Pesquisar no blog

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

BICHOS DO BRASIL - MAMÍFEROS II- EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL

Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Ensinar a observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.




LEO, O MICO-LEÃO-DOURADO
- Turminha, deixe-me apresentar. Sou Leo, o mico-leão-dourado. Um lindo macaquinho com pelagem ruiva e dourada, suave e sedosa. Tenho uma juba em torno da cabeça. Pareço um leão.
- Minha casa é na Mata Atlântica. Nas montanhas entre os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Gosto de viver em família grande.
- A devastação da mata quase acabou com toda minha família. Apesar de sermos pequenos, precisamos muito de espaço para viver.
- Meu prato predileto é fruta, mas também gosto de seiva, flores e insetos.
- Sou um animal diurno. Durante o dia fico nas árvores passeando e alimentado junto com toda a turma. A noite vou dormir nos buracos dos troncos.
- Socorro amiguinho! Estamos sendo destruídos. O tráfico de animais silvestres e as cidades estão acabando com minha espécie.
- Querem me ajudar? Fala para os caçadores irem embora. Fala para os homens não mais desmatar nossa floresta, pois ela é minha casa. Só assim amiguinho, vamos viver feliz e saltitante pelas matas!


A devastação da Mata Atlântica quase exterminou a população de MICOS-LEÕES-DOURADOS. Originalmente, a espécie era encontrada em todo o litoral Fluminense, chegando até o Espírito Santo. Com a intensa ocupação da zona costeira no estado, acompanhada de extração de madeira e atividades agropecuárias, e a consequente destruição da mata, os micos estão agora confinados a cerca de 20 fragmentos florestais.




XICO, O MONO-CARVOEIRO

- Oi amiguinho! Sou Xico o macaco mono-carvoeiro. O maior primata do continente americano. Somente existo e vivo na mata atlântica.
- Alguns me chamam de muriqui, que em tupi guarani significa "gente tranquila".
- Sou muito gentil, meu pelo é bege espesso e macio, com anel de mais escuros ao redor da cara.
- Tenho cauda, pernas e braços longos que me ajudam na hora de ficar pendurado e balançando nos galhos das árvores.
- Meu alimento preferido é frutas e nozes, mas gosto de sementes, folhas, aranhas e ovos de pássaros.
- Minha casa é a Mata Atlântica, aqui no Brasil. Gosto muito de ficar balançando com a cauda presa nos galhos das árvores.
- Vivo num bando tranquilo sem brigas. Adoro tirar uma soneca de dia.
- Sabe amiguinho, quase todos da minha família morreram. Vocês querem me ajudar?
- Diz aos caçadores pararem de nos maltratar. Vamos pedir para proteger nossa floresta.  Assim quando for à mata, nós vamos estar lá. Pulando e brincando nos galhos das árvores.

O MONO-CARVOEIRO É o maior primata do continente americano e o maior mamífero endêmico ao território brasileiro. Macacos têm papel fundamental para a dispersão de sementes e a regeneração de florestas. 


BERNARDO, O MACACO-PREGO

- Oi amiguinho! Acabei de chegar, vou logo me apresentar. Sou Bernardo o macaco-prego. Peralta e peludo com uma cauda longa que me ajuda a equilibrar. Tenho um topete que me deixa muito charmoso.
- Olá Bernardo... Você é muito bagunceiro não para de pular.
- Sim, sou muito arteiro. Minha casa é nas terras tropicais da América do Sul. Gosto de viver em bando para brincar o dia todo, pular pelos galhos das árvores. Até na hora do almoço não fico quieto.
- Por isto mamãe me chama de macaquinho. Vivo pulando o dia todo. O que você come?
- Alimento de frutas. Mas se faltar posso comer sementes e flores. Também sou muito inteligente, se a semente é dura, uso uma pedra para quebrar.
- Tenho muito medo do gavião, da jiboia e da águia. Sou o prato favorito deles. Quando vejo algum deles, saio correndo, pulando entre as árvores. Procuro um esconderijo onde ninguém me encontra.
- Sabe amiguinho! Devido a destruição das florestas, acabamos fugindo para os parques nas cidades.
- Socorro! Podem me ajudar? O homem destrói minha casa. Diz para seu papai não derrubar mais as árvores. Assim todos da minha espécie poderá continuar pulando entre as árvores, brincar e alimentar.


OS PRIMATAS têm grande importância na ecologia do ambiente, dispersando sementes e controlando a densidade populacional de outras espécies ao predarem invertebrados e vertebrados. O macaco-prego é um dos poucos primatas, por exemplo, a ter grande parte da sua dieta composta por frutos de palmeiras, que normalmente são muito resistentes e requerem uso de ferramentas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...