Pesquisar no blog

sábado, 26 de janeiro de 2013

RAZÕES PELAS QUAIS AS ÁRVORES SÃO VALIOSAS E IMPORTANTES


As árvores são importantes, valiosas e necessárias à nossa existência. Sem árvores nós, humanos, não existiríamos neste belo planeta. As árvores são essenciais à vida como a conhecemos e desempenham papel de “linha de defesa ambiental”. São as florestas e as árvores que plantamos que tornam nossa existência mais agradável e o mundo muito melhor.




1. Árvores produzem oxigênio
Não existiríamos sem árvores.  Uma árvore adulta e frondosa produz tanto oxigênio quanto o inalado por 10 pessoas em um ano. A floresta também atua como um filtro gigante que limpa o ar que respiramos.

2. Árvores limpam o solo

Elas executam a fitorremediação – termo técnico para absorção de produtos químicos perigosos e outros poluentes que adentram o solo. As árvores podem armazenar poluentes nocivos ou tornar o poluente menos nocivo. As árvores filtram esgotos e dejetos agroquímicos, reduzem os efeitos de resíduos animais, absorvem óleos derramados em estradas e depuram as águas de córregos.

3. Árvores controlam a poluição sonora

As árvores filtram o ruído urbano quase tão eficazmente quanto muralhas de pedra. Árvores plantadas em pontos estratégicos de um bairro ou no entorno de uma casa podem diminuir os ruídos de rodovias e aeroportos.

4. Árvores freiam as águas de tempestade

As enchentes podem ser reduzidas drasticamente por uma floresta ou via plantio de árvores. Um abeto (conífera) em plena maturidade,quer plantado ou selvagem, pode interceptar mais de 1000 litros de água por ano. Elas ajudam a alimentar as águas subterrâneas (aquíferos) ao abrandar o escoamento da chuva.

5. Árvores são sumidouros de carbono
Para produzir seu alimento uma árvore absorve e estoca dióxido de carbono na madeira, raízes e folhas. O CO2 é um dos gases que provocam o aquecimento global. A floresta é uma área de armazenamento de carbono – ou “sumidouro” – que pode reter tanto carbono quanto produz. Este processo de  absorção “estoca” o CO2 na forma de madeira e livra a atmosfera deste gás que contribui para o “efeito estufa”.
 
6. Árvores limpar o ar
As árvores ajudam a limpar o ar através da interceptação de partículas em suspensão, reduzindo calor e absorvendo poluentes, como o monóxido de carbono o dióxido de enxofre e o dióxido de nitrogênio. Elas removem tais elementos poluidores do ar através da redução da temperatura do ar, da respiração e da retenção de partículas.

7. Árvores fornecem sombra e frescor
A  árvore é mais conhecida por propiciar sombra, que resulta em temperatura mais amena. A sombra das árvores reduz a necessidade de ar condicionado durante o verão. No inverno, as árvores quebram a força dos ventos e reduzem os custos de calefação. Estudos têm demonstrado que as regiões urbanas sem sombra de arrefecimento propiciada por árvores podem literalmente se transformar em “ilhas de calor”, com temperaturas até 12ºC acima das áreas verdes circundantes.

8 . Arvores são quebra ventos
 Durante as estações de vento e de frio, as árvores localizadas a barlavento agem como quebra-ventos. Um quebra-vento pode diminuir as contas de aquecimento doméstico em até 30% e tem efeito significativo na redução do acúmulo de neve. A redução da força do vento também reduz o ressecamento da terra e da vegetação e ajuda a manter o precioso solo no lugar.

9. Árvores combatem a erosão do solo
O controle da erosão sempre começa com projetos de plantio de árvores e de grama. As raízes das árvores dão firmeza ao solo e suas folhas quebram a força do vento e da chuva que cai na terra. As árvores combatem a erosão do solo, conservam a água da chuva e reduzem o escoamento de água e o depósito de sedimentos após tempestades.

10 . Árvores aumentam o valor da propriedade
Os valores dos imóveis crescem quando árvores embelezam a propriedade ou bairro, podendo aumentar significativamente o valor do bem em 15% ou mais.

11. Árvores contribui para a qualidade da água
Sem árvores, sem água. A mata ciliar que cresce às margens de rios e lagos protege o solo de erosão e evita o acúmulo de sujeira. As plantas ajudam a barrar poluentes e sedimentos.  Quanto menor o escoamento, melhor é para a conservação dos recursos hídricos. Isso porque a água que escoa tem maior oportunidade de infiltração para o lençol freático.



Fonte: ecodebate.com.br/revista cidadania e meio ambiente

2 comentários:

  1. gostei muito do texto, vou trabalha-lo com minha turma

    ResponderExcluir
  2. excelente texto para trabalhar em sala.
    Arlete

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...