Pesquisar no blog

domingo, 20 de agosto de 2017

ANIMAIS CLEPTOMANÍACOS - ARTE DE ROUBAR PARA VIVER

Roubar não é legal e todo mundo sabe disso. No entanto, por incrível que pareça, isso não impede muitos animais de roubarem diariamente. Principalmente o homem. Os personagens Zé Colmeia e seu fiel escudeiro, Catatau criados por - HannaBarbera- vivem arquitetando bugigangas e planos para roubar as cestas de piquenique dos visitantes distraídos do parque.


Mas se você acha que roubo é um defeito do ser humano? Esta enganado. O mundo animal está cheio de ladrõezinhos profissionais. Os cleptomaníacos da natureza têm tendências a levar uma vida de crime. Diversas espécies de animais possuem esse tipo de comportamento, principalmente para comer. Só que, para conseguir isso, alguns apresentam características de muita habilidade, destreza e estratégia. Se em algum momento você teve um sanduíche ou um petisco roubado por um pássaro durante um piquenique, por exemplo, você já foi vítima dessa conduta.

ABELHA
Em geral, a relação entre abelhas e plantas é benéfica para ambos os lados: as abelhas se alimentam do néctar e, em contrapartida, ajudam no processo de polinização. No entanto, algumas abelhas que não conseguem alcançar o néctar aprenderam a cavar buracos na lateral das plantas, roubando o alimento que precisam mas sem ajudar na reprodução das plantinhas.

BALEIA
Deve ser difícil ser discreto quando se pesa meia tonelada, mas as baleias cachalote usam toda sua habilidade para se aproximar de barcos pesqueiros sem serem notadas e roubarem as pescas dos pescadores quando as redes estão cheias. Claro, você também pode argumentar que o ladrão ali, na verdade, é o homem.

HIENA
Caçar pra quê? Hienas preferem viajar em bandos muito bem organizados: quando avistam a caça de algum outro bicho qualquer, usam sua superioridade numérica para afastar o predador da presa e ficar com a refeição para elas. Espertas, não

MANDRIÃO
Grupos de mandriões são os legítimos valentões. Cercam grupos de pássaros menores e os forçam a entregar qualquer comida que tenham. Algumas vezes, elas até mesmo assustam as aves até que elas vomitem o conteúdo de seus estômagos.

ESQUILOS
Esquilos são o terror dos jardineiros. Eles usam toda a sua inteligência para conseguir frutas, flores, castanhas e qualquer outra coisa que possam chamar de comida.

CORUJA- BURAQUEIRA
Imagina você construir uma casa com todo carinho e, de repente, chegar alguém dizendo que ou você deixa a toca pra ela, ou você morre. É isso que a coruja-buraqueira faz com os cães-da-pradaria.

GAIVOTA
Os larídeos são uma família de aves marinhas em que se classificam, por exemplo, as gaivotas. No entanto, eles também são conhecidos como piratas do litoral. Como elas não podem mergulhar para pescar, elas esperam outras espécies aparecem com comida na superfície para roubarem delas. Uma das vítimas preferidas dessa turma são os pelicanos.

PICA-PICA
Essa espécie de ave conhecida como pica pica adora surrupiar. Não importa o quê: os roubos vão desde cigarros, isqueiros e biscoitos a velas e joias. Tudo isso vai parar no fundo dos ninhos desses pequenos ladrões.

MOSCA-ESCORPIÃO
O ritual de acasalamento das moscas-escorpião envolve o macho presenteando a fêmea com alguma comida. Só que, em vez de caçar seu próprio presente, muitos deles preferem tirar um inseto morto da teia de alguma aranha distraída.

GRALHA
Parentes próximos das pica pica, as gralhas também têm tendência a uma vida de crimes. Elas roubam comida de outras aves ou de membros da própria espécie.

MACACO
Espécie popular no sudeste asiático, os macacos reso são tão adaptados a conviver com humanos que já aprenderam onde as pessoas gostam de levar comida e costumam roubar bolsas e mochilas. Algumas vezes, eles roubam até mesmo objetos sem importância para eles, como óculos e câmeras, pois sabem que podem cobrar o resgate em frutas e biscoitos. Também é comum que eles invadam casas em busca de guloseimas.

POLVO
Considerado um dos bichos mais inteligentes de todos os mares, o polvo é também conhecido por conseguir escapar de tanques e andar livremente pelos corredores dos aquários em busca de caranguejos, peixes e outras guloseimas para roubar.

RAPOSA-POLAR
É preciso se virar para sobreviver nas terras frias do Ártico. A raposa-polar sabe bem disso e adota táticas extremas para passar por períodos de escassez de comida. Seu pelo, branco no inverno e marrom no verão, permite que ela se camufle bem em qualquer época do ano e consigo roubar ovos de dentro de ninhos bem debaixo dos olhos da ave mãe.

GUAXINIM
Também conhecido como mão pelada, é parente do quati brasileiro e é um ótimo ladrãozinho. Usa estratégias mirabolantes para conseguir o produto do roubo.

GRILO D'ÁGUA
A espécie Velia caprai, conhecida em inglês como water cricket, pratica o chamado “cleptoparasitismo em grupo”. Quando um deles rouba uma presa que é grande ou pesada demais para ser transportada, os outros membros da “quadrilha” o ajudam com a recompensa de poderem comer o alimento tomado.


ARANHAS DO GÊNERO ARGYRODES

As espécies de aranhas desse gênero costumam ser ladras desagradáveis, mesmo que as vítimas se enganem por um momento. Isso acontece porque elas invadem as teias alheias para comer as presas capturadas e tomam conta de tudo. No início, elas fazem praticamente uma limpeza na rede das outras aranhas porque acabam com todos os restos de insetos ali presentes, tirando o que poderia se tornar lixo. O conceito de “boa companheira”, no caso, termina quando essas aranhas resolvem comer a própria dona da teia que invadiram.


PINGUIM-DE-BARBICHA

Essa espécie de pinguim é um exemplo de cleptoparasita que não rouba alimento, mas sim materiais de abrigo encontrados por outros animais. Uma de suas características é justamente a marca que lembra uma barbicha. Ela o deixa com uma aparência ainda mais amigável e acima de qualquer suspeita. Ele não tem uma cara simpática? Pode até ter, mas a verdade é que se trata de um “ladrãozinho” esperto.


Escrevendo este post foi inevitável não pensar na política brasileira, associando esses animais a alguns políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...