Pesquisar no blog

domingo, 4 de fevereiro de 2018

ÁGUA - TIPOS E CLASSIFICAÇÃO

Aparentemente água é água não é mesmo? Mas não é bem assim. Ao contrário do que muita gente pensa, não existe apenas um tipo de água na natureza. Também exitem várias águas artificiais, aquelas produzidas em laboratórios. Sabemos que a água é muito importante para todos nós, e que é necessário tomar uma água de qualidade para manter a boa performance do corpo, mas qual é a melhor para o nosso dia a dia?


Sabe quais são os tipos de água melhores para ingestão? Ou mais apropriados para o banho? Basta pegara uma garrafinha ou abrir a torneira e lá está ela insípida, inodora e incolor. Quando observamos melhor podemos perceber que existe uma variedade enorme de tipos de água. Como a água do mar que é salgada, ou a água do seu filtro que é potável. Estima-se que apenas 2,5% da água do planeta seja de água doce, proveniente de reservas no subsolo, lagos ou congelada nos polos. Entre esses tipos ainda encontramos a água mineral natural que possui propriedades medicinais graças aos sais minerais encontrados na sua composição. Veja classificação os tipos de água.

Os Diversos tipos de água
Água salgada - É a conhecida água do mar. Rica em sais dissolvidos principalmente cloreto de sódio, o nosso “sal de cozinha”. Não é própria para consumo e representa 97,5% de toda água em nosso planeta.
Água doce - Não, não tem açúcar, disso você já sabe, na verdade ela é definida assim por ter pouca quantidade de cloreto de sódio. Encontrada nos riachos, lagos e rios pode possuir baixa quantidade de minerais e algumas impurezas (caso esteja contaminada). Terá sua coloração de acordo com a região, pode ser mais marrom se tiver terra misturada ou mais límpida se tiver menos partículas suspensas. Para ser consumida precisa passar por processo de tratamento específico.
Água salobra -  Está entre a água doce e a água salgada em termos de quantidades de sais. Por isso geralmente é encontrada próxima de áreas onde rios encontram o oceano como regiões de mangue. Por ter essa proximidade pode ter aparência turva. Não pode ser consumida de forma alguma pelo ser humano por possuir quantidades demasiadas de sal. Pode-se perceber que a água salobra não faz espuma em contato com o sabão dada a quantidade de sal.
Água potável - A maior parte da água potável que encontramos hoje em dia é uma água doce que já foi tratada e filtrada para ser destinada ao consumo humano por não apresentar bactérias ou substâncias nocivas para o ser humano. Também pode ser retirada de fontes naturais, desde que seja pura.
Água mineralA água mineral é encontrada em fontes naturais superficiais ou subterrâneas. Em sua grande maioria é própria para o consumo. A água mineral como conhecida popularmente é denominada pela ANVISA como Água Mineral Natural. Deve ser uma água retirada de uma fonte natural com propriedades medicinais. Obrigatoriamente deve conter sais minerais em níveis mínimos estabelecidos por lei e não pode sofrer nenhum processo de filtragem ou que altere sua formação original.
Água destilada - Produzida de forma artificial em laboratórios ou indústrias pelo processo de destilação. O objetivo é se ter uma água em sua fórmula mais com altas concentrações de hidrogênio e oxigênio e excluindo-se os sais e demais substâncias. Muito utilizada para fabricar medicamentos, reagente industrial ou em baterias de automóveis. Na natureza se forma durante o processo de evaporação e chuva.
Água deionizadaTem seus íons removidos por processo laboratorial é usada na indústria farmacêutica, eletrônica, alimentícia, entre outras. Possui substâncias moleculares ainda que se tenha sido retiradas substâncias iônicas.
Água poluída - Não deve ser consumida de forma alguma por ter poluentes misturados em sua composição. Apresenta modificações em suas características físicas e químicas, que alteram, por exemplo, sua cor, odor e sabor. Não deve ser confundida com a água contaminada.
Água purificada -  é aquela tratada por purificadores de água.
Água contaminada Por substâncias e organismo que podem causar doenças para o ser humano. Podem receber esgotos ou dejetos químicos que prejudicam a saúde humana. Também é altamente nociva a outras formas de vida animal e não se é encontrada existência de vida animal elevada nessas áreas.


Tipos de água mineral de acordo com suas propriedades medicinais e terapêuticas.


