Pesquisar no blog

domingo, 27 de agosto de 2017

PATRIMÔNIOS DA HUMANIDADE LOCALIZADOS NO BRASIL

Um patrimônio da humanidade é um local considerado valioso para todo o mundo, independentemente de onde está localizado. Quem credita o título é a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Com o tombamento, o país pode contar com recursos administrados pela Unesco para conservar o local. Em risco, ele é incluído na Lista de Patrimônios Ameaçados e recebe atenção especial da organização.



PATRIMÔNIO CULTURAL é o conjunto de todos os bens, manifestações populares, cultos, tradições tanto materiais quanto imateriais (intangíveis), que reconhecidos de acordo com sua ancestralidade, importância histórica e cultural de uma região (país, localidade ou comunidade) adquirem um valor único e de durabilidade representativa simbólica/material.
PATRIMÔNIO NATURAL compreende áreas de importância preservacionista e histórica, beleza cênica, enfim, áreas que transmitem à população a importância do ambiente natural para que nos lembremos quem somos, o que fazemos, de onde viemos e, por consequência, como seremos. É um bem ou conjunto de bens naturais ou semi-naturais que, dado seu valor em termos de biodiversidade, econômicos, paisagísticos, históricos ou culturais, merece ser protegido pela sociedade.


Brasília (DF)
Com seu conjunto arquitetônico surpreendente, a capital brasileira entrou para a lista de Patrimônios Culturais da Humanidade da Unesco em 1987. "Brasília é um marco na história do planejamento urbano. Lucio Costa e Oscar Niemeyer quiseram que cada elemento - da disposição dos distritos residenciais e comerciais à simetria do desenho dos edifícios - estivesse em harmonia", afirma a entidade.

Centro antigo de Salvador (BA)
Devido à riqueza histórica e arquitetônica, o centro antigo de Salvador é considerado patrimônio cultural desde 1985. "Salvador foi palco para a mistura das culturas europeias, africanas e ameríndias. Ao longo dos séculos, conseguiu preservar muitos de seus maravilhosos edifícios históricos. Uma característica especial do centro antigo da capital baiana é o casario colorido", explica a Unesco.

Centro antigo de São Luís (MA)
O centro histórico da cidade é considerado pela entidade como um dos mais interessantes testemunhos da época da colonização das Américas. "O coração do centro antigo de São Luís remonta ao século 17, e foi ocupado por franceses e holandeses antes que os portugueses dominassem a área. O lugar preservou completamente o plano retangular original de suas ruas."

Centro de Diamantina (MG)
Com lindos casarios, vielas de pedra e igrejas, o centro histórico de Diamantina é um dos patrimônios culturais desde 1999. "O local é testemunho da época das explorações dos caçadores de diamantes no século 18 e, com seus edifícios de grande valor arquitetônico, mostra os triunfo do empreendimento cultural e artístico do homem sobre as dificuldades impostas pela natureza", ressalta a Unesco.

Centro histórico de Goiás (GO)
Terra da poetisa Cora Coralina e com acolhedoras praças e ruazinhas históricas, a Cidade de Goiás é uma pequena joia do Centro-Oeste, herança da ocupação da região nos séculos 18 e 19. Suas paisagens e história a fizeram ser classificada como Patrimônio Cultural pela Unesco em 2001. "Embora modesta, a arquitetura do centro histórico da cidade forma uma paisagem harmoniosa", diz a entidade.

Centro antigo de Olinda (PE)
O centro histórico de Olinda é um dos destinos brasileiros veteranos da lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco (está lá desde 1982). Com suas vielas pitorescas, igrejas históricas e românticos mirantes para o oceano Atlântico, a cidade pernambucana é, sem dúvida, um dos lugares mais lindos do Brasil. Ao todo, 20 igrejas barrocas, conventos e jardins que dão charme único ao local.
Ouro Preto (MG)
Está no ranking desde 1980 e, para muita gente, é a cidade histórica mais bonita do Brasil. Com seu casario imponente e igrejas históricas em um terreno cercado por lindas montanhas, esteve no centro da corrida do ouro do século 18. Suas igrejas, pontes, casarões e fontes públicas são até hoje testemunho da antiga prosperidade da cidade, repleta de obras de arte de gênios como Aleijadinho.

São Miguel das Missões (RS)
As ruínas de missões jesuíticas em terras de índios guaranis nos séculos 17 e 18 são Patrimônio Cultural desde 1983. "Parte fundamental das campanhas de evangelização, este sítios são um importante testemunho das relações culturais que se estabeleceram entre as populações indígenas da área e os missionários europeus", afirma a Unesco. A cerca de 500 km de Porto Alegre, o lugar é aberto a visitas.

Pampulha - Belo Horizonte (MG)
O Conjunto Moderno, desenhado por Oscar Niemeyer ao lado da Lagoa da Pampulha, está no centro de um projeto visionário criado nos anos 1940 na capital mineira. Este centro cultural e de lazer incluía um cassino, espaço para eventos e a Igreja São Francisco de Assis. Tem edificações que misturam, de maneira harmoniosa, arquitetura moderna, paisagismo, pinturas e esculturas, diz a Unesco.

