Pesquisar no blog

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

ECOLOGIA DOS RIOS PARA CRIANÇA - CONCEITOS

O ser humano precisa de uma nova consciência ecológica e precisamos investir na criança para que elas façam mais do que está sendo feito hoje. Sabemos que as crianças têm a mente mais aberta para a aprendizagem. Ensinando-as a respeitar os processos naturais, iremos construir adultos conscientes, com valores engajados na conservação e no desenvolvimento sustentável. 



Nós adultos somos responsáveis pela aprendizagem e pelos exemplos que irão construir a personalizadas de nossos jovens. Por isto temos de repensar nossos atos. Cuidar do meio ambiente é, ao mesmo tempo, cuidar de nossos sonhos, nosso futuro e nossa felicidade. Faça o seu papel como cidadão do mundo e se quiser fazer mais, mas muito mais mesmo, então promova na criança a conscientização ambiental e a ecologia como ética de vida.


O ÍNDIO E O RIO
Aprendemos na escola  que a natureza se divide em três reinos;
  • Animal
  • Vegetal
  • Mineral
Que se subdividem em classes, ordens, famílias, espécies. No comecinho do primário, aprendemos a classificar o mundo entre coisas “vivas” e “não-vivas”. Uma árvore? Vivo! Um rio? Não-vivo. Não-vivo?!
Mesmo se refletíssemos, “poxa, o rio pode ser vivo”, a professora logo explicaria que “o rio faz parte do grupo dos não-vivos, pois um rio não nasce, cresce, se reproduz e morre”. Será? Na cosmologia indígena dos povos  a visão de mundo sempre foi outra. Para eles, a água no rio, a água no mar, as montanhas, o planeta, tudo isso é vivo.


AS CIDADES  E AS ENCHENTES
O que atraiu os primeiros povoamentos para perto dos rios? Água. Água para banhar, cozinhar, pescar e beber, águas para navegar, água doce protegida por floresta. Não fosse essa água, o povoado também ali não seria, nem a futura vila, ou cidade, ou metrópole
Mas por que essas áreas tão estratégicas têm sido tão descuidadas ? Água tende a fluir em uma bacia de drenagem, por corpos d’água que se encontram, rios que ficam com o leito maior cheio durante algumas estações ou menos volumosos, ocupando só o leito menor, na estiagem, fluindo até a foz. Enchente em área urbana é resultado de um século de ocupação sem visão, de uma urbanização sem planejamento. É resultado do desmatamento das matas ciliares, do microloteamento da terra, da canalização de rios e da impermeabilização do solo. É resultado, ainda, da falta de rede de saneamento, de coleta de lixo e de um sistema de drenagem.


IMPORTÂNCIA DA VEGETAÇÃO  
A floresta pulsa e a água flui. Sem a transpiração das florestas, o ciclo d’água é interrompido. Sem água, o solo não fica bom pra plantar. Sem árvore, o solo não consegue reter água. Sem mata ciliar, a erosão causa assoreamento dos leitos.  O ciclo da floresta e da água caminham juntos.
Para regularizar o regime de rios e melhorar a qualidade da água é fundamental a presença de florestas nas áreas de nascentes e margens dos rios. As florestas têm um papel importante no ciclo da água: parte da chuva é retida nas copas das árvores e parte goteja das folhas e ramos, infiltrando-se no solo e mantendo-o sadio. Também, a presença de floresta evita o assoreamento dos leitos.


ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE
A “Área de Preservação Permanente” (APP) no entorno de nascentes e olhos d'água deve possuir um raio mínimo de 50 metros. Essa é a barreira natural necessária para a conservação e saúde dos nossos recursos hídricos.

MACRÓFITAS AQUÁTICAS
As  plantas aquáticas são fontes de alimento, formam abrigos para peixes recém-nascidos, ajudam na recuperação de rios poluídos e também na purificação das águas cinzas em jardins filtrantes! Classificadas em cinco grandes grupos, encontramos as plantas aquáticas que;
  1.  Flutuantes - flutuam livremente (ex: aguapé); 
  2. Com folhas flutuantes - as que ficam presas lá no fundo mas suas folhas boiam na superfície (ex: vitória-régia); 
  3. Submersas livres - as que nadam submersas livremente (ex: utriculária); 
  4. Submersas enraizadas - as que ficam presas pela raiz lá embaixo (ex: cabomba); 
  5. Emersas - e as que mesmo enraizadas crescem para fora d'água (ex: junco).

