Pesquisar no blog

quarta-feira, 31 de maio de 2017

O QUE É ESCASSEZ HÍDRICA ?

A escassez hídrica ocorre quando a demanda por água doce excede a oferta em um determinado setor. É causada por uma série de fatores que poderiam ser evitados



Escassez hídrica = excesso de demanda de água em relação à oferta disponível.


Esta situação surge como consequência de uma elevada taxa de demanda agregada de todos que usam água em comparação com a oferta disponível, no quadro institucional prevalente de modalidades e condições de infraestrutura. Manifesta-se pela satisfação parcial ou não da demanda expressa, pela competição econômica por volume e qualidade de água, por litígios entre os usuários, pelo esgotamento irreversível das águas subterrâneas e pelos impactos negativos sobre o meio ambiente. A escassez de água é tanto um conceito relativo quanto dinâmico, e pode ocorrer em qualquer nível de oferta ou demanda, sendo também uma construção social: todas as suas causas estão relacionadas à interferência do ser humano no ciclo da água. Ela varia ao longo do tempo como resultado de variabilidades hidrológicas naturais, mas varia ainda mais em função da política econômica vigente, das abordagens de planejamento e de gestão. A escassez pode ser intensificada em função de modelos de desenvolvimento econômico, mas, se corretamente identificadas, muitas de suas causas podem ser antecipadas, evitadas ou mitigadas.
As três principais dimensões que caracterizam a escassez hídrica são:
  • a ausência física de água disponível para atender a demanda,
  • o nível de desenvolvimento de infraestrutura que controla o armazenamento,  a distribuição e o acesso à água.
  • o aumento no consumo de água - a capacidade institucional de fornecimento dos serviços de água necessários.
  • degradação dos recursos naturais - Não é somente a degradação propriamente dita da água e suas reservas que afeta a disponibilidade hídrica. A natureza, afinal, funciona a partir de um equilíbrio, e a alteração deste provoca uma série de efeitos em cadeia.
  • O aumento no consumo de água
É claro que esses fatores acima enumerados são aqueles que causam a falta de água em regiões onde antes não havia esse problema ou onde ele poderia ser facilmente resolvido, o que não inclui as áreas onde há a escassez física da água, como as zonas áridas e desérticas. Para combater a escassez hídrica, é preciso, pois, a identificação dos problemas com análise das soluções, que podem incluir a adoção de sistemas de abastecimentos alternativos, reúso da água, transposição de rios, dessalinização da água do mar e muitos outros.
PARA SABER MAIS CLIQUE AQUI E AQUI E AQUI

Fonte: Executive Summary –food security, FAO, 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...