Pesquisar no blog

domingo, 11 de março de 2018

MACRÓFITAS - PLANTAS AQUÁTICAS

As plantas aquáticas são conhecidas pelos pesquisadores como macrófitas aquáticas (macro = grande, fita = planta). São vegetais que habitam desde brejos até ambientes totalmente submersos. Elas causam um efeito deslumbrante em qualquer lago e isso acontece devido à diversidade e beleza das plantas existentes.

Quem são elas?
  • Palustres, Anfíbia ou semi-aquática - capaz de viver bem tanto em área alagada como fora da água, geralmente modificando a forma da fase aquática para a terrestre quando baixam as águas.
  • Emersas - raizada no fundo, parcialmente submersa e parcialmente fora d’ água. Vivem em regiões rasas, mas com raízes e parte do caule com folhas submersa. Para flutuar em águas doces, elas contam com reservatórios de ar nos tecidos.
  • Flutuante fixa -  enraizada no fundo, com caules e/ou ramos e/ou folhas flutuantes.
  • Flutuante livre - não enraizada no fundo, podendo ser levada pela correnteza, pelo vento ou até por animais.
  • Submersa fixa - enraizada no fundo, caule e folhas submersas, geralmente saindo somente a flor para fora d’ água.
  • Submersa livre -  não enraizada no fundo, totalmente submersa, geralmente só com as flores para fora d’água.
  • Epífita - que se instala sobre outras plantas aquáticas

Importância das Plantas Aquáticas
As plantas aquáticas desempenham um papel extremamente importante no funcionamento dos ecossistemas em que ocorrem, sendo capazes de estabelecer uma forte ligação entre o sistema aquático e o ambiente terrestre que o circunda. 
Entre os importantes papéis desempenhados pelas plantas aquáticas, podemos citar:
- O de atuar como produtores primários, fornecendo a base da cadeia alimentar de ambientes aquáticos, pois são alimentos de peixes e de organismos aquáticos como algumas espécies de aves e mamíferos aquáticos (como as capivaras).
- Atuam como filtradoras, por reterem sedimentos em suspensão de nutrientes, bem como liberadores liberando-os na água, através de sua excreção ou durante sua decomposição. 
- São fornecedoras de abrigo para peixes recém nascidos e pequenos animais. 
- Proporcionam sombra, fundamental para muitas formas de vida sensíveis a muita luz. 
- Fornecem materiais de importância econômica para a sociedade, pois podem ser utilizadas como alimento para o homem e para o gado, fertilizante de solo, fertilizante de tanques de piscicultura ou abrigo para alevinos, matéria - prima para a fabricação de remédios, utensílios domésticos, artesanatos e tijolos para a construção de casas, na industria textil, forrageira, medicinal e despoluidoras, recreação e lazer, pois são cultivadas em lagos artificiais como plantas ornamentais, etc.
- Podem ser utilizadas no controle de erosão hídrica.
- Proporcionam abrigo adequado para o desenvolvimento de microorganismos pois suas raízes servem de local para a deposição de ovos de diversos amimais.
- Por necessitarem de altas concentrações de nutrientes para seu desenvolvimento, as plantas aquáticas são utilizadas com sucesso na recuperação de rios e lagos poluídos, pois suas raízes podem absorver grandes quantidades de substâncias tóxicas, além de formarem uma densa rede capaz de reter as mais finas partículas em suspensão.

AGUAPÉ
Muito usada na decoração, tem folhas grandes e brilhantes – e multiplica-se muito rápido. Quando floresce, é composta de lindas flores azuis arroxeadas. Mede entre 10 e 30 centímetros de altura e é encontrada nas Américas. 

ALFACE D'ÁGUA
A Alface d’água também funciona como uma espécie de filtro natural através de suas raízes, que absorvem as sujeiras que causam mau cheiro na água, e também, através de suas folhas que acumulam sujeiras sobre elas. Flutuante livre, é bioindicadora de poluição. As folhas são usadas como medicinais. É uma planta nativa da América Tropical.Uma das curiosidades da Alface d’água é que ela é uma planta usada nos rituais religiosos da cultura afro no Brasil, sendo utilizada para preparar a chamada “água sagrada”.

JUNCO
Encontrado na África, América do Sul e do Norte, Ásia e Oceania, o junco chega a 1,2 metro de altura! Ele tem folhas afiadas e cilíndricas, em forma de pequenas lanças. É bastante usado como planta ornamental e a raiz, em alguns locais, é considerada medicinal. 

NINFEIA VERMELHA
De origem asiática, às vezes é usada em residências que possuem lagos. Tudo por causa da beleza das flores: elas nascem no verão, são brancas e, ao longo do tempo, costumam ficar cor-de-rosa. A ninfeia-vermelha também pode ser plantada em vasos ou no lodo, em cursos de água lenta, além dos rios de água doce. No inverno, a folhagem e as flores desaparecem. Tem menos de 15 centímetros de altura. 

LÓTUS
Espécie original da Ásia e da Oceania, é considerada mística em algumas culturas – tem associação com a vida eterna e renovação. Atinge até 1,8 metro de altura, prefere viver em cursos lentos de água e a pouca profundidade. No inverno, as flores desaparecem. 

PAPIRO BRASILEIRO
Apesar de ser parecida com a planta aquática papiro – muito usada pelos egípcios antigos para fazer um tipo de papel de mesmo nome -, essa espécie é brasileira. A nossa versão tem hastes longas (com cabeleira de folhas finas nas pontas) e flores amarelas pequenas. É cultivada à beira da água e chega a 3 metros de altura. 

SALVÍNIA
Planta flutuante, é encontrada em diversos locais, como nas Américas, Ásia e Europa. Chega a medir 15 centímetros de altura e é bastante usada em aquários, pois se dá muito bem em fontes pequenas e lagos. Esse vegetal ainda é um despoluidor: para crescer, retirar os nutrientes que ficam no meio aquático, o que elimina a sujeira. 


TABOA OU PAU DE LAGOA
É uma planta emersa que cresce nas margens de lagoas e represas, sendo muito frequente em brejos e pântanos. Ela ocorre em toda a América tropical e sub-tropical. Suas longas folhas, de coloração verde, são utilizadas para a manufatura de esteiras de dormir, cestas e muitos outro utensílios. Apresenta grandes espigas marrons formadas por frutos de fibra lanulosa. Dela se aproveita a paina para enchimento de almofadas, ou secas podem ser usadas para tochas, sendo embebidas em óleo ou gordura. Seu caule, muito rico em amido, após ser moído e tratado produz um polvilho comestível.

VITÓRIA RÉGIA
Planta gigante, nativa da Amazônia, pode alcançar 2,5 metros de diâmetro. A superfície da folha possui uma rede de canais para o escoamento de água, o que ajuda na capacidade de flutuar (até quando chove!). As flores surgem no verão, são grandes e duram apenas 48 horas: no primeiro dia são brancas e no dia seguinte, por causa da polinização, ficam rosadas. Além do Brasil, é encontrada na Bolívia, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. 

Um comentário:

  1. Olá, faço parte de um grupo de extensão que mexe com plantas aquáticas e acabei por encontrar essa sua postagem. Gostei bastante, mas encontrei alguns errinhos e gostaria de poder arrumar se o senhor estiver disposto. Manda uma menssagem para nossas redes sociais @hidrofitoterio.esalq para instagram ou facebook ou no email hidrofitoterio.esalq@usp.br
    Ficariamos felizes em ajudar

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...