Pesquisar no blog

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

NO MEU JARDIM TEM VIDA, TEM.......

Você já parou para observar como é dinâmica a vida em um jardim ou horta? Se pararmos por quinze minutos apenas para ficar só prestando atenção, vamos observar vários animais interagindo entre si e com o espaço físico. As minhocas estão ali na maior tranquilidade, revirando a terra e arejando o solo, as borboletas e outros insetos, ajudando na polinização e colorindo o ambiente, e muitos outros animais que acabam compondo uma imagem realmente relaxante! Alguns desses animais têm um estilo de vida bem peculiar que vale à pena conhecer…


“O que mata um jardim não é o abandono. O que mata um jardim é esse olhar de quem por ele passa indiferente. E assim é com a vida, você mata os sonhos que finge não ver.” 
“O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você".
Mário Quintana


JOANINHA - Toda pintada, ajudam muito na cadeia alimentar e protegem o jardim, pois comem insetos nocivos às plantas, como os pulgões, chegando a comer 3.000 deles durante sua vida, que não é muito longa e dura, no máximo, 9 meses. A primavera é a época do acasalamento e os pulgões costumam por até 300 ovos, dependendo da espécie. Já pensou então quantas joaninhas podemos encontrar em um jardim?

GRILO - De repente, você ouve um som contínuo, persistente… É o cricrilar do grilo… Isso mesmo, o som característico do grilo chama a atenção em qualquer lugar que você esteja. Outra característica desse inseto é a força nas patas traseiras que lhe permite dar saltos bem altos. Alimenta-se, basicamente, de folhas e grama. Por isso, quando chegam aos bandos nas plantações, fazem um grande estrago. A postura de ovos ocorre no outono e os novos grilinhos começam a aparecer na primavera. Graças à sua cor, que se confunde com a folhagem, consegue se esconder de seus predadores… Muito espertinho, não?

CARACOL - Que graça é o caracol deslizando nas folhas… Ele carrega sua casa, que é uma concha, para todo lugar e ao rastejar deixa um muco viscoso que, na verdade, ajuda a deslizar na superfície. Nas pontas de seu par de antenas maiores, há olhos e suas duas antenas menores têm função dupla, servindo como mão e nariz. Seu alimento predileto são os vegetais, principalmente os que têm muita água, como o chuchu e a alface. O caracol é hermafrodita, ou seja, possui órgão reprodutor masculino e feminino no mesmo organismo, mas a fecundação é cruzada, e isto quer dizer que é preciso de dois caracóis para a postura de ovos, sendo que os dois “trocam” seus ovos, portanto, os dois ficam “grávidos”!

PIOLHO DE COBRA - Primo da centopeia.Quem é o animal que tem 100 patas??? Se você falou centopeia, acertou! Só que, na verdade, ela tem muito mais de 100 patas… É só fazer as contas: ela pode ter até 80 segmentos e cada um deles tem dois pares de patas… Conclusão: ela tem no mínimo 160 patas! Gosta de qualquer clima,podendo causar estragos no jardim, pois é bem voraz, consome principalmente verduras, vegetais de um modo geral ou restos de material em decomposição. Por não ser venenoso, o animal conta com outros mecanismos de defesa. Quando ele se sente molestado ou ameaçado, o bicho se encolhe todo para fingir de morto. Sua toxina podem causar queimaduras na pele daqueles que encostam no bicho por acidente.

BORBOLETA - Coloridas, alegres, espertas, gostam de ar puro e de muitas flores e verde. As que vivem nas regiões tropicais são deslumbrantes, com cores e tamanhos variados. As pesquisas mostram que as borboletas são dotadas de grande sensibilidade e isso é fundamental para achar o melhor lugar para colocar os ovos e perceber o inimigo, entre outras habilidades. Elas são como sinalização de saúde ambiental, pois não resistem à presença mínima de poluição, assim, nos locais livres de poluição pode ter certeza que haverá muitas borboletas!

ABELHA - Levar uma ferroada das abelhas não é nada agradável, mas, se não mexermos com elas, ficarão somente sugando o néctar das flores do jardim para depois produzirem o mel. As abelhas são muito importantes para o equilíbrio ecológico, principalmente porque são responsáveis pela reprodução das plantas através do processo de polinização - ou seja, transferem o pólen de uma flor para outra, propiciando a troca de gametas (células sexuais) entre as plantas. Esse processo resulta em uma grande variabilidade genética e a formação de bons frutos. Uma abelha produz 5 gramas de mel por ano. Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores.

FORMIGA -  Seu corpo é dividido em cabeça, tórax e abdome. Possuem seis patas, um par de antenas, que são utilizadas na comunicação e na busca de alimentos, e um par de poderosas mandíbulas, para coletar alimentos, se defender e escavar os formigueiros. Elas têm um truque para proteger - uma formiga esmagada emitirá um alarme de feromônio, o qual em alta concentração leva as formigas mais próximas a um furor de ataque; e, em baixa concentração, as atrai. A sociedade das formigas é organizada por divisão de tarefas que podem ser distribuídas pelo tamanho e/ou pela idade da formiga. Estas danadinhas são um perigo para o jardim. São úteis porque podem ajudar a exterminar outros insetos daninhos e a aerificar o solo. Por outro lado, podem tornar-se uma praga, pois cortam todas as plantas. As formigas geralmente atacam e defendem-se ferroando, por vezes injetando compostos químicos o ácido fórmico.

BEIJA - FLOR - Não é lindo vermos um deles circulando pelo jardim? Esses pássaros são muito especiais, têm visão apurada e podem identificar cores. Os beija-flores são dos poucos vertebrados capazes de detectar cores no espectro ultravioleta! A alimentação desse pássaro se baseia, em grande parte, no néctar das flores, mas ele também pode comer animais menores como moscas, aranhas e formigas.

