Pesquisar no blog

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

MOSCA X MOSQUITO


Tão comuns em nosso dia-a-dia, algumas espécies de moscas e de mosquitos podem ser agentes transmissores de grandes males à saúde humana. Mas afinal qual a diferença entre mosca e mosquito?



Tente pegar uma mosca. Em pouco tempo, você se dará conta de que ela é mais rápida que você. Muito mais rápida. A resposta é que, comparada com humanos, as moscas essencialmente veem o mundo em câmera lenta. Os animais enxergam o mundo como se fosse um vídeo contínuo. Na realidade, porém, o que fazem é conectar imagens enviadas dos olhos ao cérebro em uma determinada quantidade de vezes por segundo. Para humanos, são 60 flashes por segundo. Para tartarugas, 15. E moscas, 250. A velocidade em que as imagens são processadas pelo cérebro é chamada de “frequência crítica de fusão de luz vacilante”. Em geral, quanto menor um animal, mais rápido é essa frequência. Moscas, em particular, nos humilham.



MOSCA X MOSQUITO
As moscas e mosquitos, por terem duas asas, pertencem à ordem Díptera, De forma visivelmente  a diferença entre eles é  a silueta:

Moscas apresentam o corpo robusto

Mosquitos são mais alongados


CURIOSIDADES
  • Antes de ganhar asas e voar, as moscas passam por três fases: ovo, larva e pupa.
  • As moscas são ativas durante o dia e dormem durante a noite.
  • Visão total -  As moscas têm olhos grandes e multifacetados, formados por centenas ou até milhares de lentes, que lhes permitem ver praticamente em 360 graus. Entendeu agora por que é tão difícil capturar uma mosca? Mas a visão não tem foco nem muitos detalhes.
  • Ases indomáveis - Durante o voo, as moscas batem suas asas 330 vezes por segundo – quatro vezes mais do que o beija-flor, o pássaro campeão nesse quesito. Elas têm ainda um segundo par de asas, menos desenvolvido, usado para as manobras aéreas e para estabilizar o voo.
  • Menu indigesto - Sem dentes para mastigar, elas têm truques para comer
  • O cardápio das moscas é de embrulhar o estômago: elas são chegadas a fezes, pus, escarro, cadáveres de animais e vegetais em decomposição. Elas se sentem atraídas por esse menu por dois motivos: pelo forte odor e porque são eles que permitem o pleno desenvolvimento das larvinhas. Como não têm dentes, as moscas não conseguem ingerir nada sólido, mas têm algumas estratégias para traçar o almoço:
    • 1. O inseto primeiro lança uma saliva sobre o alimento para decompô-lo, formando uma papa.
    • 2. Em seguida, usa seu aparelho bucal, chamado probóscide, para lamber a gororoba.
    • 3. Outro truque é vomitar o alimento e voltar a ingeri-lo, mais amolecido.
  • Sanguessuga - Para completar a seleção de nojeiras, algumas moscas, como as mutucas, as moscas-de-estábulo ou as moscas- de-chifre, ingerem sangue humano ou de animais. O aparelho bucal desses insetos possui modificações pontiagudas que picam e perfuram a pele de suas vítimas.
  • Esfrega-esfrega - Que as moscas estão sempre esfregando as patas todo mundo sabe. Mas o incrível é que elas fazem isso por uma questão de higiene! Os pelos das patas têm receptores de aroma e sabor e, por isso, precisam ficar limpos para que elas possam farejar seus alimentos prediletos.
  • Apenas as fêmeas adultas dos mosquitos picam os humanos e animais, são hematófagas (alimentam de sangue), enquanto os machos se alimentam de nutrientes de vegetais. Isso se deve à necessidade de sangue para poder gerar os ovos, do contrário, poderá morrer sem botar. A busca pelo sangue é realizada na noite durante duas horas. É o dióxido de carbono que exalamos e o ácido láctico no nosso suor que atraem os mosquitos. Para nos picar, as fêmeas usam uma tromba dentada e também injetam um anticoagulante e um analgésico, cujo efeito dura pouco tempo.
  • Um mosquito detecta a sua presa através da visão. A radiação infravermelha emitida pelos corpos quentes e os sinais químicos fornecem informações para os mosquitos, que também são atraídos pelo ácido láctico e pelo dióxido de carbono, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...