Pesquisar no blog

domingo, 19 de janeiro de 2014

BICHOS DO BRASIL - MAMÍFEROS III- EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL

Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Ensinar a observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.





RAFA, O PEIXE BOI

- Olá meus amiguinhos! Sou rafa o peixe-boi. Na verdade, não sou peixe e muito menos sou um boi.
- Por isso a confusão entre peixe (porque vivo na água) e boi (porque é sou um mamífero).
- Olha como sou diferente! Em vez de patas tenho nadadeiras na frente. Minha cauda é achatada e larga.  Minha boca é enorme com lábios fortes e ainda possuo dentes e um bigode no focinho. Meu nariz está bem em cima do focinho, com duas grandes aberturas. Não tenho orelhas.
- Sou um mamífero grande de corpo arredondado, liso e pesado. Posso chegar a 4 metros e viver até os 60 anos.
- Gosto muito de comer capim. Sou muito preguiçoso. Durmo na água quase o dia todo. Gosto de água quentinha.
- Quando sinto falta de ar. Vou a superfície respirar. E volto para dormir.


O PEIXE-BOI da Amazônia apresenta grande importância ecológica, pois colabora para o equilíbrio do ecossistema em que vive. Como ele se alimenta de plantas aquáticas que ficam na superfície dos rios, impede que elas se proliferem, evitando o efeito chamado de “tapagem”. Isso acontece quando um crescimento excessivo de matéria orgânica cobre toda a superfície do rio, impedindo a entrada do sol, o que ocasiona a mortandade de algas e animais que vivem no fundo.


LIPE, O BOTO COR DE ROSA
- Bom dia meus amiguinhos! Sou Lipe, o boto cor de rosa. Muito alegre e peralta. Sou bonito com olhos pequeninos e um grande nariz com pelos.
- Bom dia Lipe! Você é um peixe?
- Sim. Sou um peixe... Um golfinho de água doce.
- Onde é sua casa?
- Minha casa é nos rios da Floresta Amazônica. Nas águas límpidas, gosto de nadar, pular e gritar. Faço muito barulho.
- Como assim?
- Enxergo pouco, e o eco dos meus gritinhos faz a água vibrar. Aí sei onde estou. Por isto tenho pelos no nariz.
- Legal! Lipe, meu pai falou que você é namorador.
- Diz uma lenda que nas noites do mês de junho. Uso um poder especial para sair do rio e me transformar num rapaz muito bonito.
- Você sai pelado?
- Não. Uso terno e chapéu branco, para esconder meu nariz grande. Vou todo galanteador para festa em busca de uma moça pra namorar. A convido para um passeio no fundo do rio.
- Ela morre afogada?
- Não amiguinhos? Com meu poder especial eu a protejo. Depois de namorar ela volta para sua casa.
- Você é muito esperto e corajoso.
- Obrigado. Entretanto, tenho medo dos pescadores com seus barcos e redes. Eu me enrosco nelas e não consigo respirar. O motor do barco fere meu corpo.
- Coitado! O que podemos fazer pra ajudar?
- É só não sujar as águas do rio e avisar os pescadores para não me caçar.
- Certo. Vamos avisar a todos.
- Obrigado. Agora vou embora nadar um pouco. Tchau...

Se algum dia você for passear em um rio da Amazônia e ouvir uns gritinhos, preste atenção. Pode ser o Lipe tentando agradecer por você ajudar.



