Pesquisar no blog

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

VAMOS PASSEAR NO BOSQUE ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM

Chegou fim de semana todos querem diversão, que tal ir passear no mato. Nada de celular, vídeo game, computador e televisão. Somente, correr ou andar pra lá e pra cá, subir e descer colinas, escarpas, árvores. Embrenhar no mato sentir todos os cheiros cores e quem sabe sabores.

Andar, andar e andar. Na volta, só vale levar para casa fotografias, lembranças e muito suor, nada de pegar plantas ou animais. Sair com a família, amigos, curtir um pouco da natureza sem querer nada em troca. Somente o prazer de respirar um ar puro, a delicia de saborear algumas frutas encontradas pelo caminho, o prazer de desvendar, ver e sentir como é diferente e interessante sair por ai, no meio do mato.
A cada passo que damos as preocupações vão desaparecendo, cada subida é uma vitória, cada gota de suor é o êxtase do passeio. Caso apareça uma cachoeira, que delícia! Vamos banhar nas águas límpidas e gélidas. Refrescar o corpo e alma. Não esqueça de levar um lanche e materiais de primeiros socorros. Mas nada de deixar marcas por onde passar. Por isto tem de levar todo o lixo consigo nada de jogar na mata porque ninguém esta vendo.
Ouvir o cantos dos pássaros, o som do vento, o balançar das árvores, correr atras de borboletas, o som da água corrente batendo nas rochas. São tantos prazeres que fica difícil listar todos.  Se não quiser andar muito, tudo bem. É só abrir um pano no chão, deitar sob a sombra das árvores e sentir na alma, a floresta e seus mistérios.
Ensine sua criança a ser pesquisador. Que tal tirar fotos para catalogar o que foi encontrado pelo caminho. Levar uma caderneta e lápis, ir anotando onde encontrou determinada espécie e suas características. Faça desenhos, croquis, descreve o solo, o animalzinho e a flora adjacente. Quando voltar para casa vão juntos consultar bibliografias, procurar desvendar aquilo que mais chamou atenção no passeio. Vai descobrir que cada pedra, cada plantinha, cada inseto, cada animal, está ali por um motivo. O passeio vai ser prazeroso, divertido e educativo. Crianças gostam de desafios.
Não esqueça que para andar no mato a gente tem que aprender a andar de novo. Usar todos nossos sentidos, audição, tato, visão, paladar e olfato. Podemos até mesmo usar o sexto sentido; a intuição. Todos esses sentidos são fundamentais para nossa sobrevivência e há algum tempo está esquecido.
Por tudo isto e muito mais, vamos passear no bosque enquanto seu lobo não vem. Tomar banho de floresta. Com certeza amanhã será um novo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...