Pesquisar no blog

segunda-feira, 26 de junho de 2017

QUANDO O ASSUNTO É SONO

Sua mãe acha que você está dormindo muito? E você, ao contrário, acha que merece passar mais algumas horas na cama? Em termos de sono, tudo é relativo neste nosso reino animal. Veja algumas curiosidades sobre o assunto:



Todos nós conhecemos relativamente bem os animais, suas aparências, qual seus habitats e o que comem. Porém, uma informação que pouca gente sabe é como eles dormem. Vários bichos possuem um sono muito peculiar, às vezes de um jeito que jamais imaginamos. A seguir, confira como esses animais caem no sono: 


As girafas fazem parte do time dos animais que dormem em pé. Isso mesmo, o animal descansa dessa maneira pois precisa ficar preparado para fuga, em caso de ameaça. Seu sono é de apenas duas horas diárias, divididos em cochilos de 20 minutos. O mais curto entre todos os mamíferos. 


Os cavalos também dormem em pé a maior parte do tempo, mas repousam um pouco mais: cerca de três horas por dia. 


As zebras dormem em pé pelo mesmo motivo: evitar ataques. Esses animais conseguem dormir dessa maneira porque possuem ligamentos especiais nas pernas, que fixam as articulações e impedem os bichos de "desmontarem" durante o sono. 

Peixes Como não possuem pálpebras, os peixes dormem de olhos abertos. Dá para perceber seu estado de sono se observarmos atentamente, já que ficam quase imóveis quando atingem tal condição. 

Macacos japoneses Esses animaizinhos têm um sono admirável aos olhos humanos, pois dormem abraçados uns aos outros. Eles fazem isso para suportar melhor o frio. 

Gatos O curioso no sono dos felinos é a quantidade de horas que eles dormem. Em média, são 16 horas de sono diárias, ou 2/3 de um dia. Se o bichano viver 18 anos, terá ficado acordado apenas seis anos. 

Os golfinhos dormem com apenas um olho fechado. O outro fica aberto para se protegerem de possíveis predadores. 

Patos mallards Só dormem agrupados. Dois patos ficam na extremidade do grupo, de vigilância. Assim, proporcionam um descanso profundo para o resto do bando. 

Lontras Para não se perderem umas das outras, as lontras dormem de mãos dadas, proporcionando uma cena bem bonitinha. 

Coalas Esses bichinhos dormem nos eucaliptos, de onde raramente saem. Estão entre os que mais dormem, repousando de 18 a 22 horas por dia. 

Crocodilos Pesquisas recentes mostraram que os crocodilos também podem dormir com um olho aberto e outro fechado. Só assim se sentem protegidos de qualquer ameaça. 

Como os crocodilos, os voadores também possuem a habilidade de dormir com um olho aberto. Os pássaros conseguem fazer um descanso unilateral, mantendo uma parte do cérebro atenta a possíveis predadores. 

Baleias cachalote Essas baleias dormem de forma vertical, ou seja, "em pé". O sono desses enormes mamíferos é uma visão bela e única. 

Os elefantes não dormem todos os dias e chegam a ficar dois dias em claro. Quando repousam, o fazem por cerca de apenas duas horas. 

Os leões sempre procuram uma sombra pra dormir e "capotam", geralmente após se alimentaram. Quando pegam no sono, descansam por cerca de 20 horas. Eles não se preocupam com vigilância, afinal, quem vai ousar mexer com o rei da selva?

Os cachorros adormecem com extrema facilidade, mas acordam rapidamente quando ouvem passos ou latidos nas redondezas.

O 'despertador natural' que permite que algumas pessoas acordem na hora que precisam levantar é causado por uma explosão do adrenocorticotropina, hormônio que também causa o estresse. Dizem os especialistas que, mesmo em repouso absoluto, o cérebro permanece com preocupações. Ou seja, nem dormindo a gente tem sossego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...