Pesquisar no blog

sábado, 1 de julho de 2017

O QUE É HIBERNAÇÃO

Os animais apresentam diversos mecanismos que permitem a sua sobrevivência em condições desfavoráveis. Um desses mecanismos é a hibernação, uma forma de proteção contra o frio e a pouca disponibilidade de alimento.




A hibernação é um processo que se caracteriza pela redução das atividades metabólicas e o estabelecimento de um estado letárgico. Durante a hibernação, os animais ficam como se estivessem inativos, mergulhados em um sono profundo e com os batimentos cardíacos reduzidos, assim como a temperatura, que fica em torno de 5ºC. É realizada, na maioria das vezes, por mamíferos de pequeno porte, tais como hamsters, esquilos e morcegos. Apesar de os ursos serem sempre apontados como animais hibernantes, muitos autores não consideram essa afirmação correta. A temperatura corpórea dos ursos abaixa relativamente pouco, diferentemente de outros animais que, durante a hibernação, possuem suas temperaturas próximas ao valor do ambiente. O fenômeno da hibernação ocorre com maior frequência nas regiões frias do planeta, onde os invernos são extremamente rigorosos. Com a chegada dessa estação, além da queda acentuada de temperatura, observa-se uma redução na quantidade de alimentos, o que representa uma ameaça à sobrevivência de várias espécies. Diante dos riscos do inverno, os animais começam a se preparar para enfrentar essa estação.

A hibernação pode ser dividida em três fases básicas:
  1. Pré-hibernação: Durante essa etapa, o animal prepara-se para a fase de dormência, comendo muito ou então estocando alimento. O aumento de peso é importante para armazenar lipídios, que depois serão queimados pelo corpo para obtenção de energia.
  2. Ingresso na hibernação: Esse período caracteriza-se pela hibernação propriamente dita. Nela, o animal reduz seu metabolismo, batimentos cardíacos, temperatura e até mesmo sua respiração. Durante essa fase, ocorre a queima de gordura.
  3. Despertar da hibernação: Nessa fase, o animal hibernante precisa retornar suas atividades metabólicas, voltar a respirar normalmente e aumentar sua temperatura e seus batimentos. Para isso, ele começa a queimar um grupo especial de gordura, a chamada gordura marrom, que é amplamente encontrada nesses animais. 
Com a redução das atividades, os animais hibernantes são capazes de realizar uma grande economia de energia. Na primavera, os animais hibernantes saem do sono profundo e retomam suas atividades metabólicas. Para conseguir retornar ao estado normal, os animais conseguem energia por meio da oxidação de gordura marrom. 

Por que a hibernação é importante?

A hibernação é um importante exemplo da capacidade que os seres vivos possuem de alterar o funcionamento de seu organismo para sobreviver em situações de extremo estresse. Sem essa capacidade, provavelmente, muitas espécies não teriam se estabelecido em ambientes inóspitos. Acontece no inverno, um período em que a temperatura é muito baixa e o alimento torna-se escasso. A realização desse processo nesse período é importante para proteger o animal do frio e também para evitar que ele sinta fome e tenha que competir com outros animais por comida. Com a hibernação, ele passa a fase de inverno gastando sua energia acumulada, não precisando sair nem mesmo do seu abrigo.
 
VOCÊ SABIA?
Embora pouca gente saiba, muitos animais que vivem em regiões desertas, quentes e secas também entram num sono profundo para se defender das agressões da natureza. É o caso dos caracóis e de alguns tipos de sapos e peixes, como a piramboia, que chegam a se enterrar na lama quando os rios em que vivem começam a secar. Nesses casos, no entanto, o fenômeno recebe outro nome: estivação.






Referência:
http://escolakids.uol.com.br/o-que-e-hibernacao.htm
http://mundoestranho.abril.com.br/mundo-animal/quais-animais-hibernam-por-que/
http://brasilescola.uol.com.br/biologia/hibernacao.htm 

http://www.brasil.discovery.uol.com.br/animal-planet/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...