã de sapos ou sente curiosidade por esses animais. Mas isso não significa que eles não possam ser interessantes! Os sapos são importantes para o equilíbrio na natureza. Um sapo adulto come uma quantidade equivalente a três xícaras cheias de insetos por dia. Assim, ajudam a controlar a população de moscas e mosquitos.


A ordem dos Anuros abrange mais 5000 espécies de sapos, rãs e pererecas. Os sapos pertencem à família Bufonidae, com cerca de 454 espécies. No Brasil, grande parte das espécies é encontrada na Mata Atlântica e na Amazônia.  A vida dos sapos é intimamente relacionada com a água. A água é fundamental para sua reprodução e a umidade garante a respiração cutânea.
Apesar muitas pessoas terem nojo desses animais, eles não apresentam perigo algum e são de grande importância para manutenção do equilíbrio ecológico. Participam ativamente de algumas cadeias alimentares e podem, inclusive, servir como bioindicadores tanto de locais com acentuada poluição, quanto de locais que ainda apresentam mata virgem.


O menor do mundo
Também é o menor vertebrado do reino animal. O Paedophryne amauensis mede apenas 7,7 milímetros – não chega nem a um centímetro! Para você ter uma ideia do quanto ele é pequeno, coloque uma moeda na palma da mão e imagine que o bicho é ainda menor. Ele foi descoberto em 2009, em Papua-Guiné (Oceania). 

O maior  do mundo
Sabia que o maior sapo do mundo é do tamanho de um gato doméstico? Na verdade o maior anuro do mundo não é um sapo mas sim uma rã. Nativo da África, os Conraua goliath (rã-golias ) podem passar facilmente dos 3 quilos de peso e medir cerca de 40 centímetros de comprimento (sem contar as patas) — o que significa que esses anfíbios têm o tamanho aproximado de um gato doméstico. E não pense que, por serem imensos, esses sapos não são capazes de surpreender com seus saltos: embora se cansem com facilidade, os gigantões conseguem alcançar distâncias de mais ou menos 3 metros a cada pulo!

Anfíbios avantajados Espécie encontrada no Brasil chega a ter 25 centímetros de comprimento

SAPO-CURURU (Bufo marinus) - 
Tamanho – Até 25 centímetros
Região de origem – Da Amazônia ao México
Curiosidade – Uma de suas principais características é ter verrugas pelo corpo. Introduzido na Austrália, tornou-se uma praga por lá, onde não tem inimigos naturais

RÃ-TOURO (Rana catesbeiana)
Tamanho – Cerca de 20 centímetros
Região de origem – América do Norte
Curiosidade – Seu vigoroso coaxar lembra o mugido de um touro. Por sua carne nutritiva e saborosa, é a principal rã comestível do mundo. Quando falta comida, a espécie apela para o canibalismo


RÃ-PIMENTA (Leptodactylus labyrinthicus)
Tamanho – Cerca de 20 centímetros
Região de origem – América do Sul
Curiosidade – A maior rã do Brasil se alimenta de outros anfíbios, de pequenos pássaros e até de serpentes. Ela passa o dia escondida em locais abrigados e sai para caçar à noite


curiosidades sobre os anuros
  • Têm duas glândulas de veneno na pele, uma atrás de cada olho, que só são ativadas quando apertadas. 
  • Para coaxar, inflam e esvaziam a boca, formando um papo. No vaivém entre o papo e os pulmões, o ar faz as cordas vocais vibrarem. Em geral, o coaxar é o chamado dos machos na época do acasalamento.
  • São controladores naturais de muitas pragas, já que podem comer até 100 insetos por dia.
  •  O sapo cururu é um dos maiores do mundo. Ele vive na Amazônia, local com a maior diversidade de sapos do planeta. Pode pesar até 1 quilo e medir 30 centímetros.
  • O sapo-parteiro macho, depois de fecundar a fêmea, carrega cerca de 50 ovos cuidadosamente colocados em suas patas traseiras por até um mês. Quando os girinos estão prontos para nascer, ele os deposita na água.
  • Os sapos são capazes de capturar alimentos com a língua e não conseguem ficar com os olhos abertos quando vão engolir, porque o processo acaba forçando suas pálpebras para baixo.
  •  Os sapos têm a capacidade de inchar tanto que, quando são capturados por outro animal, eles podem usar esse recurso para matar seu predador por asfixia. 
  • Dos ovos dos sapos nascem girinos, que têm características tanto de sapo quanto de peixe. Eles vivem na água e sofrem diversas metamorfoses até, finalmente se tornarem sapos.
  • Os sapos têm sangue frio. Isso significa que a temperatura de seu corpo é controlada pela temperatura ambiente - seja da água ou do ar. Quando o corpo fica muito frio, os sapos arrumam um lugar ao sol para se esquentarem..
  • Estão espalhadas por quase todo mundo, exceto na Antártida e Islândia.
  • Alguns sapos passam toda a sua vida sobre as árvores e nunca descem. Eles poem os seus ovos sobre galhos de árvores ou em folhas.
  •  Alguns sapos poem até 25000 ovos enquanto alguns não chegam a quatro ovos por "criação".
  • O Brasil tem o maior número de espécies de sapos! São cerca de 500, 10% do total do mundo, só na Mata atlântica, estão aproximadamente 160.
  • Alguns sapos podem saltar a uma altura de até 20 vezes seu próprio tamanho
  • As rãs geralmente são pequenas, mais magras e têm membranas entre os dedos para facilitar o deslocamento na água, pois passam mais tempo na beira de lagos e rios.
  • Os machos de sapos e rãs cantam para atrair seu parceiro. O som que produzem varia de acordo com a espécie.
  • A maioria dos sapos sai de seus esconderijos à noite, quando a temperatura é mais baixa e eles correm menos risco de ficarem desidratados.
  • Mesmo virando animais terrestres, sapos não ficam longe da água. É que eles respiram também pela pele e para isso precisam mantê-las sempre úmida. Se ela ficar seca, podem morrer sufocados.

2 comentários:

  1. Não gosto de sapo mas curto uma perereca e um rã frita

    ResponderExcluir
  2. Umas coxinhas de rã com cerveja gelada é tudo de bom ��

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...