Pesquisar no blog

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

MESTRES CONSTRUTORES

Os ninhos das aves são, na natureza, um espetáculo à parte. A maneira como eles conseguem criar coisas muito interessantes com materiais simples - barro, gravetos, folhas e tudo mais que encontrar por perto - é estupendo. Existem verdadeiros mestres construtores que constroem casas perfeitamente adaptadas ao seu estilo de vida e suas necessidades de sobrevivência. É incrível a dedicação para a coleta dos matérias de maneira eficiente.


PÁSSARO TECELÃO 
O ninho é o motivo pelo qual ele ganhou este nome, já que é uma bolsa suspensa, com cerca de 50 cm de comprimento. Esta longa bolsa é suspensa a partir do final de um ramo isolado, muitas vezes sobre a água, córrego ou lagoa. O ninho é feito com fibras finas, por vezes misturadas com crina de cavalo, e é todo “tecido” pelo pássaro. Geralmente o ninho fica colocado a pelo menos de cinco metros de altura.

PÁSSARO PAVILHÃO
O macho adora fazer grandes e deslumbrantes caramanchões enfeitados usando enfeites como moedas, pregos, sementes, folhas, cascas, flores e insetos vivos. Ele é um ótimo arquiteto e design do mundo animal, que reserva suas habilidades românticas para impressionar as fêmeas.

ANDORINHAS
Os ninhos são normalmente feitos com lama, restos vegetais e saliva e, são encontrados em barrancos, árvores e vistos com frequência em estruturas edificadas pelo homem como estábulos, barracões, garagens, pontes, túneis, açudes, barragens, entre outros. A andorinha vai transportando estes materiais no bico, até sentir que o seu ninho está perfeito e suficientemente resistente, para acolher seus filhotes. Tanto o macho como a fêmea se ocupam com a construção do ninho que é usado durante anos seguidos. As andorinhas possuem um sentido de orientação tão aguçado que depois de voar centenas de quilômetros em migrações, conseguem voltar exatamente ao mesmo ninho. O mais interessante é que os seus ninhos podem ser comestíveis! Na China, por exemplo, é comum os chineses fazerem sopa de ninho de andorinha.

JAPU
Faz ninhos grandes e compridos em forma de bolsa, localizados em colônias, em árvores isoladas na borda de florestas ou clareiras. Geralmente seus ninhos localizam-se próximos aos de outras espécies de japus, porém não na mesma árvore. Cada colônia tem um macho dominante, cercado por subordinados que o ajudam a defender o território.

JOÃO DE BARRO
O arquiteto sustentável. Acaba a temporada de chuvas e o pássaro se prepara para construir seu ninho: a água molhou a terra criando material para começar o seu trabalho. Barro, palha, raízes e outros galhos são unidos até formar uma massa argilosa que é esculpida gerando uma espécie de forno espesso. A estrutura construída - em poucas semanas - é tão sólida depois de secar e endurecer que pode suportar climas adversos e permanecer em um bom estado durante anos, transformando-se em sua casa por várias estações. A estrutura pequena, firme e duradoura, que utiliza os materiais que estão a sua disposição cumprindo sua função com perfeição inclusive permitindo que seja usada posteriormente por outros animais.

TECELÃO-SOCIAL
Nativos da áfrica, tecem enormes ninhos feitos de pedaços de madeira e capim, que são capazes de abrigar centenas de pássaros. As câmaras internas mais profundas mantêm uma temperatura mais elevada durante a noite, criando um ambiente mais quente para as aves.

BEIJA FLOR



São bastante característicos e de formas diversas. Utilizam para sua construção vários materiais, que são fixado por uma secreção produzida pela fêmea, também por fios de teia de aranhas e recoberto por líquens. O ninho pode estar fixado sobre um ramo em um nível plano ou inclinado, como pode estar entre uma forquilha. O ninho é classificado baseado no formato, material empregado e fixação no suporte.

TUIUIÚ
Os ninhos do tuiuiú são as maiores estruturas construídas por aves no Pantanal. Podem chegar a 3m de diâmetro e pertencer a grupos de até seis pássaros, às vezes juntos a garças e outras aves. Ficam localizados nas árvores mais altas e são reutilizados e reformados a cada ano, com acréscimo de material. O ninho fica tão sólido ao final do período reprodutivo, devido ao pisoteio, que é capaz de sustentar uma pessoa adulta sobre ele. Feitos de galhos mais grossos na parte externa, e forrados no interior com capins e plantas aquáticas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...