Pesquisar no blog

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

GIGANTES ANELÍDEOS


Você já se deparou com um verdadeiro minhocão no seu caminho? Então, dê uma olhadinha nas imagens  e tente imaginar. O bicho em questão é considerado a maior minhoca do mundo!  Essas minhocas são inofensivas, como qualquer minhoca. Mas quem não sairia correndo (ou desceria paulada) ao encarar uma minhoca que mais parece uma cobra? 


O “minhocoçu”, que existe no Brasil, pode ultrapassar um metro de comprimento e dois centímetros de diâmetro. Mas ela não é a minhoca recordista em tamanho. Na África do Sul há minhocas que possuem mais de um metro de comprim ento. E o recorde vai para minhocas australianas – com mais de dois metros de comprimento e com diâmetro em torno de dois centímetros e meio. Se não fossem tão benéficas à natureza, as minhocas certamente seriam consideradas pragas. A cada dois meses, elas têm a população duplicada, um vantajoso atributo para os criadores desses anelídeos. Mas os predicados não param por aí: as minhocas melhoram a qualidade do solo, servem de alimentação para outros animais e têm boa demanda no mercado. Segundo a Enciclopédia das Espécies Ameaçadas, a maior minhoca do mundo é a Gippsland, da Austrália (Megascolides australis), encontrada apenas em cinco regiões do país: ela pode chegar a dois metros de comprimento e quatro centímetros de diâmetro.  Outra espécie, a minhoca africana gigante (Microchaetus rappi), também pode passar dos dois metros.


A MINHOCA AUSTRALIANA - Megascolides australis
A Megascolides australis vive em Gippsland, uma área ao sul da Austrália. A também conhecida como minhoca-gigante-de-gippsland produz casulos de oito centímetros que podem demorar até 14 meses pra eclodir. Os filhotes já nascem com cerca de 17 centímetros de comprimento e levam cerca de cinco anos para alcançar seu tamanho máximo. A minhoca gigante pode até botar medo por sua aparência de cobra, mas ela é inofensiva. Além disso, elas são muito difíceis de serem encontradas ou aparecerem em algum lugar, passando a maior parte de suas vidas escondidas no subsolo. As suas tocas não são muito profundas, sendo cerca de um a um metro e meio abaixo da superfície. Elas só realmente aparecem quando o seu habitat é afetado. Às vezes, as fortes chuvas encharcam demais o solo e obrigam-nas a emergir da terra. Algumas vezes também é possível encontrá-las onde houve deslizamento de terra ou desabamento. Esses baitas minhocões também são muito frágeis e uma manipulação humana brusca pode facilmente esmagá-los e matá-los.


MINHOCA AFRICANA - Microchaetus rappi

A gigante-africana é originária do oeste e norte da África, apresentando a cor vermelha amarronzada e reflete as cores do arco-íris no dorso. É significativamente maior do que a vermelha-da-califórnia, passa de 20 cm de comprimento e 9 mm de diâmetro quando adulta. As minhocas Gigante Africana são largamente utilizadas em compostagens comerciais e domésticas com a finalidade de produção de húmus, como também de minhocas para a pesca, alimentos vivos para peixes ,pássaros e ração animal. Das minhocas de criatórios comerciais, a minhoca Gigante Africana é excepcional em pesca pela sua mobilidade, tamanho e palatabilidade, além de evitar o uso de minhocas nativas em extinção como os minhocuçus. A gigante-africana, embora também seja indicada para produção de húmus, só apresenta boa produtividade nas estações quentes. Por isso, é mais indicada para produção de iscas.

A MINHOCA BRASILEIRA - Rhinodrilus alatus - 
São conhecidas no Brasil mais de 50 espécies de minhocuçus. Podem chegar a mais de 1m de comprimento e diâmetro de até 2cm. A mais famosa delas é Rhinodrilus alatus, significa “minhoca com focinho” em grego. Apesar do tamanho, fica bem próxima da superfície, logo abaixo das raízes das gramíneas. É importante para o solo porque produz grande volume de húmus. Geralmente preta, mas às vezes pode ficar um pouco vermelha. 



Referências
http://hypescience.com/conheca-as-colossais-minhocas-gigantes-fotos/
http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1582438-4530,00.html
chc.org.br/as-maiores-minhocas-do-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...