Pesquisar no blog

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

PRIMAVERA - O RENASCIMENTO DA VIDA

A primavera, é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora terrestre. Nesta época do ano a Natureza se torna mais bela que nunca, vestindo-se de flores das mais variadas cores, dos mais ricos matizes, de intensos e diversos perfumes.



Este clima propicia o começo do período reprodutivo de muitas árvores e plantas. É o nascimento da primavera, que reinstala a alegria e o colorido, depois de uma era cinzenta e fria. Ela prepara a vinda do Verão, com seu intenso calor. A primavera é uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 22 de setembro e termina no dia 21 de dezembro (datas relativas).


Flora e a fauna reanimam-se ao longo do espaço onde a Primavera retorna

É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.
Neste período as pessoas dão mais atenção aos jardins, cultivam flores, plantas e árvores. A alegria toma conta não só dos corações humanos, mas também dos animais, que saem de seus refúgios e passam a circular com mais intensidade no alto e na terra. As cores sofrem profundas transformações, contagiando todos os recantos atingidos pela chegada da Primavera. Os raios de sol começam a se aproximar cada vez mais destes espaços coloridos, intensificando os diversos matizes com sua luz dourada. A Natureza finalmente se espreguiça e renasce. Neste período percebe-se mais claramente o caráter cíclico das estações do ano, pois se no Outono há o declínio, no Inverno a velhice e a esterilidade, na Primavera há o renascimento, a infância e a juventude, preparando a Natureza para o auge de seu esplendor, no Verão.
As temperaturas aumentam gradualmente, da mesma forma que as águas do mar também se aquecem cada vez mais. Mas o clima é geralmente mais ameno que o do Verão. A poesia desta estação é inegável, pois ela é inspirada pela presença de flores.

VAMOS ENSINAR UM POUCO SOBRE A PRIMAVERA EM SALA DE AULA

A primavera é muito mais do que a belezas das flores, esta estação desperta um assunto interessante de ser conversado e estudado com as crianças.
  • Para a astronomia, a primavera ocorre no equinócio de setembro, momento do ano em que o dia e a noite possuem a mesma duração, 12 horas cada.
  • Para as mudanças climáticas - Em nosso país a Primavera provoca alterações nos regimes pluviométricos e nas temperaturas. Períodos de chuvas começam a chegar em grande parte do Brasil, mais ou menos no fim das tardes, devido à intensificação do calor e da umidade, típicos desta estação. No Sul as mudanças são quase imperceptíveis, enquanto no Nordeste persiste a seca. A região mais atingida pelo forte calor é a Centro-Sul, mas as massas de ar fria não são incomuns neste local. É um período em que as temperaturas vão, aos poucos, aumentando. O mesmo ocorre com as águas do mar. As temperaturas, em grande parte dos países do hemisfério sul, ficam amenas.
  • A quantidade e intensidade da luz solar vai aumentando, em consequência a temperatura aumenta e as plantas florescem, produzem sementes, frutos. É a vida e a beleza explodindo para todos os lados. 
  • Com tantos frutos, sementes novas, os animais aproveitam e também se reproduzem. Afinal não vai faltar comida. Por isto a primavera é a época do renascimento.
  • Importância das flores para os insetos, para os animais e para nós. Destacar que são fontes naturais para produção de remédios, perfumes, cremes e outros produtos fármacos.
  • As flores ajudam no processo de respiração e transpiração dos vegetais, além de produzirem todo o alimento para as plantas, usando a águas e os nutrientes absorvidos pelas raízes.
  • As flores auxiliam na absorção da luz solar e a retirada do gás carbônico da atmosfera.
  • Os frutos servem para a planta se reproduzir e que eles protegem as sementes, além de ser uma importante fonte de alimentos, indústria medicinal e beleza.
  • Pode-se explicar sobre as PANC’s( Plantas alimentícias não convencionais) clica aqui
  • Também costuma adotar o horário verão em alguns estados brasileiros. (Na noite de Sábado 14 Outubro 2017 ). clica aqui
  • É primordial, construir na criança o senso de preservação ambiental, a importância das plantas para todo o ciclo de vida na Terra.


Referências Bibliográficas
http://www.infoescola.com/clima/primavera/
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/primavera.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Primavera
http://cgceducacao.com.br

2 comentários:

  1. Excelente texto. criativo, poético. Gostei da comparação das estações do ano com a vida humana.

    ResponderExcluir
  2. Primavera época de vida e do amor.. plantas germinam, animais de acasalam, até nós humanos praticamos mais sexo nesta época. A natureza em todas suas matizes.. Período do Sabbat de Ostara(deusa da fertilidade do amor e renascimento), a volta do sol. Para os wiccanos também é época de começar a plantar, época do amor, de promessas e de decisões, pois a Terra e a natureza despertam para uma nova vida.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...