Pesquisar no blog

sábado, 9 de setembro de 2017

A VERDADEIRA FAUNA DO LIVRO “O CASO DA BORBOLETA ATÍRIA”

A série vaga-lume foi, a mais bem sucedida de divulgação da literatura infanto-juvenil realizada no Brasil. Há mais de 40 anos no mercado, com mais de 100 títulos publicados, praticamente quase todos os brasileiros já leram algo dessa série.  É uma narração mista de ciências forense e a entomologia.



Vamos explorar um pouco o livro “O caso da Borboleta Atíria“, escrito pela premiada Lúcia Machado de Almeida. Originalmente publicado no ano de 1975, conta a história de Atíria, uma borboleta que nasceu com uma pequena falha em suas asas, impossibilitando que ela consiga voar direito. Criada por uma gentil Jitiranaboia, um dia encontra com o príncipe Gafanhoto e descobre que a futura princesa foi assassinada. Por trás do romance velado que acontece entre a protagonista e o príncipe dos insetos, ocorre uma trama de mistério envolvendo assassinatos, conspirações para matar a jovem borboleta e a tentativa de roubo do trono. A leitura é bem leve, e alguns capítulos fogem da narrativa principal para que assim, mais do universo possa ser apresentado. O destaque desse livro, porém, está no profundo estudo que a autora realizou sobre o mundo dos insetos.
Minha mãe sempre incentivou a leitura e pesquisa.  No final dos anos 70, eu e meu grupo de amigos viramos exploradores dos jardins, quintais e matas, para encontrar os insetos descritos no livro. Numa caderneta deveria estar descrito as características do inseto, onde e como foi encontrado  e a passagem correspondente no livro. Naquele tempo não havia computador. Íamos a biblioteca pública depois da aula, para pesquisar sobre os insetos. Nosso google/wikipedia era  a enciclopédia Barsa. Ficava-se horas foleando livros e anotando os dados da pesquisa em fichas. Ficamos mais de seis meses caçando insetos mas nunca conseguimos completar a coleção. Somente depois de adulto descobri o motivo de não completar a coleção: Alguns insetos não existia na região.



ABELHAS
Aquela cortina escura nada mais é que um enxame de abelhas, amontoadas umas sobre as outras. A Rainha entrou triunfalmente na colmeia. Era linda! Um raio de sol atravessava-lhe as asas molhadas de orvalho, dando-lhes um maravilhoso reflexo de todas as cores.

ARLEQUIM-DA-MATA
Outro dos perigos que a protagonista tem que enfrentar é o Acrocinus longimanus. Também conhecido como Besouro-da-figueira os machos dessa espécie podem chegar a apresentar patas dianteiras maiores que o próprio corpo. O perigoso escaravelho-bandoleiro de corpo chitado de vermelho, preto e branco.

ATÍRIA
A protagonista do livro é conhecida pela sua cor amarela e preta, as Atyrias Ísis são facilmente encontradas na região do Amazonas. Ao contrário do título do livro, Atírias são mariposas e não borboletas.

BARATA
Não especifica qual espécie. A história passa num bosque, imagino que seja uma barata silvestre. As baratas do gênero Panchlora, comumente chamadas de baratas verdes ou baratas da banana são conhecidas por sua cor esverdeada, o que se torna único entre todas as baratas. Os indivíduos jovens, porém podem assumir cores pardas. São baratas com ampla distribuição nas Américas inclusive aqui no Brasil. 

BEIJA-FLOR
Que quer você? perguntou a Senhora Beija-flor. Atíria olhou para ela com tal aflição que não foi preciso mais nada. A ave abriu as asas. A borboleta deu um suspiro de alívio, e ficou bem quietinha debaixo das asas de mamãe Beija-flor.

