Pesquisar no blog

sábado, 19 de maio de 2012

TURISMO X IMPACTO


O impacto do turismo leva a necessidade de partir para uma ação, complexa: o estudo, o planejamento e a educação.

INTRODUÇÃO
Cidades que têm no turismo a grande força de sua economia chegam a triplicar a sua população em épocas de alta temporada, e a produção de lixo, consequentemente, aumenta na mesma proporção. Toda a sua importância para a economia, encontra de forma cada vez mais contundente. Estudar os impactos do turismo no meio ambiente é, principalmente,  avaliar as consequências de algumas ações para que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer a execução de certos projetos ou ações turísticas, ou logo após a implementação dos mesmos no meio. O estudo do impacto ambiental é destinado a identificar e interpretar, assim como prevenir, as consequências ambientais ou os efeitos que podem causar à saúde e ao bem-estar do homem e ao entorno, ou seja, os ecossistemas em que o homem vive e de que depende. Deve-se levar em consideração que nosso planeta é composto por muitos ecossistemas e ambientes com características próprias, não podendo haver um padrão único para o estudo. Assim não existe uma relação do ser humano sem o meio. É impossível o homem viver nesse planeta sem transforma-lo, seja ele o ambiente natural ou artificial. De acordo com RUSCHMANN (2003), há um grande fluxo de turistas que procura afastar-se do estresse e da falta de "verde", típicos da vida urbana, o que pode resultar em um comportamento alienado em relação ao meio que visita. Os turistas não possuem uma "cultura turística" e entendem que seu tempo livre é sagrado e que por isso, têm o direito de usufruir pelo que pagaram não se sentindo responsáveis pela degradação do meio ambiente.
A relação entre turismo e meio ambiente é indiscutível, uma vez que o último constitui a matéria-prima da atividade turística. O meio ambiente é um elemento e um ingrediente mais fundamental do produto turístico que não tem preço fixado dentro de um sistema de mercado e, como tal, sempre será superexplorado.
Crescimento do Turismo
O acelerado crescimento do turismo nos anos 50 e o aperfeiçoamento do homem em relação à natureza fizeram com que o processo de degradação ambiental aumentasse. Os indicadores apontam para um crescimento contínuo da atividade, e consequentemente, os impactos sobre o meio ambiente também se intensificarão. Com o grande aumento da indústria turística a necessidade de aumentar e instalar a infraestrutura; como os meios de hospedagens, restaurantes, saneamento básico, etc., foi em sua maioria de forma inadequada sem saber os seus efeitos sobre o ambiente local. Entretanto, no momento em que a atividade turística acontece, o ambiente é inevitavelmente modificado. Os impactos ambientais advindos do turismo se dão devido às modificações e transformações que essa atividade ocasiona no meio natural. São resultados de um processo de interação complexo entre os turistas, as comunidades e os meios receptores e não de uma causa específica. Em ambientes naturais estão associados tanto à colocação de infraestrutura nos territórios para que o turismo possa acontecer com a circulação de pessoas. Os meios de hospedagem edificados em áreas não urbanizadas bem como outras infraestruturas a eles associados podem representar riscos importantes de desestabilização dos ecossistemas em que se inserem.  A infraestrutura é um componente importante para o turismo, mas sua estreita relação entre os projetos turísticos e a qualidade do meio ambiente faz com que os impactos ambientais negativos destes empreendimentos causem degradação ao meio ambiente.
Principais impactos negativos dos projetos turísticos:
·Aumento da geração de resíduos sólidos;
·Aumento da demanda de energia elétrica;
·Aumento do tráfego de veículos, com consequência redução da qualidade do ar;
