Pesquisar no blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

FILMES PARA AULA DE GEOGRAFIA FISICA



Filmes com temas para trabalhar em sala de aula.








O Inferno de Dante (Dante's Peak – 1997)
Os moradores de Pico de Dante, uma pequena cidade nos Estados Unidos, vivem tranquilos. Todo o sossego, porém, chega ao fim quando o especialista em fenômenos vulcânicos Harry (interpretado por Pierce Brosnan) alerta que o vulcão que dá nome a cidade está prestes a entrar em erupção, depois de séculos de inatividade. Harry tenta, com a ajuda de Rachel Wando (Linda Hamilton), prefeita da cidade, convencer outros geólogos e os habitantes a declarar estado de alerta.
Esta ação, no entanto, pode atrapalhar os planos econômicos e de geração de emprego que estavam previstos para ocorrer no local. Esse jogo de interesses coloca em riscos a vida de todos, que se vêem sem perspectiva e sem ação diante da concretização dos fatos.


Mar em Fúria (The Perfect Storm – 2000)   
Em outubro de 1991 a população dos Estados Unidos presenciou a maior tempestade já vista até então. Uma combinação de fatores originou um fenômeno natural que ocorre uma vez por século. Ondas de mais de 30 metros de altura se formam no mar e por azar, os tripulantes do barco pesqueiro Andrea Gail estão em plena atividade neste momento. O filme discorre sobre todo o drama da tripulação que precisou enfrentar a fúria do oceano a bordo e sem qualquer treinamento. A história aterroriza ainda mais porque a catástrofe realmente aconteceu – todo o drama vivido pelos americanos na época pode ser sentido pelo público diante de cenas absolutamente assustadoras.


Impacto Profundo (Deep Impact – 1998)
O jovem Leo (Elijah Wood) acaba de ingressar na escola de astronomia. Ele não tem lá muita sintonia com os astros, afinal, seu objetivo mesmo não era assim tão nobre: Leo só queria passar mais tempo ao lado da namorada Sarah (Leelee Sobieski).Em uma noite, no entanto, ele descobre durante suas observações que um cometa está se aproximando da Terra. Cientistas concluem que o cometa pode simplesmente destruir todo o planeta, cujo impacto seria tão intenso que não restaria pedra sobre pedra. Para tentar conter a destruição que representaria nada menos do que o fim do mundo, uma equipe é enviada ao espaço para tentar destruir o cometa ou ao menos desviá-lo de sua rota.Ao estado, cabe a tentativa de acalmar a população reduzindo o drama. Eis que a história chega à imprensa e o que se vê é aquilo que chamam de "salve-se quem puder". O filme nada mais é do que uma das tantas curiosidades que assolam a humanidade: "o que faríamos se o mundo fosse acabar?"



Twister (Twister – 1996)
Até hoje diversos filmes e programas de TV satirizam a obra – particularmente a famosa cena da "vaca voando" – mas na época os efeitos ainda podiam levar os amantes dos efeitos especiais à loucura. A trama apresenta uma curiosa rivalidade: dois grupos de cientistas estão na disputa para ver quem consegue colocar sensores em um tornado que está se aproximando. Quem conseguir o feito entrará para história, pois os dispositivos servirão para monitorar e prever de forma muito mais eficaz a aproximação de novos furacões.
Em uma das equipes está a jovem cientista Jo (Helen Hunt) que tenta arduamente alcançar o feito. Tanto empenho na realidade esconde um trauma vivido na infância, quando a jovem presenciou a morte do pai que fora sugado por um tornado.


Avalanche (Landslide – 2004)
Algumas obras estão sendo feitas na montanha Diamondback, local que abrigará um condomínio. As detonações feitas pela construtora desencadeiam uma avalanche que coloca toda a região em risco e provoca um desastre de grandes proporções, soterrando quarteirões inteiros.
Enquanto tentam encontrar seus entes queridos, o enredo revela o drama familiar daqueles que ainda têm a esperança de voltar a ver as pessoas que amam entre os escombros. A tragédia que assola a cidade provoca emoções fortes entre os sobreviventes que não ficam muito distantes da realidade. Um deles é vivido pelo bombeiro Mark Decker (interpretado pelo ator Vincent Spano), que tenta se reconciliar com a mulher e o filho.


O Dia Depois de Amanhã (The Day After Tomorrow – 2004)
Um típico filme sobre o fim do mundo que sem dúvida marcou a história do gênero de filmes sobre desastres naturais. Multidões se emocionaram ao acompanhar a transformação do planeta Terra que, após sofrer diversas alterações climáticas, já anuncia o começo de uma nova Era Glacial.Diante da impossibilidade de viver no hemisfério norte, populações em massa migram para o sul na tentativa de se salvarem. Mas há quem duvide que exista salvação longe das pessoas que amam. Foi isso que levou o climatologista Jack (Dennis Quaid), no entanto, a fazer o caminho oposto, contrariando a todos para sair em busca do seu filho Sam (Jake Gylenhaal) na esperança de encontrá-lo vivo. Juntamente com os dois estão outros sobreviventes que precisarão, unidos, enfrentar as tempestades e lutar pela vida.


Armageddon (Armageddon – 1998)
Uma chuva de pequenos meteoros atinge a Terra e depois deste acontecimento, um astrônomo descobre que um enorme asteróide está vindo em direção à Terra. O pânico toma conta da equipe que percebe que o impacto poderia acabar com a humanidade inteira. Assim, decidem partir para uma jornada digna de super-heróis:
O chefe de uma plataforma de petróleo, Harry (Bruce Willis), é convocado para liderar uma expedição em direção ao astro. A estratégia é extremamente perigosa e ao chegar a hora de agir, descobrem que alguém terá que sacrificar a própria vida para salvar a população do planeta. O filme marcou tanto a época que a trilha (Armagedon – Aerosmith) continuou no topo das paradas por meses.


2012 (2012 – 2009)
De acordo com a cultura Maia, o mundo acabará no ano de 2012. A profecia repleta de significados é levada a cabo no filme, quando o planeta inteiro começa a ruir diante de terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas de proporções nunca vistas. A tensão começa a tomar conta da população sob a ameaça do fim do mundo e, enquanto parte do governo americano tenta esconder o problema, o presidente dos EUA – provocativamente negro como o atual – declara ao mundo que existem plataformas seguras sendo construídas para salvar as pessoas.
Como a Terra está mudando seu eixo, cientistas alegam que a única maneira de se salvar é buscar abrigo em um desses submarinos, embarcando a população para o Himalaia antes que seja tarde demais.A obra recebeu inúmeras críticas, mas os efeitos especiais garantem a diversão, sem contar que deixam aquele medo no ar: "E se for verdade?"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...