RECUPERAÇÃO DE NASCENTES
Nascentes secas podem voltar a brotar água. Por serem áreas de preservação permanente, eis alguns passos devemos tomar:
  • lei: isolar o entorno com um raio mínimo de 50m dos olhos d’água;
  • lei: é proibida a criação de gados nessa área. o pisoteio do gado compacta o solo e causa também assoreamento;
  • o último arame liso deve ser colocado a 70cm do chão para permitir o vaivém de animais silvestres;
  • dentro da área cercada mas não acima do olho d’água, pode se reflorestar com 30 a 100 árvores de espécies nativas para aumentar a infiltração da água da chuva no solo e segurar a terra;
  • se ali foi por erro usado como área de pastagem ou cultivo, substituir toda pastagem por mata nativa;
  • tirar entulhos, lixo ou qualquer despejo de esgoto de áreas de nascentes.

EROSÃO
A vegetação ajuda de várias formas a evitar o desgaste, a dissolução ou a remoção do solo ou rochas, com perdas significativas de camadas de superfície terrestre.
Para começar, as raízes das plantas fixas no solo, além de absorver umidade, seguram a terra mais firme. O solo com área coberta por vegetação é naturalmente mais poroso e consegue manter suas partículas juntas, impedindo que sejam facilmente levadas pela água. E as copas das árvores também têm um papel fundamental: elas reduzem a força do vento, diminuem a velocidade das gotas da chuva e o impacto tanto do excesso de água quanto de vento no solo. As ações humanas (como o desmatamento) podem acelerar o processo de erosão.


LIMNOLOGIA
Limnólogos estudam “as reações funcionais e produtividade das comunidades bióticas de lagos, rios, reservatórios e região costeira em relação aos parâmetros físicos, químicos e bióticos ambientais”. 
Ou seja, têm importante papel no monitoramento e recuperação das nossas águas, no controle da poluição e eutrofização de rios e reservatórios, da qualidade da água para consumo humano.


ÁGUA RESIDUAL
Se os esgotos domésticos, agrícolas e industriais forem descartados sem tratamento, temos um problema.
Mas se devidamente tratados, podemos ganhar muito com isso. Além de evitarmos ondas de epidemias e preservar o meio-ambiente, a gestão de dejetos poupa gastos perdidos em hospitais com tratamento de doenças primárias da população e retorna em melhores indicadores de saúde pública.


A RELAÇÃO DAS FLORESTAS
A inter-conexões físicas e funcionais de uma floresta
A floresta é grande e complexo organismo e não como uma coleção de árvores e animais.


NEM TODA ÁGUA DE RIO VAI PRO MAR
Às vezes, a drenagem das águas de uma bacia hidrográfica vai para um lago ou mar fechado, ou fica aprisionada por uma cadeia de montanhas, sem saída superficial por outros rios até o mar.
Quando isso acontece temos uma bacia endorreica, uma drenagem interna. Este tipo de bacia hidrográfica é mais comum em regiões quentes e desérticas.


O PROBLEMA DA BARRAGEM PARA A PIRACEMA
Durante a cheia, algumas espécies de peixes migram nadando contra a corrente até as cabeceiras dos rios para desovar (piracema). 
Durante esse percurso exaustivo é intensificada a produção de hormônios. Ao chegar na cabeceira,  as fêmeas liberam ovos na água e os machos derramam o sêmen para acontecer a fecundação. Esses ovos fecundados são então levados pela correnteza até eclodirem em larvas que chegariam naturalmente em várzeas e lagoas marginais para se desenvolverem. Só que com as barragens em rios, o caminho natural dessa luta pela vida tem obstáculos tanto para os peixes adultos que têm dificuldades para subir “escadarias” para chegar à cabeceira, quanto para os filhotes que ficam em situação desprotegida e morrem antes de chegar até as áreas de várzea.


IMPORTÂNCIA DA VEGETAÇÃO DO CERRADO BRASILEIRO
O Cerrado é comumente chamado de " berço das águas" ou "caixa d'água". Matava a sede do Brasil. Agora, ele precisa de proteção para garantir o abastecimento do país. 
A água que fica armazenada no solo poroso do Cerrado abastece 12 regiões hidrográficas brasileiras. Com o acelerado processo de desmatamento do bioma desde a década de 1970, 50% da vegetação original desapareceu e os níveis da água subterrânea em aquíferos e lençol freático diminuíram demais. “O Cerrado é como uma floresta ao contrário, as raízes são profundas, maiores que as copas. Elas são responsáveis por absorver a água da chuva e depositá-la em reservas subterrâneas, os aquíferos”. Com a substituição da vegetação nativa por pasto para gado  e plantação de soja , os aquíferos não receberam água e deixaram de abastecer diversas nascentes.


