Pesquisar no blog

sábado, 10 de fevereiro de 2018

BESOURO TARTARUGA

A Beleza dos Besouros-Tartaruga, que parecem mais uma obra de arte. Há espécies espalhadas pelo mundo todo, principalmente em regiões tropicais, exceto em regiões polares. Eles embelezam o ambiente onde se encontram. Alguns desses besouros para impressionar seus parceiros, brigam, dançam e principalmente mudam de cor, ficando ainda mais bonitas suas visualizações mas, é claro, devido a essa exposição colorida, ficam mais vulneráveis a predadores

Os besouros são de fundamental importância como recicladores da natureza, já que alguns se alimentam de esterco, outros de fungos, de matérias em decomposição, uns são polinizadores, outros são controladores de praga e há os que são considerados pragas, pois em algum momento de seu ciclo de vida acabam com alguns cultivares exóticos de monoculturas extensas que ocupam áreas que eram originalmente florestas equilibradas. Provavelmente essas ‘pragas’ só estejam fazendo seu papel de tentar re-estabelecer o equilíbrio natural do ambiente contra a verdadeira praga introduzida pelo homem. A variedade de famílias, ambientes em que vivem e hábitos são enormes, desde besouros aquáticos aos que vivem em regiões desérticas, polinizadores a devoradores de plantações, minúsculos a grandes, com mais de 20cm, coloridíssimos a monocromáticos, notívagos a diurnos.
Os besouros da subfamília Cassidinae (família Chrysomelidae) são popularmente conhecidos como besouros-tartaruga, devido aos formatos que têm os seus élitros (asas anteriores modificadas de aspecto córneo que conferem rigidez e protegem as asas membranosas posteriores, que são mais frágeis e são utilizadas para o voo). Alguns desses besouros também possuem uma camada de quitina (cutícula) que é transparente, que vai alterar a cor do animal conforme luminosidade e época do ano, devido a válvulas que controlam a umidade abaixo do exoesqueleto. Há espécies espalhadas pelo mundo todo, principalmente em regiões tropicais, exceto em regiões polares.
Eles possuem um interessantíssimo mecanismo de defesa baseado nas estruturas de seus pés e carapaça.Seus pés possuem um complexo conjunto de estruturas microscópicas que permitem que ele se apegue à folha de tal forma que se torna praticamente impossível a um predador fazê-lo soltar, enquanto recolhe suas antenas e mantém sua carapaça rente à folha, tornando inacessível as estruturas moles de seu corpo. Suas características mais marcantes são a carapaça externa que faz com que ele se assemelhe a uma pequena tartaruga e as cores de suas asas, que frequentemente apresenta cores vivas e tons metálicos. 
Além disso, eles podem ainda mudar de cor controlando a umidade abaixo da cobertura através de pequenas válvulas, variando a cor de padrões em cores metálicas reluzentes.
Essa combinação extraordinária dá ao curioso besourinho uma aparência tão singular que eles parecem até terem sido fabricados.




















Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto. Sou uma apaixonada pela natureza. E os besouros são encantadores, principalmente os besouros tartaruga. Mais uma vez, parabéns e obrigada por compartilhar essas informações.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...