Pesquisar no blog

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

COMO SE FORMA O ARCO IRIS?


Dizem que sol e chuva é sinal de casamento de viúva. Mas é claro que isso é só brincadeira. Se você tiver sorte, o que pode acontecer de verdade quando o dia está ensolarado e cai uma chuvarada, é um arco-íris se formar no céu logo em seguida.

Esse arco colorido surge quando os raios de luz do Sol passam através das gotinhas de água que ficam suspensas no ar. A luz solar parece branca, mas é formada por muita cores. Ao passar pelas gotinhas e se refletir nelas, a luz se decompõe e se divide em sete cores. Aí vemos um arco com faixas nas cores violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. A ordem das cores é sempre a mesma: começando com o violeta embaixo e o vermelho na parte superior. Isso ocorre porque cada onda colorida é desviada em um ângulo um pouquinho diferente e aí elas parecem se encaixar.
Nem sempre que há sol e chuva conseguimos ver um arco-íris. É que para enxergá-lo precisamos estar exatamente entre o Sol e o local onde as partículas de água estão suspensas no céu. Além disso, para que ele se forme o Sol não pode estar muito baixo e nem muito alto. E duas pessoas olhando de lugares diferentes não veem um arco-íris da mesma maneira – as cores podem parecer mais forte ou fracas, dependendo de onde se olha.
Quando observar um arco-íris no céu, lembre-se de como ele é raro e aproveite o visual. Geralmente ele dura poucos minutos, já o caminho colorido some quando o Sol muda de posição ou quando o calor ou um vento forte dissipam a umidade do ar trazida pela chuva que passou.

LENDAS
Povos antigos se encantaram pela beleza do arco-íris e há várias lendas sobre esse fenômeno. Os gregos achavam que ele surgia quando a deusa Íris passava pelo céu e deixava um rastro colorido, transmitindo aos homens mensagens de Zeus, o deus mais poderoso. Havia também quem acreditasse ser uma ponte entre o céu e a Terra, por onde só os deuses podiam passar. Para outros, era um sinal de alegria e felicidade, que combinava com a chuvas, que traziam vida nova para as plantas depois de épocas de seca. E muita gente até hoje acredita na história mais famosa de todas: dizem que um gnomo escondeu um pote de ouro no fim do arco-íris. Quem encontrar o pote ficará rico!

FAÇA O SEU
 Você vai precisar de:

  • 1 folha de papel em branco
  • 1copo com água
  • 1 lanterna pequena e de luz branca intensa

Escolha um local com pouca claridade ou uma sala escura. Coloque o papel em frente ao copo com água. Acenda a lanterna do outro lado do copo, projetando a luz no papel. Você vai ver um arco-íris no papel.
O que acontece
O copo com água faz com a luz da lanterna exatamente o que as gotinhas de água fazem com a luz do Sol, ou seja, separa as cores da luz.

Mini chuva
Você vai precisar de:

  •   1 mangueira de água

Vá a um jardim em que seja possível ligar a mangueira a uma torneira. Fique de costas para o Sol e coloque os dedos na ponta da mangueira, para obstruir a passagem de água e formar uma névoa de gotinhas. Lance a água para o alto, a sua frente. Um arco-íris se formará no jardim.
O que acontece
Ao lançar a água, centenas de gotinhas ficam suspensa no ar. Elas recebem a luz do Sol que está atrás de você e a separam nas sete cores do arco-íris.

VOCÊ SABIA QUE....

  • O fenômeno do arco-íris foi explicado pela primeira vez pelo inglês Isaac Newton, um físico famoso que viveu entre os séculos 17 e 18?
  • Só vemos o arco-íris quando estamos de costas para o Sol?
  • Às vezes se formam arco-íris duplos? Eles aparecem encaixados um no outro.
  • Perto de cachoeiras, muitas gotículas de água ficam suspensas no ar e é possível ver arco-íris em vários horários do dia?
  • Em estudos de laboratório, cientistas já observaram 12 arco-íris se formando a partir de uma única gota de água.


referencia
recreio.uol

Um comentário:

  1. É se pegar uma mangueira de agua esguichar uma agua bem fina na frente do sol forma lindas cores imagina uma grande garoa na frente do grande sol que lindo.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...