Paisagens cariocas (RJ)
As paisagens entre as montanhas e o mar no Rio de Janeiro são, para a Unesco, um dos Patrimônios Culturais da Humanidade. "Neste espaço se destacam lugares como o Jardim Botânico, a estátua do Cristo Redentor sobre o Corcovado e as colinas ao redor da Baía de Guanabara. Tudo isso contribui para a cultura de vida ao ar livre que existe nesta cidade espetacular", elogia a entidade.

Santuário Bom Jesus de Matosinhos (MG)
O santuário, em Congonhas, tem um dos legados artísticos mais célebres de Aleijadinho -- os 12 Profetas, estátuas de pedra-sabão que se destacam no templo religioso. A decoração interna da igreja, com talha dourada, é fascinante. "As esculturas feitas por Aleijadinho são verdadeiras obras-primas marcadas por uma forma de arte barroca altamente expressiva, tocante e original", defende a Unesco.

Praça de São Francisco (SE)
A cidade de São Cristovão, na região metropolitana de Aracaju, abriga a praça, listada como Patrimônio Cultural pela Unesco desde 2010. Com uma história que remonta ao começo do século 17, é cercada por lindas edificações erguidas principalmente entre os séculos 17 e 19, como a Igreja e Convento de São Francisco e o Palácio Provincial, usado no passado como sede do governo sergipano.

Serra da Capivara (PI) 
Com mais de 120 mil hectares de cânions, grutas, falésias, o Parque da Serra da Capivara e seu entorno abrigam 1.334 sítios arqueológicos (mais de cem são abertos a turistas), pinturas de 29 mil anos, paisagens que remontam a mais de 570 milhões de anos atrás e um infindável cemitério de animais como mastodontes e tigres-dente-de-sabre. A 530 km de Teresina, o destino é um patrimônio cultural.

Mata Atlântica (SP/PR)
O Brasil tem sete destinos que estão listados como Patrimônios Naturais da Humanidade -- extremamente importantes para a natureza. Entre eles estão as áreas de reserva da Mata Atlântica entre os Estados de São Paulo e Paraná, da Serra da Jureia (SP) e até a Ilha do Mel (PR). O Parque Nacional do Superagui (PR) faz parte desta área, e abriga espécies ameaçadas de extinção, como a suçuarana.

Costa do Descobrimento (BA/ES)
A Costa do Descobrimento é outro dos patrimônios naturais. Entre a Bahia e o Espírito Santo, tem oito áreas de proteção ambiental com 112 mil hectares, incluindo os parques nacionais do Monte Pascoal e do Descobrimento. "O lugar abriga uma enorme variedade de espécies endêmicas e que apresentam um histórico evolutivo que é de grande interesse cientifíco e que deve ser conservado", avalia a Unesco.

Parque Nacional do Iguaçu (PR)
Um dos principais cartões-postais do Brasil, o parque, que abriga as famosas Cataratas do Iguaçu, é um dos patrimônios naturais. De acordo com a entidade, “exibe um dos mais impressionantes conjuntos de cachoeiras do mundo, além de abrigar diversas espécies raras e em risco de extinção de fauna e flora. A água das cataratas também contribui para o crescimento de uma densa vegetação”.

Pantanal (MT)
Com mais de 187 mil hectares, o Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal inclui o Parque Nacional do Pantanal e as Reservas de Proteção Natural de Acurizal, Penha e Dorochê. “A cabeceira dos dois principais sistemas fluviais da região, formados pelo rios Cuiabá e Paraguai, localizam-se nesta região, e a abundância e a diversidade da vegetação e da vida animal são espetaculares”, avalia a Unesco.

Amazônia Central (AM)
Com mais de 6 milhões de hectares, o Complexo de Conservação da Amazônia Central é uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade e está na lista da Unesco. Diversos animais ameaçados vivem na área, como o jacaré-açu e o peixe-boi amazônico, que é um mosaico aquático de florestas de igapós, lagos e canais. O Parque Nacional de Anavilhanas, muito visitado por turistas, faz parte do complexo.

Fernando de Noronha (PE)
O arquipélago está classificado, com a Reserva Biológica de Atol das Rocas (RN), como Patrimônio Natural da Humanidade. ?Nas águas que cercam Fernando de Noronha e o Atol das Rocas há um ambiente importantíssimo para a reprodução e alimentação de animais como tubarões, tartarugas e mamíferos marinhos. São lugares que também oferecem abrigo para diversas espécies de pássaros?, diz a Unesco.

Chapada dos Veadeiros (GO)
Na chapada e no Parque Nacional das Emas (GO), é possível ver lindas paisagens, banhar-se em cachoeiras e entrar em contato com tucanos e veados-campeiros. Pela riqueza natural, os destinos são considerados, juntos, um Patrimônio Natural da Humanidade. ?Exibem flora, fauna e habitats que caracterizam a região do Cerrado, um dos mais antigos e diversificados ecossistemas tropicais?, diz a entidade.



REFERÊNCIAS
https://pt.wikipedia.org/
imagens - internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...