Pesquisar no blog

terça-feira, 16 de setembro de 2014

DIA DA ÁRVORE

 
Já parou para pensar e se perguntar? Porque a natureza deu a árvore centenas e centenas de anos, para os homens e outros animais poucos anos de vida? Será que a natureza é incoerente ou inteligente! Bem, não é difícil responder a estas perguntas.



As árvores nos dá seu fruto, sua sombra, cura nossas enfermidades, o ar puro que respiramos, protege a terra, rios e nascentes, traz a chuva  para regar nossas colheitas etc. O que damos a ela em troca? Resposta: Com violência damos machadadas, jogamos veneno, as queimamos, tiramos seu espaço, e no final a reverenciamos como ornamentos em forma de móveis ou casas.


PORQUE PLANTAR UM ÁRVORE? 
As árvores podem promover diversos benefícios , como:
  • Regularidade do clima
  • Redução da poluição atmosférica
  • Melhoria do ciclo hidrológico (melhor regularidade de chuvas)
  • Redução da velocidade dos ventos
  • Melhoria das condições do solo urbano
  • Aumento da diversidade e quantidade da fauna
  • Melhoria das condições acústicas, diminuindo a poluição sonora
  • Opções de recreação e lazer em parques, praças e jardins
  • Valorização dos imóveis
  • Embelezamento das cidades 
  • São habitat para inúmeras espécies de aves
PRESERVAÇÃO DE ÁREAS VERDES URBANAS CONTRIBUI COM A QUALIDADE DE VIDA
Quando falamos em Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, costumamos lembrar das florestas. No entanto, a conservação de árvores em áreas urbanas é uma iniciativa que também merece uma atenção especial. Os espaços verdes vão muito além da beleza e bem-estar,  como já vimos; as árvores atuam no combate à poluição, contribuindo para melhorar a qualidade do ar respirado, reduzem o calor e a incidência direta de raios solares, além de serem importantes para a retenção das águas das chuvas, reduzindo a ocorrência de enchentes.  De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado é que exista um mínimo de 12m² de área verde por habitante. O número está bem distante de algumas cidades brasileiras. A cidade Goiânia, a capital de Goiás, possui 94 m² de área verde por habitante. Esse é o segundo maior índice do mundo e fica atrás apenas de Edmonton, no Canadá. Diante de tantos benefícios, a preservação e cuidados com esses espaços verdes se transformaram em ações extremamente importantes. Para isso temos a Silvicultura Urbana, uma atividade responsável pelo cultivo e manejo de árvores em busca do bem-estar fisiológico, social e econômico da sociedade urbana. A partir desse trabalho, os profissionais conhecem as melhores técnicas de poda, visando à preservação da vida das árvores e todo o entorno em que estão localizadas, como a fiação de rede elétrica, postes, residências. A manutenção das árvores com equipamentos corretos e profissionais preparados são extremamente importantes e devem ocorrer não apenas no verão, época de chuvas fortes e quando aumentam os registros de quedas, mas durante o ano todo de maneira preventiva, seja em áreas públicas ou privadas. Temos que saber cuidar das árvores para que elas continuem cuidando de nossas paisagens e de nossa saúde.
DIGA "NÃO" A MUTILAÇÃO DE ÁRVORES.
Árvores na zona urbana e poda é uma relação tão arraigada na mente das pessoas, que muitas vezes se cometem graves erros sob a ilusão de estar realizando a prática mais acertada. A poda de árvores é uma agressão a um organismo vivo - a árvore - que possui estrutura e funções bem definidas e alguns mecanismos e processos de defesa contra seus inimigos naturais. Contra a poda e suas consequências danosas não existe defesa, a não ser a tentativa de recompor a estrutura original, definida geneticamente.

PREVINA SUA ÁRVORE DE ADOECER
Há diversas possíveis causas. As mudas podem sair do viveiro com algum problema, o solo pode ser muito fraco ou compactado, a área sem calçamento ao redor do tronco pode não ser suficiente para a entrada de água e nutrientes As árvores podem adoecer, caso sejam feitas práticas de poda inadequadas. As árvores no ambiente urbano normalmente apresentam sintomas de estresse, ficam debilitadas e são atrativos para o ataque de fungos ou insetos
COMO CUIDAR DA ÁRVORE SE ELA SOFRER FERIMENTOS A MACHADO OU SERRA ELÉTRICA
É importante tratar o local do corte com substâncias que impedem a ação de organismos nocivos (pragas e fungos) à planta, principalmente nos casos onde os ramos são grossos. As mais utilizadas são: calda bordalesa, mastique, cera de enxerto e pastas fungicidas. O processo de cicatrização pode ocorrer de maneira natural mas isto dependerá da saúde da árvore e o tipo do ataque que vai receber se puder ajudá-la terá a certeza de sua recuperação.


DIA 21 DE SETEMBRO É O DIA DA ÁRVORE.
DO DIA 21 AO DIA 26 DE SETEMBRO COMEMORA-SE A SEMANA DA ÁRVORE

 PARA SABER MAIS CLIQUE


Referência:
achetudoeregiao.com.br 
portaldomeioambiente.org.br
planeta vivo

2 comentários:

  1. otima postagem,, esclareceu bastante o trabalho escolar do meu filho e enriqueceu meus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  2. valeu, prof. aprendi d+ a importancia da árvoré

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...