Pesquisar no blog

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

PLANO DE AULA - TUDO SOBRE MEIO AMBIENTE

5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente! Aqui reuni-se as principais reportagens e vários  planos de aula sobre temas ligados a questões ambientais como, aquecimento global, despoluição dos rios, espécies em extinção, preservação da natureza e cultivo de plantas.


Para que as águas voltem a ser limpas, o mais importante é impedir que o esgoto seja despejado nos rios. Conheça aqui os programas de combate à poluição dos rios paulista e carioca.

As aulas de Ciências não se restringem apenas à sala de aula. Saiba como seus alunos podem se transformar em pesquisadores no contato planejado com a natureza

Grandes questões, levadas à escola, ajudam os estudantes a compreender o meio em que vivem e a procurar transformá-lo. Saiba como abordar esse tema em sala de aula.

Quanto mais cedo o tema for abordado com a criançada, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola.

Redução no uso de CFC ajudou a diminuir os danos à camada que protege a Terra dos raios UV.

A humanidade acordou para a necessidade de preservar o meio ambiente e impedir a destruição da própria espécie. Conheça aqui histórias de escolas que estão formando cidadãos mais conscientes.

Restam apenas 7% da mata que havia na época do descobrimento do Brasil. Hoje, ainda pode ser encontrada em quase todo o país. Há várias ações de restauração e replantio de árvores que compõem a flora original.

O Brasil está perdendo áreas verdes. Mapas e fotografias ajudam estudantes do 7º e 9º anos a refletir sobre as causas da destruição de nossos principais biomas.

É um recurso ótimo para crianças e jovens observarem o funcionamento da natureza. Aprenda a fazer um aqui.

Para classificar uma espécie como ameaçada, não basta saber o número de indivíduos na natureza. Um animal é considerado extinto quando deixa de existir, seja na natureza ou em cativeiro, por causas naturais ou pela ação do homem.

Com brincadeiras, qualquer espaço natural e até mesmo a sala de aula são úteis para unir teoria e prática nas aulas de educação ambiental.

Países desenvolvidos podem comprar créditos para atingir as metas de diminuição da emissão de poluentes.

Alunos aprenderam a reconhecer e a valorizar os recursos naturais locais. Professora explicou como deveria ser feito o cultivo da terra sem agrotóxicos.

Infográfico mostra as mudanças na paisagem, no clima e até nas safras agrícolas por causa do efeito estufa.

Planos de aula

Projeto didático em que alunos interpretam e comparam representações cartográficas em diversas escalas utilizando sites e atlas geográficos brasileiros.

Em uma aula de Educação Infantil, crianças pequenas aprendem a cuidar de plantas na creche.

Uma aula para discutir com a turma a importância da manutenção de espécies a fim de conservar a saúde de todo o ecossistema.

Nesta aula, os alunos examinam processos de expansão da fronteira agropecuária na Amazônia e avaliam seus impactos.

Em uma aula, peça aos estudantes para observar os fatores determinantes para a definição de uma área de proteção ambiental.

Nesta aula, a classe deverá refletir sobre a substituição da vegetação nativa por matas artificiais.

Alerte os jovens sobre os problemas ambientais causados pelo desmatamento e uso inconsequente de recursos naturais.

Esclareça a turma sobre as reais alterações ambientais causadas pelo efeito estufa.

Em classe, os alunos devem analisar as dificuldades e as oportunidades dos órgãos de fiscalização e proteção ambiental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...