BESOUROS BOMBARDEIROS
Nome científico Brachynus crepitans é a designação comum a diversas espécies de besouros da família dos carabídeos. Também são conhecidos pelo nome de besouro-artilheiro. Esse inseto vive a maior parte do tempo escondendo-se entre raízes de árvores ou debaixo de pedras.

BICHO-PAU
Tnha cerca de trinta centímetros de comprimento e era tal qual um pedaço de galho seco. Ctenomorphodes chronus é uma das espécies que provavelmente inspirou a autora. No livro, é ele que consegue levar Atíria de volta para a sua casa.

BOMBIX 
Era branca, pequenina, toda peluda, Conhecida cientificamente por Bombyx mori é uma das criaturas que Atíria encontra em suas aventuras, perdida pela floresta. No texto, ela se exibe por ser a famosa Bicho da Seda.

CARACOL
Caracóis são os moluscos gastrópodes terrestres de concha espiralada calcária, que também inclui as lesmas. Esse caracol atreveu-se a entrar escondido na colmeia, para fazer maldades. Foi descoberto e, para castigá-lo, resolveram-se empareda-lo vivo, dentro de sua própria concha, 

CÁLIGO
Borboleta grande, comum nos bosques sombrios do Brasil, Güianas, Peru, México, por toda América. Sua lagarta vive geralmente nas bananeiras. É chamada cientificamente de Caligo eurilochus e pertence à família assolidae. Também conhecida como Borboleta-coruja. No livro é uma das acompanhantes do príncipe grilo. Para proteger-se de predadores ela utiliza de uma técnica de camuflagem muito interessante que, nesse romance, foi utilizado como plot twist.

CATAGRAMA
Asas negras e veludosas, com enfeites em vermelho e azul vivo. Borboleta pouco comum no Brasil. Seu nome científico é Catagramma lyrophila, também chamada Callicore hydaspes. Enquanto ouvia as utilidades da seda, afirmava que a sua beleza trazia alegria para quem a visse.

CIGARRA
Dona Cigarra, a famosa soprano-ligeiro do bosque. Aparecendo várias vezes durante o livro, a Cicadoidea é mundialmente conhecida pelo seu canto estridente. O livro também apresenta uma curiosidade da sua larva: O período de dormência varia muito entre as espécies. Uma norte-americana fica 17 anos enterrada, até completar sua evolução.

CUPIM
Um cupim, que estava perto, meteu-se logo na conversa e começou a contar bravatas

DETETIVE PAPÍLIO CAPYS
Borboleta comum nos campos, prados e jardins do Brasil. Sua lagarta vive nas laranjeiras. Conhecido cientificamente por Papilio anchisiades capys, da família papilionidae. O Papílio é o detetive do reino dos insetos. Encarregado de descobrir o mistério envolvendo a morte da futura esposa do príncipe grilo.

DINASTES HÉRCULES
Gigante Dinastes Hércules. Outro dos insetos escondidos para matar Atíria. o horrível besouro gigante de chifres pontiagudos. Foi um grande guerreiro que lutou contra o exército do príncipe grilo.

DONA JITIRANA
A Fulgora lanternaria, Mais conhecida como Jequitiranaboia ou Cobra-voadora, é um parente das cigarras, sofre metamorfose incompleta. O seu nome vem da mistura de duas palavras do tupi-guarani: Iakinára (Cigarra) e Mbóia (Cobra). No livro ela é a doce senhora que recebe a protagonista como filha. A Jitiranaboia mede cerca de sete centímetros, pertence à ordem dos homópteros.

ESQUELETO-VIVO
A corajosa borboleta enfrenta grandes perigos, como o encontro com Esqueleto-Vivo na Gruta dos Horrores. A autora não especifica a espécie do esqueleto-vivo, o mais próximo que conseguir chegar foi ao grilo cavernícola.

GAFANHOTO
A nuvem escura, que parecia não ter fim, cobriu o sol, e veio baixando, baixando, como se a noite houvesse desabado subitamente sobre o pequeno sítio. Ao saque! Ordenou o Gafanhoto-Chefe. Os terríveis acrídios, entre gritos de alegria e voracidade, deram início ao banquete.

