Pesquisar no blog

domingo, 8 de outubro de 2017

DRAGÃO DE HIGHVELD

É bastante curioso e fascinante, ele se chama smaug. Mas não é aquele Smaug o dragão dourado da obra O Hobbit, muito menos Drogon de Game of Thrones, nem o Tiamat da Caverna dos Dragão. Ele não cospe fogo e nem voa, mesmo assim não deixa de ser um animal incrível. Este lagarto fará você pensar a respeito real dos dragões, pois a ciência nunca provou a existência destes animais.



Nosso dragãozinho é um africano com espinhos conhecido por muitos nomes diferentes, tais como; Sungazer, Giant Cordylus, Zonure, Ouvolk. Pode chegar a 38 cm na fase adulta do focinho a ponta da cauda, o smaug giganteus é marrom na parte superior e amarelo-palha na parte inferior tendo grande parte do corpo cheio de espinhos. 
O Smaug giganteus é uma espécie de lagarto que vive em pequenos grupos, cavando tocas nas savanas da África do Sul (é endêmico nas regiões de Highveld). Carnívoro, alimentando-se de invertebrados e vertebrados pequenos, esse réptil está enfrentando duas sérias ameaças que podem em breve extingui-lo da natureza: perda de habitat pela industrialização e avanço das plantações, e o tráfico ilegal de espécies exóticas. 
E, para piorar, é quase impossível reproduzi-lo em cativeiro por causa das necessidades climáticas específicas dessa espécie. Fora do seu ambiente natural, seu sistema reprodutivo é bastante prejudicado. Isso incentiva ainda mais a caça de indivíduos selvagens. 

Ver também

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...