TATUZINHO - Esses crustáceos pequeninos representam a mais notável classe trabalhadora do jardim. São responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, ou mais apropriadamente, pelo consumo desta. A falta deste animalzinho pode levar seu jardim a morte. Se você cutucar este bichinho ele enrola e transforma-se numa bolinha apertada. Fazem isso como forma de proteção quando se sentem ameaçados.

MINHOCA - São animais invertebrados e seus corpos são formados por anéis, que facilitam sua locomoção. Ela alimenta-se de pequenos insetos mortos e restos de comida. A minhoca é muito importante para o solo, fica revirando a terra e arejando o solo, suas fezes sofrem ação de bactérias resultando no húmus que é muito importante para o crescimento das plantas devido aos nutrientes. Elas vivem enterradas no jardim (subsolo) porque possuem um corpo frágil e é por meio dele que realizam a respiração. Quando expostas ao sol, desidratam-se e morrem.

PAQUINHAS - Este inseto é primo do grilo, tem o corpo alongado. Suas patas adaptadas para cavar. São musculosas e cavadoras super eficientes. Alimenta de matéria orgânica, o que inclui outros insetos, raízes e pequenas brotações. Eles são inofensivos e nada peçonhentos. Ao pegá-los na mão, não se assuste, os pequenos beliscões que ele dá na pele são a tentativa de cavar para se esconder. A infestação deste inseto pode matar seu jardim.

SAPO - Animal anfíbio, quando são girinos (bebê) têm cauda e a medida que se desenvolvem vão ganhando membros e perdendo a cauda. Já adultos já podem viver fora da água porque podem fazer respiração pulmonar. Os sapos se alimentam de insetos e capturam suas presas lançando para fora da boca a língua musculosa, longa e pegajosa. Além de insetos, comem outros animais invertebrados como aranhas, lesmas e minhocas. Assim eles controlam a população de insetos e de outros invertebrados que causam grandes prejuízos para a agricultura e transmitem doenças. O xixi do sapo não é venenoso e não vai te deixar cego! Sapo não jorra leite( ele não é vaca. rsrsrsrsrs). O Sapo de jardim não é venenoso.

LAGARTA – Geralmente são verdes e marrons para se camuflar, tem três pares de patas e pode chegar a 10 cm de comprimento. A lagarta nasce do ovo que é depositado na folha. Depois a lagarta vai para o casulo e fica 10 dias até virar borboleta. Dentro casulo a lagarta chama-se pupa. Alimenta-se de folhas das plantas. Por isto ela é considerada uma praga no jardim.

ESPERANÇA - Este insetos tem hábito de vida noturno, produzindo um som semelhante ao das cigarras, porém as cigarras são diurnas. A camuflagem da esperança é a maior arma deste inseto. Sua forma semelhante às folhas permite que predadores passem por ela sem a notarem. Seu corpo é tão parecido com uma folha que chega até a apresentar recortes, como se fosse um vegetal atacado por fungos. Quando esta distração não é suficiente, a esperança abre suas asas para parecer maior e afugentar a ameaça. A esperança se alimenta de outros insetos e suas larvas, além de algumas plantas. Não oferece ameaça às plantações. Sua vida adulta dura apenas um verão, falecendo no inverno. Antes de morrer, a fêmea põe ovos no solo ou em folhas e destes nascem ninfas.

PULGÕES – São insetos sugadores com 3-5 mm, que se alojam nos brotos das plantas roubando-lhes toda seiva. Em geral são verdes, mas algumas espécies atingem a coloração vinho e preto. Eles se reproduzem rapidamente, causando atrofiamento da planta. Uma praga para as plantas.

COCHONILHA– São insetos sugadores e em geral se alojam nas hastes e nas folhas, ao longo das nervuras, de onde sugam a seiva. Medem cerca de 10 mm e apresentam uma secreção cerosa branca em seu dorso. Ouro tipo de praga.

BESOURO – Os besouros são insetos mastigadores, alados, com um par de asas membranosas e um par de asas coriáceas, apresentam-se nas mais variadas formas, tamanhos e coloração, indo do amarelo-esverdeado ao marrom avermelhado, podendo algumas espécies serem nocivas para as plantas. Apresentam diferentes hábitos alimentares, devoram folhas, flores, caules, folhas novas e brotações ou deixam buracos arredondados. Suas larvas (brocas) se alimentam de partes suculentas das plantas, elas escavam e formam inúmeras galerias, podem ainda ser roedoras de raízes.

SOLDADINHO - Estes insetos são parentes das cigarrasse alimentam do pólen ou da seiva das árvores e arbustos, a maioria das espécies se alimenta de um tipo específico de planta. No estágio de ninfa (jovem) se alimenta de plantas herbáceas como a grama. Eles apresentam uma ou duas gerações por ano e geralmente passam o inverno no estágio de ovo.

5 comentários:

  1. meu jardim,, mundos dos insetos,,

    ResponderExcluir
  2. eu vi este bicinho hj, a paquinha, tava ajudando a limpar o jardim, quando vi perguntei se era uma barata ou grilo.kkkk matei ele... meu pai xingou e mandou pesquisar sobre ele.

    ResponderExcluir
  3. esplendido... nunca enxerguei um jardim assim. Parabéns pela postagem

    ResponderExcluir
  4. ótimo artigo. Meu filho leu e me fez ler. Depois foi no jardim procurar os bichinhos. Sou uma mãe boba. Fiquei tão orgulhosa por "meu fiote" ter essa curiosidade. Afinal é assim que os cientistas surgem. Dei a maior força e também fui ajudar. kkkkkkkkk

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...