HELICÔNIA
A futura esposa do príncipe grilo que infelizmente foi assassinada era do gênero Helionius, que abrange um número muito grande de borboletas. Uma delas, a Maria-boba (Heliconius ethilla narcaea) é uma das várias de espécies presentes em quase toda a América do Sul. Muito comum no Brasil.

JOANINHA VERDE
Chorava sem parar por causa de um espinho que estava fincado nas costas e com medo maior da dor quando o médico fosse arranca-lo.

LACRAIA
Também chamadas de “Samambaias da morte”, as Scolopendras foram escolhidas para matarem o príncipe grilo.

LIBÉLULA 
Linda senhorita, assistente do mágico, que é partida ao meio na apresentação, depois sai voando, batendo as asas inteira.

LOUVA-DEUS
O Mantis religiosa que aparece no livro é um dos melhores amigos da protagonista. O seu nome nasceu do fato de que esse inseto mantém quase sempre as suas duas patas dianteiras juntas, como se estivesse rezando, o que contrasta muito com a sua personalidade brincalhona e travessa. Na natureza, porém, o Louva-a-deus ataca outros insetos para alimentação e é muito conhecido por matar os seus parceiros sexuais depois do coito.

MARIPOSA-ABELHA
O detetive sempre tinha ouvido falar de lepidópteros semelhantes aos insetos das colmeias, na forma e no colorido, mas nunca tinha tido ocasião de observa-los pessoalmente. Num instante compreendeu tudo. As borboletas, aproveitando-se de sua semelhança com as abelhas, entravam na colmeia, matavam as larvas e roubavam o mel dos alvéolos. A Hemaris tityus é uma espécie de insetos lepidópteros, mais especificamente de traças.

MORPHO MENELAUS
Quando Atíria se perde no meio da floresta, a primeira borboleta que aparece é a Morfo Menelaus, porém como ela não conhecia a Alameda dos Pinheiros, não pode ajudar a nossa protagonista.

PRÍNCIPE GRILO
O visual do Grilo da série é baseado no chamado Grilo-pardo ou Grilo-subterrâneo (Anurogryllus muticus). Essa espécie não costuma ser muito grande. Na fábula o Grilo é governante do bosque onde habita. Tem como melhor amigo o detetive Papílio Capys, e ficou viúvo de Helicônia, sua esposa que foi morta misteriosamente.

PROFESSOR TUCO-TUCO
O famoso mágico era um escaravelho vermelho, com o corpo todo pintado de luas verdes. Com seus poderes sobrenaturais, serrava a senhorita libélula ao meio. O escaravelho-vermelho (Rhynchophorus ferrugineus) é um gorgulho principal característica é a cara comprido com bico encurvado.

REDUVIUS 
O misterioso fantasma que assombrava os insetos acabou revelando-se apenas a larva do Reduvius pesonatus. Quando pequeno, ele junta elementos da natureza para se proteger, como areia, folhas e pedras pequenas.


SR. ESCARAVELHO 
Besouro, não. Escaravelho. Ignorais porventura que meus avós eram adorados como objetos sagrados pelos antigos faraós do Egito. Escaravelho é a designação comum a insetos coleópteros e coprófagos (especialmente os que vivem de excrementos de mamíferos herbívoros). Esta espécie de Besouro Rola-Bosta Dichotomius tem o hábito de rolar pedaços de fezes de mamíferos até galerias no solo, que servem para postura de ovos pela fêmea e alimento às larvas ao nascer.

