Pesquisar no blog

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

FILTRO DE BARRO

Mãos que dão forma ao barro, com técnica e delicadeza. E nasce mais uma criação genuinamente brasileira: o filtro de barro. A invenção do filtro mudou completamente nossa maneira de beber água. O simples filtro de barro leva vantagem quando o quesito é purificação de água e preço.


Os tradicionais filtros de barro perderam muito espaço nas casas brasileiras. As residências aos poucos foram optando pelos modelos de plástico, torneira de cozinha com filtros, purificadores. Outra escolha comum é comprar água mineral. No entanto, essa troca pode não ser a melhor opção, uma vez que uma pesquisa norte-americana mostrou a eficiência considerável dos filtros de barro. De acordo com o estudo, os filtros com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficazes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose, um parasita causador de doenças. A partir desses dados, acredita-se que o sistema básico de filtragem de água, sendo o mais utilizado pelos brasileiros antigamente, é um dos mais eficientes do mundo. As conclusões, baseadas nas pesquisas, foram publicadas no livro The Drinks Water Book, de Colin Ingram.
A superioridade dos filtros de barro ocorre devido ao sistema em que a água passa lentamente pelo filtro e goteja num reservatório inferior. Como o processo é mais demorado e a pressão exercida pelo fluxo de água é maior, o filtro consegue reter os micro-organismos e sedimentos. Há estudos que mostram que esse tipo de filtro consegue reter até 99% das partículas. 


Filtro de barro, invenção brasileira, é um dos melhores do mundo.

Invenção do filtro de barro mudou completamente a maneira do brasileiro de beber água. No país, a água nem sempre era de boa qualidade. Vinha de poços, rios ou era canalizada de maneira rudimentar até chegar a fontes e chafarizes construídos pelos governos.
Com a criação do filtro, a água chegou enfim dentro das casas. Agora limpa e sem contaminação. Um dos primeiros produtos criados pela indústria nacional. A questão da água era uma questão de saúde pública. Mas, afinal, quem teria criado o primeiro filtro? Este nome, a história não guardou. 
Entre os imigrantes que viviam e trabalhavam em São Paulo, um dia alguém percebeu que as jazidas de argila do interior do estado podiam fornecer material para fazer bons potes de cerâmica. E se podiam fazer bons potes, podiam fazer filtros. Deu certo e foi sucesso imediato. Era água pura, fresquinha e gostosa. Com o passar do tempo, o filtro foi sendo aperfeiçoado. No início, a vela era um disco de cerâmica porosa, colado com breu e cera. Passaram-se décadas até que chegasse ao que é hoje: por fora, uma camada de cerâmica porosa. Por dentro, uma porção de carvão na parte interna e uma camada de prata coloidal, um produto bactericida usado para purificar ainda mais a água. E o carvão ativado, que tirar o cloro.

Contudo, há de se lembrar que a qualidade da água depende da manutenção do filtro, que precisa ser limpo e ter suas velas trocadas regularmente. E é essencial que produtos químicos ou de limpeza não sejam utilizados nesse processo. Além disso, é preciso tomar cuidado com os encanamentos, torneiras e caixas d’água da casa, a fim de garantir que a água colocada ali seja própria para consumo.

Tipos de vela para o filtro


Como cuidar do filtro de barro
  • As velas devem ser limpas constantemente. O ideal é que isso seja feito todas as vezes que a água do reservatório acabar. 
  • Não é recomendado lavar a vela com açúcar, sal, vinagre ou qualquer produto químico, pois qualquer um deles pode atrapalhar o sistema de filtragem.
  • Velas devem ser trocadas a cada seis meses. Do contrário, elas perdem seu potencial de filtragem e podem contaminar a água.

Nem tudo o que parece é. É o caso da camada branca que se forma sobre a parte externa do filtro, que não tem nada a ver com mofo ou bolor. O fenômeno se chama eflorescência e ocorre por conta da porosidade do filtro de argila – que, aliás, é o que mantém a água fresca.
Funciona assim: a água atravessa os poros da argila e troca calor com o ambiente. Nesse processo, uma parte da água evapora e os sais minerais contidos nela permanecem do lado de fora do filtro. Quanto mais sais minerais presentes na água, mais eflorescência aparecerá no filtro. Isso é super normal e não traz risco nenhum à saúde.
Para retirar a eflorescência, basta limpar o filtro frequentemente com água usando as próprias mãos ou uma esponja úmida. E nada de passar sabão, detergente ou produto químico, que podem comprometer o filtro e alterar o gosto da água. É super simples o processo de higienização.


2 comentários:

  1. Filtro Para Agua Alcalina

    Filtro de agua alcalina para producir agua alcalina de super calidad con alto pH. Agregalo a tu purificadora de agua y vende agua alcalina, aumenta ventas.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...