Pesquisar no blog

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

PLANETA ÁRVORE

Uma única árvore pode abrigar um ecossistema complexo - das dezenas de seres vivos que habitam,  a água acumulada nas bromélias, as flores beijadas pelas abelhas e beija-flores,  aos tucanos que fazem do caule seu ninho de amor. 


CONHEÇA O MUNDO ÁRVORE


Na mitologia nórdica Yggdrasil é uma árvore colossal que é o eixo do mundo. Localizada no centro do Universo e ligava os nove mundos da cosmologia nórdica.  No mundo real você sabe o que anda por trás de uma grande árvore? Há um mundo imenso nem sempre observado pelos nossos olhos. Uma única árvore pode abrigar um complexo ecossistema com dezenas de seres vivos. Será que você já parou pra pensar sobre isto? Pois é, vamos então analisar as relações ecológicas do mundo árvore.

Abaixo, foi selecionado como morada uma espécie fictícia da Mata Atlântica e apresentado os animais e as plantas que dependem dela para sobreviver.



Confira todo o ecossistema que pode viver em uma árvore.

MOSCA ANASTREPHA FRATERCULUS 
A mosca da fruta. As larvas começam a vida nos frutos. Quando crescem, não mudam de bairro: voam sempre ao redor das árvores da vizinhança.

ABELHA-CACHORRO
Não morde ninguém: é desprovida de ferrão. Constrói na copa das árvores ninhos de barro e cera parecidos com cupinzeiros e se alimenta da seiva das plantas.

FORMIGA CAÇAREMA
Milhares de espécies de formigas vivem em árvores. A caçarema se alimenta de gotículas de néctar eliminadas pelos ramos. Em troca, protege a planta de pragas como pulgões e cochonilhas.

GATO MARACAJÁ
O mais arborícola dos felinos gasta as manhãs dormindo nos galhos. À noite, vai tocar a vida: come passarinhos, roedores e acasala. Mas a vida pode trazer surpresas: há sempre o risco de um ataque dos temíveis saguis.

CUÍCA
Parente do gambá, esse pequeno marsupial costuma ser encontrado na copa das árvores, onde caça os insetos que gosta de comer. Raramente desce ao chão.

SABIÁ CICA
Costuma ser visto na parte superior da copa. Mas, na hora de fazer o ninho, prefere buracos no tronco. Lá encontra suas comidas prediletas: sementes, insetos e larvas.

MORCEGO DE FRUTAS
A vida passa pelo intestino do morcego: ele come frutas, voa e defeca as sementes. Das fezes, nascerá uma nova árvore.

VESPA
Também chamada de marimbondo, poliniza as flores das orquídeas e usa os galhos para pendurar seu ninho.

PERERECA MARSUPIAL
A fêmea carrega os ovos nas costas até que os girinos estejam prestes a nascer. Então ela os transfere para a água nas bromélias. E fica por lá para comer: o lugar é ótimo para caçar insetos.

ARANHA ARANEUS
Faz belíssimas teias geométricas na folhagem. E se aproveita da diversidade que habita as árvores para capturar suas presas.

IGUANA VERDE
Quando filhote, ela tira dos galhos os insetos que come. Adulta, torna-se vegetariana: passa a se alimentar apenas de folhas.

FILOMEDUSA
Esta perereca raramente se locomove aos saltos; costuma caminhar lentamente e tem grande habilidade para escalar os ganhos das árvores.Tem a pupila na vertical De hábito noturno Possuem olhos grandes para localizarem as presas durante a noite. A desova da filomedusa, com cerca de 150 ovos, é nas folhas dos galhos das árvores e vegetação pendentes sobre as lagoas. As folhas são dobradas em forma de tubo para proteger os ovos do ressecamento e dos raios solares, uma vez que não são pigmentados (pretos). os raios solares matam o embrião.

BICHO PREGUIÇA DE COLEIRA
As folhas alimentam e protegem: quando não estão na boca, ajudam a preguiça a se camuflar de predadores como a harpia e o gavião.

 JIBOIA
É uma serpente que pode chegar a um tamanho adulto de 4 metros. Animal muito dócil, apesar de ter fama de perigoso; não é peçonhenta. Vive enrolada em galhos. Lagartos, aves e roedores que aparecem quando bate a fome são mortos por constrição.