Cada água mineral tem suas propriedades medicinais específicas, de acordo com os sais que nela predominam. O tipo da água mineral consumida pode atuar mais especificamente em uma deficiência do que em outra. Saber qual o tipo de água a ser consumida de acordo com o seu problema pode lhe trazer benefícios mais pontuais e atuar melhor no seu organismo contra tal deficiência. Veja bem que ainda existem tipos de águas que apesar de terem ações positivas como a cicatrização de feridas não são próprias para ingestão, para se beber e devem ser utilizadas de forma externa.

Ácida - Uma água é considerada ácida quando tem seu ph abaixo de 7. Acima disso ela é considerada alcalina. Uma água muito ácida não deve ser ingerida. A água muito ácida é utilizada de forma externa. Ela faz muito bem para a pele por normalizar o pH e contribuir na limpeza de pequenos ferimentos e cicatrizações. Pode ser usada também na substituição de alguns produtos de limpeza por ser altamente solvente.
AlcalinaA alcalinidade é apresentada na água com valor do ph maior do que 7, dita como ionizada. A ela é atribuída a capacidade de diminui a acidez estomacal em virtude de apresentar bicarbonato de sódio (NaHCO3). Já a endocrinologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Tarrissa Petry, endossa que o bicarbonato de sódio em excesso pode elevar a pressão arterial.
Bicarbonatadapara doenças estomacais: gastrites e úlceras gastroduodenais, hepatite, diabetes e doenças cardiovasculares.
Alcalina Terrosa - para acidez estomacal e hidratante para a pele.
Alcalina Terrosa Cálcica -  Por ter uma quantidade significativa de cálcio é atribuída para consolidação de fraturas, reumatismo e colite. Reduz a sensibilidade em casos de asma. Pode ainda amenizar os sintomas de eczemas, dermatoses, bronquites e ter ação diurética.
Carbogasosa ou Acídula possui 0,200 ml/l de gás carbônico (CO2) livre dissolvido; É também chamada de água gasosa ou água gaseificada. Apresenta um sabor ácido, pois seu pH é menor do que 7 devido a formação de ácido carbônico (H2CO3), produto da reação entre o gás carbônico e a água. Se o teor de gás for baixo para os padrões comerciais, ele é reforçado artificialmente. Por suas propriedades digestivas, é indicada para acompanhar refeições. Facilita o trânsito intestinal e estimula o apetite. Rica em sais minerais, funciona como isotônico para praticantes de atividade esportiva. Combate a hipertensão arterial, cálculos renais e biliares.
Carbônicahidrante e moderadora de apetite.
Ferruginosa- Apresenta maior concentração de íons de ferro. Nota-se que uma água altamente ferruginosa não é indicada para consumo. Os níveis de ferro devem estar dentro dos limites estabelecidos. A água tem no mínimo, 0,500 g/l de ferro para ser considerada ferruginosa. É indicada para tratamento de anemias, parasitoses, alergias e acne. Também pode abrir o apetite.
Magnesiana - controla problemas do intestino e do fígado. Trata enterocolite crônica, insuficiência hepática e fermentação intestinal. Apresenta uma elevada taxa de íons magnésio. É recomendada para auxiliar o funcionamento do estômago e do intestino.
Radioativa diurética, facilita a digestão e ajuda a dissolver cálculos renais e biliares. Atua como relaxante leve. Auxilia a eliminação de ácido úrico e a filtragem de gordura no sangue. Diminui a pressão sanguínea. É estimulante sexual.
Sulfatadaé anti-inflamatória e antitóxica. Contém, no mínimo, 0,100 g/l de sulfato de sódio, potássio ou magnésio em sua composição.
Sulfatada sódicaé eficaz contra a prisão de ventre, colite e problemas hepáticos.
Sulfurosa - trata reumatismo, artrites, doenças de pele e inflamações. É um tipo incomum de água mineral que contém substâncias à base de enxofre.
TermalNa realidade toda água mineral é uma água termal. Mas normalmente se associa a água de fontes termais, nas quais a água sai da fonte mineral em uma temperatura superior ao ambiente em que se encontra. Apresenta sais iônicos dissolvidos. Possui fins terapêuticos no tratamento de algumas enfermidades, destacando-se cutâneas.


