Pesquisar no blog

segunda-feira, 27 de março de 2017

50 TONS DO MUNDO



O mundo nos presenteia com muitas cores, não importa o lugar que estamos. Sejam elas através de formações naturais, enormes campos de flores, águas coloridas ou pela arquitetura, as cores encantam e dão um charme todo especial aos ambientes.  Como as surrealistas paisagens das montanhas arco-íris da China.(foto).


AS CORES
A química é responsável por praticamente tudo que usamos, vemos ou os cheiros que sentimos em nosso dia a dia. No mundo das cores não é diferente. Sabemos que para a física, as cores que vemos é o resultado dos comprimentos de onda que são absorvidos pelo olho humano e a mistura das sete cores do arco-íris que é o branco. A química pode fazer “mágicas’ incríveis e uma delas é gerar as cores em ação no cotidiano de todo ser humano. A luz é produzida quando elétrons vibram, indo e voltando rapidamente entre vários níveis de energia que na eletrosfera de um átomo. Para cada salto, é emitido um fóton, que é uma luz monocromática, de comprimento de onda (cor) bem definido.  Deste fato resultam os espectros de emissão, formados por raias ou bandas coloridas, que servem inclusive, para identificar o átomo emissor da luz. Em temperaturas elevadas átomos com muitos elétrons emitem tantas raias que o espectro se torna contínuo e a presença simultânea de todas as cores se traduz na cor branca.
  • Um objeto é branco quando reflete todas as cores.
  • Um objeto é preto quando absorve todas as cores. 
  • Um objeto é vermelho quando reflete a cor vermelha e absorve as demais cores.
Muitos podem pensar que a cor é resultado apenas da física, porém é necessário muito mais que isso. Para existirem, as cores dependem também das composições químicas e substâncias. As cores da química, ou melhor, a química das cores: é como uma mágica, são diversos elementos diferentes, que quando combinados dão o tom e a alegria de viver neste nosso mundo. Muitas cores se repetem bastante na natureza: verde, azul e marrom. Mais raras são paisagens com vermelho, púrpura, rosa - ou tudo junto.

Fly Geyser, Nevada
A atração turística pouco conhecida até mesmo para os habitantes de Nevada, por estar dentro de uma propriedade privada, tem cerca de 3,7 metros de altura e foi criado acidentalmente após a perfuração de um poço, em 1916. A água subterrânea aquecida encontrou um ponto fraco nas paredes e começou a escapar para a superfície. 

 Floresta Negra, na Alemanha
Como parte de uma cadeia de montanhas, essa floresta é composta por pinheiros, trilhas de ciclismo e caminhada. A área verde de tons escuros serviu de inspiração para contos dos Irmãos Grimm.

 Daigo-ji, Kyoto, Japão 
Parece uma pintura, mas não é. O templo budista é composto por um tangô e um pagode de cinco andares. A paisagem vermelha e laranja só ajuda a tornar o local ainda mais bonito. 

Campos de lavanda, Provence, França
O sudeste da França é muito conhecido pelos campos geométricos de lavanda, que florescem no final de junho e início de julho.

Reed Flute Cave, Guilin, China
 Com mais de 180 milhões de anos, esta caverna de calcário natural na China tem inscrições muito antigas nas paredes e ganhou iluminação colorida mais recentemente, o que a tornou uma grande atração turística.

  Dallol, Etiópia

Essa paisagem que mais parece um terreno alienígena é formada por sal Mioceno e atividade hidrotermal. “Dallol” ou “dissolução” refere-se às lagoas verdes ácidas, compostas por enxofre e depósitos de oxido de ferro.
 
 Miracle Garden, Dubai  
O “maior jardim de flores naturais do mundo” contém mais de 47 milhões de flores, espalhadas em quase 7 mil m². 

Kliluk Spotted Lake, Canadá 
Esse lago possui uma das maiores concentrações de sulfato de magnésio, cálcio e sulfatos de sódio do mundo. Assim que a água evapora no verão, formam-se poças com a cor exótica.

Keukenhof Park, Lisse, Holanda
Também chamado de “Jardim da Europa”, esse parque de 80 hectares é composto por mais de 7 milhões de bolbos de flores.

Guilin Rice Terraces, Longji - China
Próximo ao Vietnã, os campos de arroz em Longji, chamados de “A Espinha do Dragão”, cobrem uma área de quase 20 mil hectares e sobem a uma altura de 3.600 pés. Sua cor varia de acordo com a estação do ano.

Lago Five Flower, Vale Jiuzhaigou - China
parque nacional e de reserva florestal com águas bem azuis, verdes e turquesas, por conta de um escoamento glacial e diferentes concentrações de carbonato de cálcio.

Montanhas Arco-Íris, Gansu - China
Onde há 24 milhões de anos pedras e minerais de cor vibrante se formaram, criando uma espécie de "vale de montanhas ". Essa região se formou com o mesmo movimento de placas tectônicas que deu origem aos Himalaias. A região tem mais de 10 Km² quadrados e fica perto da cidade de Zhangye.

 A Grande Fonte Prismática,Yellowstone- USA
Uma fonte natural de água quente com cerca de 110m de diâmetro. O espectro de cores vai do azul profundo ao vermelho queimado. Essa coloração se originou com colônias de organismos termófilos. O matiz é determinado pelas temperaturas. O centro é mais quente, e faz com que as bactérias fiquem estéreis e a água tenha um azul mais escuro.

Aurora Boreal,  Reykjanes - Islândia
Capaz de produzir todo o espectro do arco íris - rosa suave, vermelho, verde, amarelo, azul e violeta. As faixas de luz que dançam no céu à noite são resultado do choque de partículas.  A aura "alienígena" do local empresta um misterioso charme que atrai milhares de turistas
 
O Cerro de los Siete Colores, na província de Jujuy, Argentina.
Sua exclusiva gama de cores é o resultado de uma complexa história geológica, que inclui sedimentos marinhos, lacustres e fluviais elevados por movimentos tectônicos. A vila de Purmamarca encontra-se aos pés do Cerro, e ambos formam um dos cartões postais mais reconhecidos do noroeste da Argentina e de todo o país.
   
 Montanhas Coloridas de Vinicunca, Cusco - Peru
É umas das formações geológicas mais impressionantes da cordilheira dos Andes. Um dos atrativos mais incríveis presentes no caminho para Apu Ausangate. A montanha de Vinicunca oferece uma paisagem de sonho onde você poderá ver uma grande variedade de camelídeos. Este destino está catalogado como um dos 100 lugares no mundo que o turista deve visitar. 

CLICA E VEJA 50 TONS DE ÁGUA

Referências
http://nomadesdigitais.com
http://ensinandoquimicanageral.blogspot.com.br
http://www.soq.com.br/curiosidades/c10.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...