TUCANO DE PAPO AMARELO
Os tucanos fazem do tronco seu ninho de amor. É lá que eles se encontram. Ali o macho oferece um fruto. Se a corte é aceita, eles realizam a cópula. Tudo dura alguns segundos.

SAGUI DA SERRA
Na hora das refeições, raspa o tronco com os dentes para se alimentar da seiva. Costuma viver em grupos de 5 a 15 animais.

MICO LEÃO DE CARA DOURADA
Vive trepado nas árvores e se alimenta de insetos e frutos. À noite, para se manter protegido de seus predadores, procura abrigo em buracos dos troncos.

PICA - PAU REI
Considerado o maior pica pau do Brasil, com 36 cm e 200 g, faz seu ninho em ocos nos troncos. Na hora das refeições, martela o tronco com força, perfura a casca e captura insetos com a língua pegajosa de ponta afiada.

MONO CARVOEIRO
Também chamado de muriqui, é encontrado somente na mata Atlântica. Chega a 15 kg – é o maior primata do continente americano.

BESOURO
O besouro-rinoceronte ou besouro-de-chifre (Megasoma gyas gyas) é mais uma espécie endêmica da Mata Atlântica ameaçada de extinção: alimenta-se de frutos fermentados e resinas, é solitário, tem hábitos noturnos e o macho possui um chifre na cabeça. As larvas comem madeira em decomposição que ficam no chão da mata e podem levar até dois anos para se desenvolver. é raro e pode atingir mais de 10 centímetros, 

CIPÓS
Crescem no solo e se agarram às árvores ainda pequenas. Quando elas crescem, os cipós pegam carona. Lá do alto, ajudam animais a se locomover entre as copas. 

ARANHA CARANGUEJEIRA
As caranguejeiras do gênero Lasiodora são as mais comuns na mata Atlântica. Fazem seus ninhos no pé das árvores, sob folhas secas.

LACRAIA
Dá expediente na casca do tronco, onde caça pequenos insetos. Chega a medir 7 cm.

CUPIM

Suas colônias abrigam milhares de indivíduos de paladar duvidoso: comem tanto a árvore viva quanto troncos mortos sobre o solo. 

BORBOLETA
Tem asas tão verdes que se confundem com as folhas da mata. Frutas fermentadas servem como fonte de néctar que ela utiliza como alimento.

CIGARRA
Quando as ninfas nascem, ficam enterradas no solo e se alimentam da seiva da raiz. Adultas, sobem na vida: costumam ser vistas na copa.

BROMÉLIA
É a comunidade hippie da árvore: na água entre as folhas se reúnem insetos, larvas e qualquer um que queira compartir a bebida.

BEIJA-FLOR
O beija–flor- grande–do-mato (Ramphodon naevius) é considerado o mais importante na polinização de bromélias da Mata Atlântica. Com hábitos diurnos, se alimenta principalmente do néctar das flores e pequenos artrópodes como mosquitos, borrachudos e aranhas.

MACACO PREGO DE PEITO AMARELO
Faz o tipo caseiro: raramente sai das árvores. Ele come, reproduz e descansa nos galhos. Só vai ao chão para beber.

MINHOCA
Seu deslocamento cria galerias que ajudam a drenagem do solo. Assim, a água penetra na terra e alimenta a raiz.

MUSGO
Um centro de gosmas: o tapete verde sobre o tronco serve de alimento e abrigo para sapos, lesmas e caracóis. Mas pelo menos o efeito visual é bonito.



7 comentários:

  1. legal. nunca olhei um árvore assim. somente via madeiras folhas e frutos:)

    ResponderExcluir
  2. ♥ lindo ♥♫♪♫♪☺☺☺☺

    ResponderExcluir
  3. ►►►► arrasô no babado.. parô tudo ▓││▒

    ResponderExcluir
  4. inhaí.....mona que bafão... abafa.. tô passada...

    ResponderExcluir
  5. interessante, nunca vi uma arvore assim, acho q tenho de estudar mais.Seu site é otimo. parabens

    ResponderExcluir
  6. minha tarefa na escola fez sucesso. tinha de esplicar uma coisa diferente. escolhi a árvore do seu site. rsrsrsrsrsrsrs a professora pergunto onde aprendi sobre tudo aquilo si motrei seu site

    ResponderExcluir
  7. esqueceu de dizer que serve pra lenha

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...