·Assoreamento da costa, devido às ações humanas, com destruições de corais;
·Aumento da utilização e da necessidade de abastecimento de água potável;
·Alteração sobre o estilo de vida das populações nativas;
·Aumento sazonal de população com diversas implicações sobre a área afetada, sua infraestrutura e sua população nativa;
·Contaminação da água dos rios e mares, devido ao aumento de esgotos não tratados;
·Degradação da flora e fauna local, devido aos desmatamentos, caça e pesca predatória;
·Deslocamento e marginalização das populações locais;
·Degradação da paisagem, devido à construção inadequadas de edifícios;
·Necessidade de implantação de obras de infraestrutura causadoras de impactos negativos, tais com: estradas, sistemas de drenagem, aterros com grande movimentação de terra;
Exploração desordenada do turismo
No entanto se faz necessário uma exigência simples de avaliação dos impactos ambientais antes do futuro empreendimento atuar na localidade através do Estudo dos Impactos Ambientais(EIA). Com os estudos já regulamentados seguindo o mesmo roteiro e o diagnóstico da área a ser implantada pelo empreendimento, principalmente pelo meio antrópico, e prognóstico dos impactos positivos e negativos que serão causados pelo projeto para que não haja tantos danos abrasivos.
Quanto aos impactos ambientais decorrentes da exploração desordenada e mal planejada, destacam-se três, sob a ação direta da sua utilização.
Fauna - Os impactos em relação à fauna ainda não são bem conhecidos, mas sabe-se que existe uma alteração quanto ao número de espécies, tendo um aumento das espécies mais tolerante a presença do homem, uma diminuição aos mais sensíveis.
Solo - Os principais impactos causados ao solo são: a compactação e a redução da capacidade de retenção de água pelo solo, alterando assim a capacidade de sustentar a vida vegetal e animal do ambiente, seguido pela erosão.
Vegetação - Os impactos causados levam a extinção local de plantas por choque mecânico direta ou indiretamente causado pela compactação do solo. A erosão deixa de maneira exposta às raízes das plantas comprometendo sua sustentação e tornando-as vulneráveis a contaminação de suas raízes por pragas, além das alterações que ocorrem no ambiente.
Verifica-se que os impactos negativos do turismo sobre o meio ambiente natural podem superar os impactos positivos causados pelo mesmo:
Como poluição sonora, lixo e resíduos sólidos, degradação de ecossistemas frágeis, perda da biodiversidade, compactação dos solos resultante do pisoteamento,  perda da cobertura vegetal e do solo, aceleramento de processos erosivos,  fuga da fauna nativa, entre outros. É devido a estes motivos que há necessidade de cuidados para o bom andamento da atividade turística. Visto que resultados irreversíveis podem comprometer as áreas de visitação, pois a demanda desta modalidade turística busca ambientes conservados, mais próximos do natural possível.
Para isso, é de suma importância que ocorram reflexões e discussões sobre os impactos oriundos da atividade turística sobre o patrimônio natural, apontando propostas para  minimizar os impactos negativos e  aperfeiçoar os impactos positivos. É importante deixar claro que o turismo não apenas traz impactos negativos, existem vantagens em se desenvolver a atividade. E é por este motivo que a atividade deve ser bem conduzida e planejada. Desta forma, são necessários estudos que busquem minimizar ao máximo a degradação ambiental das áreas receptoras. Para os estudos de impactos, é de relevante importância que sejam feitas análises das situações e de aspectos específicos, de forma isolada, a fim de obter resultados mais precisos. Posteriormente, é ideal que seja feito uma análise sobrepondo todas as informações adquiridas, de modo a contribuir positivamente para a recuperação da área e para prevenção de futuros problemas.
Impactos ambientais negativos 