ARI, A ARIRANHA

- Olá meninada! Cheguei...
- Olá. Quem é você? –
- Meus amiguinhos. Sou Ari a ariranha. Grande e rápida. Meus dentes são muito limpos, afiados e fortes.
- Minha mãe sempre fala que para ter os dentes fortes tem de escovar todos os dias. Várias vezes.
- Então continuem escovando os dentes sempre.
- Seu Ari, onde você mora?
- Moro numa toca na beira dos rios.
- O senhor gosta de tomar banho?
- Sim... Fico o dia todo nadando, brincando com meus filhos. Vamos lá ao fundo do rio e subimos. Nadamos de costas, de peito e pulamos de ponta. Fazemos muito barulho. Tomar banho é muito bom.
- É por isto que seu pé tem dedos colados? Parece pé de pato.
- Sim. Para nadar mais rápido. E minha cauda serve com leme. Sou muito rápido.
- O que você come?
- Meu prato preferido é peixe. Sempre pesco em família. Fazemos tudo juntos, somos inseparáveis. Também gosto de comer ovos e crustáceos.
- Sua pele é bonita, ela brilha.
- Minha pele é macia e sedosa. Na cor castanha, mas quando molha escurece. Tenho machas brancas no queixo, peito e na garganta.
- Amiguinhos vou embora...
- Por quê?
- Por causa dos caçadores, eles estão chegando. Gostam de tirar minha pele.
- Coitado! Por que eles fazem isto?
- Inveja. Tenho uma pele bonita e eles não.
- Tá bom. Pode ir seu Ari. Vamos ficar aqui e espantar os caçadores. Aí você corre. Tchau...


A Ariranha é uma predadora natural de seres aquáticos, auxiliando no equilíbrio ecológico do sistema! Está ameaçada de extinção. Uma das principais ameaças é a contaminação dos rios por mercúrio, muito utilizado no processo de mineração. Por causa de sua pele macia e sedosa, foram intensivamente caçadas em décadas passadas e como resultado desta caça associada à destruição de seu habitat, a ariranha encontra-se ameaçada de extinção.



ZAMIR, O BICHO PREGUIÇA

- O.. L.. Á... Crian....ça....da....
- Olá, quem é você? Está cansado?
- Eu sou Zamir o bicho pre...gui...ça...
- HÁ! HÁ! HÁ! HÁ!
- Sou muito pelu...do... Sempre fico pendu...rado nas árvores... Pareço um ma... Ca...co.
- Nossa você é mesmo preguiçoso!
- É o calor que me deixa assim. Meus pelos são grossos me faz suar muito. Por isto souuuu len...to ando mui...to deva...gar. Estou sempre cansa...do.
- Cansado, mas com cara alegre.
- Sim gosto muito de sorrir. Mas de boca fechada porque sou banguelo.
- Que unhas grandes você tem. Você não corta? Para que serve?
- Essas unhas são garras. Servem para eu subir e segurar melhor nas árvores. Para não cair lá de cima. Se eu cair ninguém vai me ajudar, pois moro sozinho.
- Senhor Zamir, o que você come?
- Gosto de folhas, brotos e frutas. Uahhhhh! Que so...no. Preciso dormir um pouco.
- Onde você dorme?
- Durmo pendurado na árvore, abraçado no galho. Gosto de dormir mui...to, mui...to
- Acorda preguiçoso! Acorda!... Parece meu pai no sofá lá de casa. Há!ha!ha!ha!ha! Onde você mora?
- Moro na floresta tropical. Lá... Naquela embaúba... Minha árvore preferida. Só desço dela uma vez por semana para ir ao banheiro.
- Você mora no mato, tem medo de que?
- Morro de medo do fogo. Sou quase cego e quando sinto o cheiro da fumaça... Tento correr... Mas não con...si...go...
- Você é mesmo engraçado. Fica pendurado na árvore, ri pra todo mundo, mas não vê ninguém. É preguiçoso. Não corta a unha nem cabelo.
- Uuuahhhhh! Que pre...gui...ça. Vou dor...mir! Boa noite crian...ça...da. Lembre-se: não coloca fogo na floresta!
- Certo... Boa noite seu Zamir...


O BICHO PREGUIÇA é um animal predado por predadores naturais presentes em seu ecossistema, tais como as onças e as harpias, porém, as preguiças também tem um outro inimigo não natural que atualmente é o seu maior risco de extinção, e este inimigo é o ser-humano. O ser-humano vem destruindo o habitat natural destes animais, incendiando-os e destruindo-os de diversas maneiras, e além da destruição do habitat, as preguiças também sofrem de outra ação do homem, que é o tráfico. As preguiças são apreciadas por várias pessoas como "Bichinho de estimação", sendo bastante procuradas em comércios, tais como feiras para a compra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...