Pesquisar no blog

sexta-feira, 31 de março de 2017

DESCOBERTAS NOVAS RESERVAS DE LÍTIO NO JEQUITINHONHA


Estudo mostra que potencial do Brasil pode ser 20 vezes maior que o atual. Nos últimos anos o lítio tornou-se um importante mineral para amplos setores da economia. Com a crescente utilização na indústria eletroeletrônica, como produção de baterias automotivas, telefonia móvel, entre outros, o lítio ganhou status de mineral estratégico para a economia mundial.



Um estudo da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) do Serviço Geológico do Brasil divulgado nessa quinta-feira (30) revelou novas reservas de lítio no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, com alto potencial de exploração econômica. A pesquisa, que começou em 2012, mapeou todas as reservas do metal no país. Foram localizados 45 depósitos de lítio associado a pegmatito (espécie de rochas), na maior parte em território mineiro. Os pesquisadores também analisaram locais já conhecidos e “mineralizados”, e verificaram que há potencial para ampliar a atividade econômica também nessas regiões. A extração é feita pela Companhia Brasileira de Lítio para utilização na indústria de vidro e cerâmica. Ainda faltam investimentos em tecnologia para aproveitar o recurso na produção de baterias ou medicamentos, por exemplo. O metal, que é chamado de “petróleo branco”, tem custo de cerca de US$ 30 mil a tonelada, mas esse valor tende a subir com a demanda. A demanda por esse metal para a produção de itens de alta tecnologia tem aumentado, mesmo com a crise econômica global. “O lítio vai sair da coxia e se apresentar em palco principal. O metal é altamente procurado pela sua aplicação em baterias. 

O MINERAL
O lítio (grego lithos, pedra ) é um elemento químico de símbolo Li, número atómico 3 e massa atómica 7 u, contendo na sua estrutura três prótons e três elétrons. Na tabela periódica dos elementos químicos, pertencente ao grupo (ou família) 1 (anteriormente chamado 1A), entre os elementos alcalinos. 
Na sua forma pura, é um metal macio, de coloração branco-prateada, que se oxida rapidamente no ar ou na água. É um elemento sólido porém leve.  Tem um grande poder oxidativo, é facílimo de sofrer corrosão e possui densidade igual a 0,534 gramas por centímetro cúbico. É o metal mais leve, com uma densidade aproximadamente a metade da água. Como os demais metais alcalinos, é monovalente e bastante reativo. Por esse motivo, não é encontrado livre na natureza. 

APLICAÇÕES
Devido ao seu elevado calor específico, o maior de todos os sólidos, é usado em aplicações de transferência de calor e, por causa do seu elevado potencial eletroquímico é usado como um ânodo adequado para as baterias elétricas.  O lítio é um componente comum nas ligas metálicas de alumínio, cádmio, cobre e manganês, utilizados na construção aeronáutica, e está sendo empregado com êxito na fabricação de cerâmicas e lentes, como a do telescópio Refletor Hale de 5,0 metros de diâmetro de "Monte Palomar".
  • Aplicações militares - como aditivos energéticos nos propelentes dos foguetes. nas bombas de hidrogênio e bomba atômica.
  • Cerâmicas e vidrarias - é um dos materiais para a fabricação de acessórios de cozinha. 
  • Graxas lubrificadas - capacidade de engrossar os óleos e, por isso, é um lubrificante muito útil na indústria, em especial sob altas temperaturas.
  • Indústria Elétrica e Eletrônica - componente importante do eletrólito e um dos eletrodos nas baterias.
  • Indústria Nuclear - como um absorvedor de nêutrons nas fusões nucleares. Ganhou interesse na produção de fluido refrigerante nos reatores nucleares.
  • Medicamentos - utilizado no tratamento do transtorno bipolar e auxiliar para casos de diagnósticos relacionados como transtorno esquizoafetivo e depressão. utilizado por seus efeitos reguladores de humor, antimaníaco e, secundariamente, antidepressivo nervosa.
  • Metalurgia - utilizado como um fundente para a solda ou para brasagem.
  • Purificação do ar - remover o dióxido de carbono, sendo um bom depurante do ar.
  • Óptica - material limpo e translúcido utilizado pelos técnicos de óptica para transmitir os raios infravermelhos e ultravioletas.
  • Química - produção de polímeros e na química fina.


Referências
http://www.otempo.com.br/capa/economia/descobertas-novas-reservas-de-l%C3%ADtio-no-jequitinhonha-1.1454425
https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADtio
http://www.cprm.gov.br/publique/Noticias/Servico-Geologico-do-Brasil-inicia-pesquisas-sobre-potencialidade-do-litio-no-Brasil-2156.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...