Pesquisar no blog

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

PORQUE PÁSSAROS NÃO TOMAM CHOQUE EM FIOS ELÉTRICOS?



Provavelmente, você já observou pássaros sobre fios elétricos e se perguntou: por que eles não são eletrocutados?  O choque elétrico acontece quando uma corrente elétrica passa através do corpo de um ser humano ou animal, gerando desde pequenos formigamentos até a morte, dependendo de sua intensidade.


Ao tocar em dois pontos de um mesmo fio condutor, não há diferença de potencial entre as patas do pássaro, por isso, ele não é eletrocutado. Caso esse animal encoste em outro objeto próximo, como outro fio, pássaro ou no poste, o resultado será o surgimento de uma descarga elétrica, que certamente o matará. Se pensarmos em uma pessoa no lugar do pássaro, segurando em dois pontos do mesmo fio sem tocar em nenhum outro objeto, o resultado seria o mesmo, ou seja, não haveria choque. Caso o indivíduo encoste em outro fio ou toque o solo, por exemplo, há o fluxo de cargas elétricas, pois, nesse caso, existe diferença de potencial que provoca o movimento ordenado dos elétrons


Para que o pássaro tome um choque, é necessário que a corrente elétrica circule pelo seu corpo. É assim que funcionam os aparelhos elétricos. Deve haver um ponto de entrada (mão, por exemplo) e outro de saída (pés) para que uma pessoa ou um pássaro se transformem em condutores de energia (por onde ela passa), levando um choque. Assim, se uma pessoa ou um pássaro encostar apenas um membro no fio, sem encostar-se a outro lugar, o circuito não fecha. As cargas elétricas não terão para onde ir e não haverá corrente, o choque, pela pessoa ou pelo pássaro.

Mas os passarinhos encostam as duas patas nos fios. Por que não há choque? Os passarinhos que pousam nos fios elétricos não levam choque porque as patas funcionam apenas como entrada para a eletricidade; não há saída. Ou melhor, a entrada e saída estão no mesmo lugar. A distância entre as patas dos pássaros é bem curta, não é suficiente para gerar um potencial elétrico (DDP) entre dois pontos. As cargas elétricas que entrariam por uma das patas voltariam praticamente para o mesmo lugar pela outra pata. Por isso não há circulação de corrente, choque, pelo passarinho. Mesmo se uma pessoa, por descuido ou curiosidade, pegar um fio com as duas mãos, nada acontecerá também; desde que ela esteja como pássaro, sem encostar em nada além daquele fio. 


Agora se você pegar em um fio destes e der diferença de potencial (DDP) a ele (encostar-se a algo - outro fio, poste...ou outro ponto distante do fio), o choque acontecerá. Você, neste caso, ou o pássaro, funcionará como um fio condutor. A corrente elétrica circulará em você por um lado e sairá por outro. Choque é quando há cargas elétricas circulando em nosso corpo!


Quando vemos um pássaro morto no fio por causa de um choque é porque ele certamente encostou-se a dois fios abrindo as asas ou com o bico.

Um comentário:

  1. Muito bom!!! Tenho uma pergunta… se um homem fechar o circuito como na segunda imagem, mas só houvesse um pássaro e este pássaro não tocasse em outra coisa a não ser no fio em que está pousado, que é o mesmo que o homem toca, o pássaro seria eletrocutado?

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...