SR. MOSQUITO
Culicidae é uma família de insetos habitualmente chamados de mosquitos e pernilongos. O Culex, espécie de mosquito comum, também causa doenças. "Você, por exemplo, amigo mosquito, só serve para atrapalhar. Para que nasceu? "

TARÂNTULA DAS FURNAS
Uma das criaturas da gruta onde Caligo e o Esqueleto-vivo se escondiam. Escondida no primeiro cubículo, uma das mortes reservadas para Atíria e uma das criaturas que atacaram o exército do príncipe grilo. Theraphosidae é uma família de aranhas, que inclui as espécies conhecidas pelos nomes comuns de tarântulas ou caranguejeiras,

TATURANA DE FOGO
A larva de vários tipos de mariposas, a mais comum no Brasil é a Lonomia obliqua. Esta taturana possui espinhos venenosos que, em contato com a pele podem causar sangramentos graves. Essa era o maior medo que Atíria tinha e foi a morte escolhida para ela.

TOURO-VOADOR 
Apesar de existirem várias espécies conhecidas como Touro-Voador, o Enema pan (Oryctini), besouro rinoceronte- é uma possível referência que a autora utilizou como inspiração para o primeiro perigo que a protagonista tem que enfrentar. Trata-se de um besouro preto enorme, com grandes chifres na testa, que metiam medo. Ai, que feio! . . . E dava uns estalos de vez em quando, tal qual motor elétrico.

VANESSA ATALANTA 
A Almirante vermelho europeu (Vanessa atalanta) é uma borboleta da família Nymphalidae encontrada em regiões temperadas da Europa, Ásia e América do Norte  e vem visitar o príncipe grilo. Tornando-se a atração de quase todos os insetos do bosque. A denominação de Almirante Vermelho se dá devido as suas cores que fazem lembrar divisas do uniforme naval americano.



13 comentários:

  1. Amei... q ideia maravilhosa.. parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabens.... muito legal, lembrei do meu tempo de escola quando li o livro

    ResponderExcluir
  3. Esplendido, perfeito, belo incentivo para leitura deste clássico

    ResponderExcluir
  4. Que leitura mais deliciosa, revivi o livro da Atíria. Parabéns prof.! Acho que vou copiar sua mãe e incentivar a curiosidade do meu filho

    ResponderExcluir
  5. Lembro de ler esse livro criança e me apaixonar pelas borboletas, mas na época não tinha Internet para procurar mais informações. Não lembro da história, mas foi uma leitura que me marcou muito, queria poder reler!

    ResponderExcluir
  6. eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  7. Incrível. Sou professor há 29 anos é desde que entrei em sala pela primeira vez como professor até hoje, sempre recomendei aos meus alunos.
    Um livro atemporal que fez parte da minha infância!

    ResponderExcluir
  8. Material muito bacana. Li este livro aos 10 anos e gosto de estar sempre apresentando o mesmo para outras pessoas de 10 anos.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo trabalho.Excelentes imagens;Ótima forma de envolver a criançaa com os personagens do livro e sua história

    ResponderExcluir
  10. Olá, Omar.
    Estou finalizando a leitura do livro O Caso da Borboleta Atíria e nas minhas pesquisas que eu fiz para ver como era o esqueleto-vivo, descrito no livro, encontrei seu blog através da postagem em questão e gostaria de aproveitar para parabenizá-lo e agradecer a você pela pesquisa tão atenciosa e cuidadosa. Gostei muito e ela deu vida colorida aos personagens do livro na minha cabeça! 🦋💐🎈

    ~Cartas da Gleize. 💌💕

    ResponderExcluir
  11. Olá, professor Omar.
    Estou finalizando a leitura do livro O Caso da Borboleta Atíria e nas minhas pesquisas que eu fiz para ver como era o esqueleto-vivo, descrito no livro, encontrei seu blog através da postagem em questão e gostaria de aproveitar para parabenizá-lo e agradecer a você pela pesquisa tão atenciosa e cuidadosa. Gostei muito e a postagem deu vida colorida aos personagens do livro na minha cabeça! 🦋💐🎈

    ~Cartas da Gleize. 💌💕

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...