Pesquisar no blog

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

DIA DO SACI

O Dia do Saci é comemorado anualmente em 31 de outubro. A data homenageia o Saci-Pererê, figura mitológica do imaginário folclórico brasileiro. O Dia do Saci foi criado com o intuito de ajudar a valorizar o folclore nacional, ao invés do Dia das Bruxas (Halloween), que é celebrado no mesmo dia e que nada tem a ver com a cultura do Brasil.



Origem do Dia do Saci
Com o objetivo de fazer resistência à cultura norte-americana, a Comissão de Educação e Cultura elaborou o Projeto de Lei Federal nº 2.479, de 2013, que institui o 31 de Outubro como sendo o Dia do Saci. No entanto, em São Paulo, a Lei nº 11.669, de 13 de Janeiro de 2004, já oficializa o dia 31 de Outubro como Dia do Saci no estado. Várias outras cidades também já decretaram leis que oficializam a data, com o mesmo intuito de reforçar a cultura e folclore nacional. De acordo com a lei: A comemoração anual do “Dia do Saci” permitirá um contato sistemático com a variedade e a beleza das tradições do País, de modo a fortalecer o processo de consolidação da identidade nacional bem como a auto-estima do povo brasileiro. Outra data que também celebra o Saci-Pererê, assim como todos os outros personagens míticos da cultura brasileira é o Dia do Folclore.


A Lei n.° 2.479, de 2003, diz que:
“A data escolhida, 31 de outubro, dia em que se festeja o Halloween, “Dia das Bruxas”, nos Estados Unidos, parece-nos pertinente. A comemoração do Halloween no Brasil – como tantas outras celebrações da cultura norte-americana de forte apelo comercial – tem atraído cada vez maior número de jovens e crianças. Criar, na mesma data, o “Dia do Saci” é, portanto, uma forma de se oferecer à juventude brasileira a alternativa de festejar as manifestações de sua própria cultura.”

Atividades para o Dia do Saci
  • No Dia do Saci as pessoas podem optar por fantasias que caracterizem os seres sobrenaturais do folclore brasileiro, como o Saci-Pererê,  Matinta Pereira,  Curupira, Caipora, Cuca,  Iara, Jaci,  Boto, Cobra Norato, Negrinho do Pastoreio, Papa Figo, Pisadeira, Corpo Seco, entre outros.
Entre algumas das atividades interessantes para partilhar com as crianças no Dia do Saci, destaca-se:
  • Contar histórias sobre as lendas nacionais
  • Contar historias sobre lendas regionais
  • Fazer uma peça de teatro com o Saci-Pererê como personagem principal
  • Fazer desenhos do Saci e das demais figuras mitológicas da cultura brasileira
  • Recriar a lenda do Saci-Pererê, incentivando a criatividade das crianças
  • Dia da Travessura - jogos, brincadeiras ( esconde - esconde, caça ao tesouro)
Há quem diga que a lenda do Saci surgiu no sul do Brasil, em meados do século XVIII, onde as histórias populares narravam as travessuras de um pequeno índio de rabo que assustava os animais e destruía plantações. Porém, quando a lenda chegou ao norte do país, as características do personagem mudaram. Passou a ser negro, usar um gorro vermelho e a fumar um pito(cachimbo por influência da cultura africana na região). A lenda também descreve o Saci como tendo apenas uma perna, pois a outra teria perdido em uma luta de capoeira. É transmitida ainda hoje de geração em geração. principalmente pelo Sítio do Pica-pau Amarelo, uma série de 23 volumes de fantasia, escrita pelo autor brasileiro Monteiro Lobato entre 1920 e 1947. Adaptado diversas vezes para séries de televisão, que tornou as histórias do Saci conhecidas em todos os cantos do Brasil, quiça do mundo.

Características e comportamento do Saci-pererê
Diz também a lenda que os Sacis nascem em brotos de bambus, onde vivem sete anos e, após esse tempo, vivem mais setenta e sete para atentar a vida dos humanos e animais, depois morrem e viram um cogumelo venenoso ou uma orelha de pau.
O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras na matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal. Diz o mito que ele se desloca rapidamente dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira ou um rosário bento sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro (carapuça) e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu “proprietário”. Este terá o direito de fazer um pedido ao Saci, que deverá realizá-lo. Mas o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a lenda, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras. 
Entre as travessuras preferidas do Saci, podemos citar: 
  • esconder brinquedos de crianças, 
  • dar nó em crina de cavalos, 
  • bagunçar as roupas de cama, 
  • derramar sal e açúcar na cozinha, 
  • apagar o fogo de fogões à lenha,
  • assustar as pessoas com um forte e estranho assobio,
  • abrir porteiras para liberar os animais presos,
A crença neste mito ainda é muito forte na região interior do Brasil. Em volta das fogueiras, os mais velhos contam suas experiências com o saci aos mais novos. Através da cultura oral, o mito vai se perpetuando. Porém, o personagem chegou aos grandes centros urbanos através da literatura, da televisão e das histórias em quadrinhos. 

4 comentários:

  1. isto mesmo.. vamos levar nossa cultura para o mundo conhecer melhor

    ResponderExcluir
  2. muito bom.. parabéns por mostrar nossa cultura para o mundo

    ResponderExcluir
  3. nossa mitologia é vasta, rica, interessante e deve ser mostrada para o mundo

    ResponderExcluir
  4. que legal, adorava ver o sitio do pica-pau amarelo. fui alfabetizado no livro as mais belas historias. tinha muitas lendas

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...