Conheça as diferenças entre Água Mineral Natural, Água Natural e Água Adicionada de Sais Minerais


As águas engarrafas podem ter diversas origens e processos de industrialização. Nem sempre essa água contém os sais minerais necessários para ser considerada “Água Mineral” de verdade. Muitas pessoas consideram toda a água engarrafada como sendo de água mineral, mas na realidade as águas engarrafadas são muito diferentes em termos de origem, composição e tratamento.

Água Mineral Natural - É a água obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. É caracterizada pelo conteúdo definido e constante de determinados sais minerais, oligoelementos e outros constituintes considerando as flutuações naturais. “ Ou seja, é uma água extraída diretamente da fonte (subterrânea ou de superfície) que naturalmente possui sais minerais presentes em sua composição. Para se considerada uma água mineral natural os sais minerais não podem ser adicionados artificialmente. Precisa passar por uma série de testes realizados pela ANVISA e outros órgãos de fiscalização que comprovem a quantidade mínima de sais minerais contidos na água, bem como limites máximos para substâncias que podem ser nocivas ao ser humano como Cianeto, Chumbo, Arsênio etc… Para ser aprovada para envase no Brasil, é obrigatório que a água mineral natural extraída de uma fonte passe por um período de testes mínimo de 2 anos. Esse período de testes e observação garante que a composição da água não contenha substâncias nocivas acima dos limites estabelecidos pela ANVISA e que realmente contenha quantidade mínimas dos benéficos sais minerais encontrados na fonte para que possa realmente ser classificada com Água Mineral Natural. Ou a verdadeira Água Mineral como conhecemos.
Água NaturalÉ a água obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. É caracterizada pelo conteúdo definido e constante de determinados sais minerais, oligoelementos e outros constituintes, em níveis inferiores aos mínimos estabelecidos para água mineral natural. O conteúdo dos constituintes pode ter flutuações naturais. “ A Água Natural obedece as mesmas exigências de fiscalização de qualidade por ser uma água extraída diretamente de fonte encontrada na natureza. Não pode ser uma água filtrada nem passar por processos de adição de substâncias artificiais para ser considerada natural. Mas é uma água que não pode ser classificada como Água Mineral por não conter sais minerais nos níveis mínimos estabelecidos em sua composição.
Água Adicionada de Sais - É a água para consumo humano preparada e envasada, contendo um ou mais dos compostos previstos no item 5.3.2 deste Regulamento da ANVISA. Não deve conter açúcares, adoçantes, aromas ou outros ingredientes.” É uma água que não precisa ser de uma fonte natural. A água deve passar por processos industriais de filtragem e purificação para depois ser adicionado artificialmente uma quantidade mínima de pelo menos um dos sais minerais estabelecidos na regulamentação.

Por tanto as diferenças principais entre Água Mineral Natural, Água Natural e Água Adicionada de Sais Minerais estão na composição da água, na fonte e no processo de envasamento. Enquanto uma água adicionada de sais minerais pode ser coletada de diversas maneiras, ser filtrada e ter sais minerais adicionados artificialmente a Água Mineral Natural precisa ser envasada diretamente na fonte, conter sais minerais diretamente em sua composição e passar processo de regulação rigorosa de dois anos para ser classificada como água mineral natural.
A água no próprio filtro de barro pode se tornar adicionada de sais minerais. Ou a água que sai da torneira pode ter sido acrescida de ferro dado a passagem pelos canos de metais. Uma água adicionada de sais minerais é uma água que foi filtrada e teve algum componente nela acrescido. Diferentemente de uma água mineral natural que teve seus sais minerais sendo adicionados por milhares de anos em aquíferos.


Quanto a pergunta inicial: Qual é a melhor água para o nosso dia a dia?

Ela deve ser o mais próximo possível do pH neutro, que é o 7, deve ser potável, e ter pouco sódio.

Água  Estraga?
Não e sim. Debaixo da terra ou em rios, lagos e cachoeiras, sem interferência de agentes externos, ela dura para sempre. A validade começa a expirar quando ela é retirada do ambiente natural. Dentro de uma garrafa em lugar quente e que receba a luz do sol, o líquido pode estragar. É que os micro-organismos da água proliferam nesse ambiente favorável, contaminando a água e até dando uma aparência ruim ao recipiente, criando limo nas paredes da garrafa.


Referências Bibliográficas
http://aguamineralhydrate.com.br/classificacao-tipos-de-agua/
http://www.procon.sp.gov.br/texto.asp?id=1472
http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...