 O Turismo e o Meio Ambiente possuem uma estreita relação de dependência. Toda atividade turística necessita de um ambiente para acontecer, e esse ambiente seja ele natural ou não, sofre um processo de descaracterização em seu cenário natural pela ação humana.  Assim que a atividade turística ocorre, o ambiente é inevitavelmente modificado, seja para facilitar o turismo, seja através do processo de produção do turismo. A natureza é essencial para o desenvolvimento da atividade turística, e sem dúvida desperta fascínio nas pessoas, que buscam no contato com a mesma, recuperar suas energias e aliviar as tensões do dia a dia. A estreita relação entre os projetos turísticos e a qualidade do meio ambiente faz com que os impactos ambientais negativos destes empreendimentos causem a degradação dos mesmos ambientes, dos quais depende o êxito dos projetos, reduzindo os seus benefícios. A atividade turística vem ocasionando impactos danosos ao meio ambiente, principalmente no que se refere às zonas litorâneas. Cada vez mais procuradas por turistas, no qual acabam por desencadear uma corrida pela expansão imobiliária, destacando a presença de grandes empreendimentos turísticos na costa, através do uso e ocupação de maneira desordenada trazendo consigo danos irreversíveis ao meio ambiente. Mas apesar de todos os problemas causados por uma atividade turística mal planejada, não podemos atribuir ao turismo todos os danos causados ao meio ambiente, pois nem só de impactos negativos vive o turismo ele também tem seus impactos positivos.
Impactos ambientais positivos  
De certa forma os impactos negativos do turismo sobre o meio ambiente ainda superam os impactos positivos. Não é possível desenvolver turismo sem que ocorram impactos ambientais, mas é possível, com o planejamento correto, gerenciar o desenvolvimento do turismo com o objetivo de minimizar os impactos negativos, ao mesmo tempo em que se estimulam os impactos positivos. Mas quando a atividade turística acontece, ela traz consigo pontos positivos e melhorias, como por exemplo:
1. Contribui para a conservação dos animais ameaçados;
2. Leva ao aperfeiçoamento do planejamento e do gerenciamento ambiental;
3. Contribui para o aumento da consciência ambiental;
4. Auxilia na obtenção de recursos para a preservação;
5. Contribui na geração de fontes de renda alternativas;
6. Constitui uma alternativa de exploração econômica das áreas protegidas;
7. Estímulo para a conservação dos recursos naturais que em alguns casos favorece a qualidade ambiental.
O meio ambiente é praticamente a base do turismo, pois é baseado nos atrativos naturais, na busca pelo desconhecido, da aventura, de novas culturas, que o homem sente a necessidade de deslocar-se para outros lugares, utilizando- se do ambiente natural, o que leva ao processo de degradação do mesmo. É nesse momento que surge o conceito de Turismo Sustentável. 
Turismo sustentável O homem sempre teve uma estreita relação com o meio ambiente, pois desde a sua evolução ao longo da história utiliza-se dos recursos naturais para sua sobrevivência. Com o passar dos anos o esgotamento dos recursos naturais trouxe a tona o problema da degradação ambiental, que fez com que se despertasse um maior compromisso com a preservação e conservação dos ecossistemas por parte da sociedade. O turismo é um fenômeno que traz mudanças ao meio ambiente natural e construído, tal afirmativa levou a uma reflexão sobre os impactos ocasionados ao meio ambiente e a ideia de sustentabilidade. A Organização Mundial do Turismo (OMT) define turismo sustentável como aquele que: Atende às necessidades dos turistas atuais e das regiões receptoras, e ao mesmo tempo protege e fomenta as oportunidades para o futuro. O desenvolvimento sustentável do turismo se concebe como um caminho para a gestão de todos os recursos de forma que possam satisfazer-se as necessidades econômicas, sociais e estéticas, respeitando ao mesmo tempo a integridade cultural, os processos ecológicos essenciais, a diversidade biológica e os sistemas que sustentam a vida. O desenvolvimento sustentável do turismo está baseado num equilíbrio harmônico entre três dimensões: a econômica, a sociocultural e a ambiental. O turismo deve levar em consideração permanentemente seus efeitos positivos e negativos nas três dimensões descritas anteriormente. O crescimento do interesse dos turistas pelos ambientes naturais tem elevado as preocupações sobre os impactos gerados pela atividade, porque a maior parte dos lugares que despertam a curiosidade dos viajantes é frágil, finita e apresenta de modo geral, alto valor conservacionista. Para atingir a sustentabilidade no turismo, é imprescindível a participação do estado e a existência de planejamento.

download de livros grátis sobre turismo - clique AQUI

REFERÊNCIAS
CRUZ, Rita de Cássia Ariza da. Introdução a geografia do turismo. São Paulo: Roca, 2001.
RUSCHMANN, Doris.Turismo e Planejamento Sustentável: a proteção do meio ambiente.10. ed. Campinas, SP : Papirus, 2003.
Turismo sustentável e alívio da pobreza no Brasil: reflexões e perspectivasMinistério do Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...