URBANIZAÇÃO
O desenvolvimento e a urbanização sempre trás grandes problemas para o meio natural. As vezes, o homem deixa de lado o que a natureza nos ensina.
A engenharia da natureza é supereficiente e insubstituível.  Mangues e pântanos estão, neste momento, filtrando muita água; várzeas evitando o assoreamento de rios e enchentes; lagos armazenando toneladas de água; bacias hidrográficas drenando, recarregando aquíferos e criando caminhos para a água ir com o fluxo por causa do declive natural; todos os efluentes correndo rio abaixo e se unindo com uma rede inteira; o mar; o planeta azul. Por bilhões de anos, a água da Terra segue em constante movimento, tanto na superfície, nos rios e mares, como abaixo, nos lençóis freáticos, como no ar, nas nuvens na atmosfera. Governos têm aproveitado mal essa infraestrutura natural.

CONTAMINAÇÃO LENÇOL FREÁTICO
Lençol freático é a água subterrânea, isto é, a água doce que fica debaixo da terra e é responsável por abastecer nosso rios. Temos de preocupar com a poluição,muita sujeira é descarregada de várias maneiras para esses bolsões de água.
No meio rural, pesticidas e fertilizantes químicos da agricultura, resíduos gerados pela pecuária e resíduos da mineração são as ameaças. No meio urbano, falta de saneamento e lixões irregulares também podem contaminar os lençóis freáticos.


ASSOREAMENTO
Quando leitos de rios, igarapés e áreas de nascente perdem matas ciliares, além de receberem toda contaminação e poluição, sofrem com o processo de erosão e assoreamento:
A chuva lava a área do solo desmatado e leva areia, terra, lixo e detritos para o leito do corpo d'água. Com o tempo, isso leva à seca. O assoreamento acontece em áreas de preservação alteradas por consequência de atividade humana. As matas ciliares ao redor de corpos d'água são de proteção permanente exatamente porque a cobertura vegetal impede o processo de erosão. Quando leitos de rios, córregos, lagos, lagoas e áreas de nascente perdem suas matas ciliares em desmatamento ilegal, o processo de assoreamento é inevitável. A erosão das terras degradadas transfere sedimentos das partes mais elevadas para as áreas mais baixas. Pior, com a falta de matas ciliares, as águas da chuva levam também resíduos de agrotóxicos e fertilizantes aplicados nas proximidades, além de muito lixo, entulho e detritos para os leitos de rios. O assoreamento pode secar um curso hídrico.


EUTROFIZAÇÃO
A eutrofização é um processo normalmente de origem antrópica (provocado pelo homem), ou raramente de ordem natural. Ela aumenta o crescimento excessivo de plantas aquáticas, para níveis que afete a utilização normal e desejável da água.
Fertilizantes, detergentes, esgotos lançados sem tratamento em corpos d'água provocam aumento de nutrientes e proliferação de algas microscópicas na camada superficial da água. Como uma cortina espessa de algas, elas dificultam a entrada de luz do sol e impedem a fotossíntese. Aumenta o número de bactérias decompositoras e começa a faltar oxigênio na água, causando a morte de peixes e organismos aeróbicos. A eutrofização destrói a fauna e a flora de rios, lagos, represas e açudes, transformando-os em esgotos.


MICROBACIAS
´E uma área geográfica de captação de água (de chuva), composta por pequenos canais de confluência e delimitada por divisores naturais.
Mananciais, áreas que produzem água. Quando estão bem, jorram. Quando não, definham até secar. Para melhorar a qualidade e aumentar a quantidade de água de um manancial, é preciso proteger as microbacias. Acontece que as microbacias estão degradadas. E acontece também que prefeituras devem protegê-las. O que a/o prefeita/o e vereadores de seu município falam sobre isso? Como vão resolver o problema de contaminação da água e recuperação de mananciais?


DESPERDÍCIO
Índice de perdas de água por meio de vazamentos e fraudes gira em torno de: a cada 1000 litros de água tratada, mais de 300 litros são perdidos.
Tubulações velhas, concessionárias de gás e energia atropelando e danificando tubos enferrujados embaixo da terra, vazamento de muita água tratada e boa para consumo humano.  Ah! Não esqueça o desperdício em nossas residências. Não deixe sua torneira pingando, nada de escovar os dentes com a torneira aberta. Ao limpar o terreiro e passeio use a vassoura comum e não esguicho de água., Lembre-se quando menos sujar menos água vai gastar.


VOCÊ SABIA?






Referências bibliograficas
https://agua-sua-linda.tumblr.com/
Código Florestal Brasileiro
Agência Nacional de Águas

Um comentário:

  1. Amei o texto e as imagens. Vou trabalhar com minhas crianças do 5º ano num projeto ambiental.
    Meus parabéns! prof, continue nos privilegiando com seus excelentes artigos. O mundo precisa de mais pessoas como você.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...