Pesquisar no blog

terça-feira, 5 de setembro de 2017

PLANO DE AULA – FILOSOFIA DAS RELIGIÕES

O ensino religioso é uma disciplina descritiva e reflexiva sobre os fundamentos, costumes e valores das religiões. No ambiente escolar, o ensino não pode ser ser confessional (quando ministra exclusivamente informações referentes a uma determinada religião) mas sim plurirreligiosa (quando ministra informações sobre os principais grupos religiosos).



LEITURA DO LIVRO 
Titulo: A Viagem de Théo
Autor: Catherine Clément
Editora: Companhia das Letras

Resumo do livro
Por que tantas pessoas se aproximam de uma religião ou sentem vontade de ter uma vivência espiritual qualquer? Por que não somos todos ateus?
Viagem de Théo conta a história de um adolescente, vítima de uma doença grave a ameaçar sua vida, que faz uma viagem pelos lugares sagrados e cidades santas das diversas religiões.  No contato com o misticismo, as religiões e seus rituais, Théo vai encontrando forças que desconhecia e vai melhorando seu estado de saúde. Por meio da viagem de Théo vamos conhecendo, de maneira sucinta e agradável, a história das religiões: judaísmo, cristianismo, islamismo, passando pelas crenças de povos primitivos até a reforma protestante, do panteísmo às seitas mais radicais, dos pensamentos mais ecléticos e tolerantes aos fanatismos mais exacerbados.  
Na viagem, Theo visita em Jerusalém o Muro das Lamentações, o Túmulo de Jesus e a Cúpula do Rochedo, símbolos do Judaísmo, do Cristianismo e do Islamismo, que convivem nessa cidade três vezes santa?.
No Egito visita as pirâmides e aprende sobre a religião dos faraós e sobre o faraó Akhenaton, criador da primeira religião monoteísta. Na Índia, confunde-se com a mistura de várias crenças: Hinduísmo, Budismo, Jainismo, Islamismo, a antiga fé de Zoroastro, vinda do Irã e toma contato com os Sirkhis.  A Yoga, o Taoísmo e o Xintoísmo são também abordados neste livro, através da luta de Théo com sua doença, mostrando também o sincretismo das religiões africanas influenciadas pela catequese cristã no Brasil e no Caribe. Além dessa face didática, de ensinamento sobre as religiões, o livro mostra o que todas elas têm em comum, acima de suas divergências: a procura do Homem por algo superior, que explique e justifique a existência; a necessidade humana de transcendência.
As religiões são mostradas como ramos de uma mesma árvore, cujas raízes estão no mais profundo âmago da natureza humana.  As seitas fanáticas são mostradas como ervas daninhas à sombra dessa árvore, necessitando ser periodicamente arrancadas.  É também mostrado como as organizações religiosas podem ser usadas como formas de dominação pelas classes sociais mais favorecidas sobre as economicamente mais carentes.
Fica, no leitor, a sensação de que o sentimento místico, a transcendência e o metafísico é uma necessidade natural do ser humano; que as religiões têm um mesmo núcleo central: a procura filosófica de um sentido para a vida, de uma orientação ética e moral para a organização social da vida humana.


OBJETIVOS 
  • Possibilitar ao educando, a percepção da dimensão transcendente inerente a natureza humana;
  • Desenvolver a capacidade reflexiva/crítica aguçando a razão e demais dimensões humanas para uma visão mais abrangente do mundo;
  • Proporcionar vivências que sirvam para aprofundar o significado dos valores e princípios éticos  para a vida;
  • Ressaltar o altruísmo e a empatia;
  • Salientar a pluralidade da vida e o fato da interdependência como condições próprias ao nosso meio e ao nosso viver;
  • Perceber, entre outras coisas, que o fluir da história e da vida exige dos seres humanos novas e constantes formas de se portar no mundo;
  • Promover situações que possam auxiliar na reelaboração e aprofundamento de conceitos significativos ao bem viver;
  • Ressaltar a necessidade de se conhecer melhor  a religião existentes
  • Provocar situações e vivencias que auxiliem no desenvolvimento do sentimento de amor ao próximo, e a tolerância para com o diferente;
  • Fazer perceber que a paz, a justiça, o amor e a solidariedade são frutos de uma luta diária que começa no interior de cada um de nós;
  • Ressaltar que o sentido da vida e a felicidade não consistem apenas na busca e realização de desejos materiais, mas em cultivar sentimentos que dão alívio as inquietações mais profundas da existência;

ESTRATÉGIAS
  • Aulas expositivas;
  • Debates;
  • Atividades extraclasse:
  • Encontros de espiritualidade
    •  Visitas a diferentes templos religiosos;
    • Entrevista com diferentes lideres religiosos;
    • Visita a entidades ( asilos, creches e hospitais);
    • Campanhas de arrecadação (donativos para entidades);

CONCLUSÃO
Pretende-se com isso, mediar o educando nas descobertas de suas capacidades humanas, tendo em vista contribuir na formação do seu Ser, para que possa diante dos desafios e exigências do mundo moderno, tomar decisões mais acertadas, orientar-se por princípios que valorizam a vida, e fazer bom uso da liberdade e agir com responsabilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...