Pesquisar no blog

terça-feira, 6 de março de 2018

O MISTÉRIO SOBRE Mr. BLOBBY

O peixe-bolha conhecido em inglês por “blobfish”, é um peixe de águas profundas, que habita as planícies abissais da costa australiana e da Tasmânia, bem como da neo-zelandesa. Vencedor do concurso de animal mais feio do mundo, o 'Senhor Bolha' não é tão feio assim: em seu habitat natural, ele é semelhante a um peixe qualquer.

No ano de 2003, uma equipe com 20 cientistas passou quatro semanas entre a superfície e as profundezas do oceano em busca das espécies de peixes e invertebrados que habitam o Mar da Tasmânia, a 2 mil metros de profundidade. O resultado foi a descoberta de um grande número de novas espécies. Mas ninguém sabia que era só o começo de uma história de polêmica, protagonizado pelo mundialmente famosos Mr. Blobby (ou Senhor Bolha em sua versão em português). 


Em 2013, uma competição internacional promovida pela Ugly Animal Preservation Society’s (Sociedade Internacional para a Preservação do Animal Feio) contou com participantes horrorosos de todos os cantos do mundo, mas não deu outra. O peixe-bolha ganhou de lavada. Sua aparência ranzinza que parece a mistura de uma Bolha Assassina com o Jabba de Star Wars (ou o Lama de Os Trapalhões na Terra dos Monstros, para quem prefere referências nacionais). Foi uma vitória de lavada. 


Seu reinado durou anos, mas somente em 2107 a realidade veio à tona, e ela não é tão feia quanto parece. Mr. Blobby é um peixe da espécie Psychrolutes marcidus, que vive na escuridão do fundo do mar, de 600 a 1,2 mil metros abaixo da superfície. Ele nunca sobe às zonas claras, a menos de 300 metros de profundidade. Para suportar a pressão da água nessa profundidade, a espécie possui ossos flexíveis e carne molenga como gelatina. 
Com isso, a fama, que o levou a ser considerado o animal mais feio do mundo e o manteve disponível para visitação no Museu Australiano, não deveria existir. Sua aparência foi prejudicada, pois, aos ser trazido para superfície, a baixa pressão atmosférica fez seu corpo inchar e, depois, esparramar como gelatina. Em seu habitat natural, na profundeza do oceano, ele parece mais um peixe qualquer, como mostra o desenho abaixo.


Devido ao fato que o seu corpo possui uma baixa densidade, a forma do peixe-bolha fora de água é muito diferente daquela que apresenta nas águas profundas. O peixe-bolha está então adaptado para viver a elevadas pressões, não tendo uma fisiologia normal à maior parte dos peixes, como tal apenas possui forma de peixe no seu habitat natural.
Habita águas entre os 600 e os 1 200 m de profundidade. Aqui a pressão é muitas vezes superior aquele que se sente a nível da superfície da água, como tal as bexigas natatórias presentes na maior parte dos peixes, seria ineficaz a tais profundidades, não servindo para manter o peixe a boiar. Assim, o peixe-bolha possui uma massa corporal de aparência gelatinosa, como uma densidade um bocado inferior à densidade da água, o que permite ao peixe-bolha conseguir flutuar sem se afundar, e sem necessitar de gastar muita energia a nadar.



Referência
Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...