Pesquisar no blog

terça-feira, 29 de agosto de 2017

13 MIL KM EM BUSCA DE SEXO


Algumas espécies não medem esforços para transmitir seus genes. Este pássaro chega a voar mais de 13 mil km em busca de sexo. Praticamente não dormem durante a época mais fértil das fêmeas. Pode ficar 95% do tempo ativo em um período de três semanas.



O pilrito-peitoral (Calidris melanotos) é uma delas: 
Segundo um estudo realizado por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha, os machos da espécie chegam a voar até 13 mil quilômetros para poder acasalar. A espécie é polígamo e, os machos, em particular, passam a segunda metade da vida em busca de femeas com quem acasalar. Assim que conseguem o que querem, partem em busca de uma nova parceira. Esse comportamento faz com que as fêmeas sejam bastante disputadas e se tornem seletivas, e que os machos migrem para lugares diferentes em busca de outras aves disponíveis. Pouco se sabia sobre a movimentação da espécie, até que os pesquisadores do IMP decidiram usar telemetria de satélite para rastrear seus movimentos migratórios.
Na pesquisa publicada no periódico Nature, os cientistas revelam que, em média, um Calidris melanotos viaja cerca de três mil quilômetros em busca de uma fêmea com quem acasalar. Um dos pássaros, no entanto, chegou a voar mais de 13 mil quilômetros, passando por cerca de 23 lugares, em busca de uma parceira em potencial. Como aponta o El País, esse não é o único comportamento peculiar dos machos dessa espécie. Ao analisar 149 espécimes em 2012, os mesmos pesquisadores descobriram que os machos praticamente não dormem durante a época mais fértil das fêmeas. Um deles chegou, inclusive, a ficar 95% do tempo ativo em um período de três semanas.  Observou-se que os machos mais ativos tinham mais chances de acasalar e de fato tiveram mais filhotes. No entanto, essa migração desenfreada faz com que, em vez de se manter, a espécie ganhe variações e não consiga se adaptar ao seu ambiente original.
Conhecido no Brasil como  Maçarico-de-colete wikiaves.

Referência bibliográfica

http://revistagalileu.globo.com.br
http://www.wikiaves.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...