Pesquisar no blog

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A BARATA DIZ QUE TEM..


Existentes a mais de 300 milhões de anos, as baratas já somam cerca de 5.000 de espécies no mundo. O corpo das baratas tem formato ovular e deprimido. Seu tamanho pode variar de alguns milímetros até quase 10 centímetros. A cabeça é curta, sub-triangular, apresentando olhos compostos grandes e geralmente dois ocelos (olhos simples).

sábado, 26 de janeiro de 2013

RAZÕES PELAS QUAIS AS ÁRVORES SÃO VALIOSAS E IMPORTANTES


As árvores são importantes, valiosas e necessárias à nossa existência. Sem árvores nós, humanos, não existiríamos neste belo planeta. As árvores são essenciais à vida como a conhecemos e desempenham papel de “linha de defesa ambiental”. São as florestas e as árvores que plantamos que tornam nossa existência mais agradável e o mundo muito melhor.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

SERÁ QUE VAI CHOVER?



Será que vai chover?Quer saber? É só ficar ligado no que acontece ao seu redor.
Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol. Ambos existem; cada um como é. (
Fernando Pessoa)

domingo, 20 de janeiro de 2013

BICHOS BRASILEIROS

O país dos bichos. Um território imenso e condições naturais favoráveis deram ao Brasil uma das biodiversidades mais ricas e cheias de estilo do planeta

Asas abertas
Cerca de 17% das aves do globo terrestre vivem no território brasileiro. Elas vão de passarinhos minúsculos até aves como a biguatinga, que chega a 88 centímetros de tamanho e pode ser encontrada em todo o país. Ela costuma utilizar o bico rápido para caçar insetos aquáticos e crustáceos sem deixar o poleiro, mas também mergulha para perseguir peixes. Com a barriga já cheia, sobe para o topo das árvores, onde passa um longo tempo com as asas abertas, para se aquecer e secar as penas.

União no grito




Um dos papagaios mais vistosos da Amazônia, o anacã ganhou esse nome por gritar algo parecido com isso enquanto voa. Na verdade, é uma forma de chamar as outras aves de sua espécie e manter a integridade do grupo, que varia entre cinco e uma dúzia de aves. Costuma voar nas bordas das florestas tropicais, em velocidade muito maior que a dos outros papagaios.





Por cima do problema




A preguiça real passa o tempo todo pendurada em galhos de árvores. Não é para menos: se descer ao solo, conseguirá andar apenas algumas centenas de metros e se tornará presa fácil de animais carnívoros. Já no alto da floresta ela encontra as frutas, folhas e brotos de que se alimenta. A habilidade vem de berço os filhotes passam as primeiras semanas de vida agarrados à barriga da mãe, disfarçados em meio ao pelo.




Perigo em cauda
A iguana, também conhecida como sinimbu, vive em florestas úmidas ou áreas de caatinga e costuma se defender ferozmente de quem tenta invadir seu território. Ataca com dentadas e com chicotadas da enorme cauda, responsável por dois terços de seus mais de 2 metros de comprimento. Consegue comer de tudo, de filhotes de animais a frutos, flores, folhas e insetos.
Grande gato


A jaguatirica é o maior e mais ágil felino do Brasil. Ela é capaz de pular dezenas de metros, atacar à noite com habilidade e até subir em árvores para se defender ou para caçar pequenos animais. Mesmo com tanta versatilidade, está ameaçada de extinção. Ela é alvo frequente dos caçadores devido ao alto valor comercial de sua pele.




Beleza indigesta

As lagartas de borboleta do Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais, aguardam a metamorfose em cachos como esse. Elas seriam um prato cheio para as aves predadoras se não tivessem desenvolvido um eficiente truque evolutivo: o gosto horrível. As cores fortes são alerta aos predadores de que a comida ali não é grande coisa. Até hoje os cientistas não conseguiram explicar como essa massa se transforma e sai voando.

Longa vida
O periquito da caatinga se adaptou com grande estilo ao sertão árido de Canudos, na Bahia. Consegue chegar à impressionante idade de 80 anos com alguns truques simples, como se alimentar de frutas e cocos de vários tipos de palmeiras e usar o bico e as pernas curtas para andar com agilidade pelos galhos. O grande problema para sua sobrevivência é que os gritos que costuma dar atraem os caçadores.


FONTE: SUPERABRIL

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

PANORAMA DA BIODIVERSIDADE GLOBAL 2


O termo biodiversidade - ou diversidade biológica - descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

PANORAMA DA BIODIVERSIDADE GLOBAL 1


PORQUE DEVEMOS PRESERVÁ-LOS.
O ecossistema terrestre é aquele localizado sobre a terra. Essas áreas são ricas em vida e biodiversidade. Entre os diversos tipos de ecossistema terrestre, os que merecem maior destaque por sua relevância são: florestas, savanas, estepes(pradarias) e deserto.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ÉQUIDNA .


BICHO ESTRANHO - PÕE OVO, É MAMÍFERO E TEM CARACTERÍSTICA DE RÉPTIL. A équidna (palavra que provém do grego, significa víbora), é um animal de corpo atarracado e coberto por pelos ásperos e espinhos.

sábado, 12 de janeiro de 2013

ESGOTAMENTO DOS RECURSOS NATURAIS



O mundo está em crise. O uso excessivo dos recursos do planeta pelos humanos está levando a Terra a uma situação de risco nunca vivenciada antes. Pela primeira vez na história, uma espécie pode ser responsável por uma extinção em massa.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

AMAZÔNIA NÃO É O PULMÃO DO MUNDO




São as algas marinhas que fornecem a maior parte do oxigênio de que planeta precisa. Florestas como a Amazônica consomem tudo ou quase tudo aquilo que produzem.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

FAÇA SUA PARTE



A Vida Por um Frio. Você pode ajudar a evitar o efeito estufa

O problema do aquecimento global só vai ser resolvido com mudanças de larga escala, mas isso não quer dizer que você vai ficar parado colocando a culpa nos outros.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

PAPUA NOVA GUINÉ ONDE O TEMPO PAROU

Nova Guiné - A bizarra ilha onde o tempo parou. As vozes da colorida população de Nova Guiné falam mais de mil línguas e dialetos. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...